Você sabia?

Ilhas pra que te quero

07 fevereiro, 2014

Trabalhando num projeto de reforma de cozinha recentemente,  lembrei-me de como os projetos de casas e apartamentos foram se transformando ao longo do tempo junto com a mudança da estruturação familiar. Ambientes que eram totalmente separados nas casas de nossos avós, agora criam charme e ganham o maior destaque nas residências. Sim, estou falando das cozinhas. Já falei sobre a evolução das cozinhas aqui.

Hoje em dia, a cozinha se tornou  o ambiente agregador da casa. Cozinhar e receber amigos em casa está em alta.  Com este comportamento, as cozinhas não estão mais isoladas e sim integradas com a parte social da casa. Neste conceito, o desejo de construir ilha com balcão aumentou, e muito, ganhando  grande destaque nesta nova cozinha. Como a área da cozinha está ficando cada vez mais reduzida, projetar ilha integrada com a sala pode ser um bom artifício para deixar o ambiente mais amplo e com melhor circulação.

Pensando nisso, resolvi separar algumas dicas de projetos de ilhas. Olha só:

Dica 01- Vantagem: momento de investir e arrasar naquele revestimento tão desejado para revestir o balcão e a base de sustentação da ilha. Pode ser porcelanato, madeira, ladrilho hidráulico, cerâmica, pastilha, inox….Tanta oferta!

 

Dica 02- Desvantagem: Cozinha que realmente tem uso intenso no preparo de refeições, acaba propagando  cheiro e gordura  para o outro ambiente, mesmo com a utilização do exaustor doméstico. Neste caso, vale projetar alternativa que possa oferecer um fechamento.

Dica 03- Integrar. Ampliar espaços, unificar e aumentar a circulação são, com certeza,  as melhores vantagens de se construir estes novos apoios. Com menos parede há, sim, um ganho de área a se considerar.

 

Dica 04- Instalação bem pensada. Para projetar uma ilha é necessário definir exatamente os eletrodomésticos a serem instalados, pois cada aparelho exige uma instalação elétrica (ou hidráulica) diferente, que precisa ser especificado antes do início da obra.

Dica 05- Tudo acessível. O legal de projetar ilha é que os utensílios ficam mas acessíveis, ficando tudo mais prático.

Dica 06- Altura. No projeto de ilha, a altura é definida de acordo com o uso. Se for instalado um cooktop ou cuba, uma altura legal é utilizar o padrão de 90cm; no caso de bancada para servir, altura com 76 cm e balcão estilo bar 1.10, atende bem. Porém todas essas medidas são variáveis e podem ser alteradas de acordo com cada projeto.

Dica 07- Criatividade. O legal de projetar ilha é que a cozinha pode se tornar o espaço mais criativo e atraente da casa.

Até o próximo post!!!

  • Priscila Shirasaki

    Babei!
    Que cozinhas lindas!!!!

    Beijos
    Meu Cantinho Decorado

  • Didiany Borges

    Adorei!!! Super inspiração!!!

    • natalia

      Exatamente! Vamos projetar ilhas!