Você sabia?

PLANEJAMENTO FINANCEIRO DA SUA REFORMA

06 abril, 2015

Uma  reforma bem planejada inclui também um planejamento financeiro. Muitas pessoas me perguntam um valor aproximado do custo de uma obra. Na verdade, esta estimativa é relativa pois é difícil fazer um orçamento real sem um projeto já definido.

Por isso, segue algumas dicas sobre itens que envolvem uma reforma padrão.  Espero que estas dicas ajudem  na  sua reforma.

Projeto: através da planta baixa e  detalhamento do que será realizado é possível ter uma ideia dos gastos. Também tem que se levar em conta a contratação do profissional para acompanhamento da obra.

1-      Orçamento da mão de obra; vale fazer uma pesquisa de preços.

2-      Preparo/canteiro: gastos com aluguel de caçambas para entulho e, muitas vezes, o deslocamento de móveis do imóvel devem ser considerados também.

3-      Construção: Levar em consideração material para os elementos construtivos da reforma como alvenaria, drywall ou até estrutura metálica. Pode ser necessário a contração de uma mão de obra especializada, dependendo  do material escolhido.

4-     Instalações elétricas e hidráulicas. Esta é uma etapa fundamental  numa reforma e o material básico tem que ser levado em conta  na parte financeira.

5-      Fechamentos como portas, janelas, normalmente, são orçados separadamente.

6-      Fase de revestimento, pintura e acabamento em geral. Esta é a fase de investir em peças diferenciadas, se o orçamento  permitir.

7-      Marcenaria. Uma etapa que faz toda a diferença e que demanda  uma boa reserva financeira.

8-      Despesas indiretas. Possíveis retoques ou ajustes extras que forem necessários ao longo da reforma.

Com planejamento financeiro fica mais fácil administrar os possíveis contratempos que acontecem durante uma reforma.

Até o próximo post!!!

  • http://cortinas-sob-medida-z.com/cortina-romana Claudia Telles

    Oi Natalia,
    Muito boas as dicas. Confesso que tenho medo do assunto, mas vou fazer uma reforminha na minha casa de praia e não tem jeito, tenho que encarar. Vou fazer o controle exatamente como você sugere.
    Obrigada!

    • natalia

      Boa tarde Claudia,

      planejamento financeiro é fundamental para uma reforma segura e que possa ser concluída até o final.

      Abraços!