Você sabia?

Um pouco de atenção para cubas

31 janeiro, 2014

Para quem está pensando em reformar banheiros, este post vale como uma alerta para alguns ítens a serem observados sobre cubas! São tantas opções de cubas quando olhamos  nas lojas ou pesquisamos em catálogos de fornecedores que, muitas vezes, ficamos sem saber qual cuba escolher. Porém, a dica aqui é  entender que existem  grupos que dividem os vários tipos de cubas  pela forma que as cubas são instaladas. Pensando assim, fica mais fácil  acertar na escolha. Por exemplo: cubas de apoio – são todas as cubas que apoiam em cima de uma superfície como bancada de granito, madeira etc;  cubas embutidas – as que ficam instaladas por baixo de alguma superfície.

Olha só:

Dica 01- Escolha do tipo. Definir se a cuba será de embutir, apoio, sobrepor já direciona qual será a altura ideal das outras peças como torneira, bancada e rodabancada ( aquela parte de granito, mármore, silestone… que acompanha a bancada na parede, para evitar infiltração.)

Dica 02- Instalação hidráulica. Para cada especificação de cuba há uma instalação hidráulica diferente. No caso de cuba de piso, por exemplo, a torneira pode ser instalada no piso e isso muda a localização do registro da peça. Preste atenção às especificações de cada fabricante.

Dica 03- Evite problema em cuba de apoio. Muitos instaladores  erram na hora da instalação da altura correta  da bancada que apoia a cuba. A dica é sempre  observar o final da cuba, ou seja, é a cuba que direciona a altura correta da torneira e não a bancada que irá apoiar a cuba.

Dica 04- Eixos. Centralizar ou deslocar o posicionamento da cuba vai depender de cada projeto. Em microbanheiro este artifício às vezes é necessário. Neste caso, vale investir na cuba esculpida. Já falei dela aqui.

Dica 05- Furo da torneira na rodabancada. Outro item que chove de erros na marmoraria ou na própria obra. Para evitar dores de cabeça, o ideal é levar a torneira que será usada juntamente com a cuba para a marmoria para ser feita a pré-instalação. Ou deixar para fazer o furo na própria obra.

O esforço vale a pena. Como é agradável visitarmos um banheiro lindo,né?

(Projeto e foto Arquiteta Flávia Moraes de São Luís )

Fotos:natalianoleto.com.br

Até o próximo post!!!