Você sabia?

10 DICAS SOBRE PAREDES SECAS – DRYWALL

11 janeiro, 2013

Oi pessoal, tudo bem? Vocês conhecem Parede Seca? Talvez seja um termo meio desconhecido para vocês…Mas se eu mudar para Drywall? Aí sim!

Bom, drywall ou parede seca (gesso acartonado) é o termo usual para o sistema construtivo, o preferido dos arquitetos de interiores. Mas o que é isto? É um sistema industrializado já pré- fabricado feito de gesso e placa de aço. Essa técnica foi iniciada nos Estados Unidos mas hoje está com tudo nas construções brasileiras. E como hoje eu estava fazendo alguns projetos de forro com gesso acartonado e modificando alguns layouts com drywall, resolvi compartilhar algumas dicas e informações sobre este produto.

(fonte:placo.com.br)

Dica 01- Acho que a principal vantagem de utilizar o drywall é a rapidez da obra e a facilidade de  corte e execução de projeto. É um produto mais leve que o tijolo e fornece menos sujeira para a obra.

Dica 02- Como ele é feito? O sistema é composto por placas de gesso (gesso + papel cartão) parafusado em uma estrutura de aço, denominados de montantes ou guias.

(fonte:placo.com.br)

Dica 03– Há três tipos de drywall: placas standard, destinada a áreas secas; placas para áreas resistentes ao fogo e placas resitentes à umidade, utilizadas em áreas molhadas. E visualmente o que diferencia entre elas é a cor de uma das faces.

Dica 04– Uma dica importante: é na face colorida que a placa vai receber o acabamento com tintas, pastilhas, cerâmicas…

Projeto Arquiteta Natalia Noleto.

Neste projeto, utilizei as placas verdes para áreas molhadas.

Dica 05 – O sistema é ótimo para fazer fechamentos de pequenos espaços como depósitos, escadas..

Projeto Arquiteta Natalia Noleto

Dica 06 – Resistência e segurança. Existem algumas normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) que exigem índices mínimos de segurança para substituir as alvenarias por drywall. O material tem que ser resistente para alguns impactos e pesos.

Dica 07 – Imóveis com paredes internas construídas com drywall é necessário pedir um memorial técnico para a construtura para verificar qual o local que há reforço estrutural no caso de pendurar televisores, prateleiras ou quadros. Tenho visto poucas plantas com estas indicações. E para fazer o furo no material, alguns acessórios e parafusos especiais são recomendados. Não  podemos utilizar parafuso e bucha (utilizada em parede de tijolo) para fazer a fixação. Existe a bucha específica para drywall.

 

Dica 08 – Em caso de reformas, é possível fazer um reforço estrutural para pendurar televisão e outros objetos. Neste caso, é preciso distribuir o peso entre os montantes, ou seja, colocar um suporte entre os perfis de aço. Assim, evita que a placa de gesso trinque.

(fonte: placo.com.br)

 Dica 09 – Acústica – O sistema apresenta um ótimo desempenho acústico se ele for utilizado e    instalado corretamente. O problema é que normalmente não há uma previsão de projeto acústico adequado ( como o preenchimento de lã de rocha, mantas..) e na obra o sistema não é instalado corretamente. Por exemplo, uma borracha guia que fixa o montante no piso pode resolver muitos problemas de ruído.  Um outro problema é a falta de fiscalização na obra com conhecimento técnico. E depois… O usuário que sofre com os problemas de acústica.

Dica 10 –  Atenção para a instalação do forro e projeto luminotécnico. Os montantes que seguram a placa normalmente são instalados com uma distância de 60cm. Entretanto, esta distância não é fixa. É necessário ter atenção nos pontos previstos paras as luminárias. É melhor deslocar o montante do que deixar a luz com focos indesejáveis.

(Fonte: arquivo pessoal) Ótimo exemplo de instalação do forro de gesso e luminárias.

 

Curiosidades: A placa de gesso é encontrada no mercado com dimensões 1,20 x 2,40m ou 1,20x 1,80m. O preço da unidade custa aproximadamente R$ 30,00 e recomendo um gesseiro com experiência para executar a obra.

Até o próximo post!!!

  • luiz

    gostaria de saber como trabalahar cm este material

    • natalia

      Prezado Luiz,

      Recomendo entrar em contato com um dos fornecedores.
      Obrigada e volte sempre ao blog.

  • Irineu

    Boa noite!!! Cara Natália, moro em um pequeno apartamento de 1 dormitório e uma das paredes de meu quarto é compartilhada com a cozinha do apartamento ao lado. Ocorre que por ser uma espécie de suite (meu quarto…) há uma parede transversal que divide a área do quarto (mais ou menos 3,20 x 3,20…) do referido banheiro. Diante deste cenário ouço ruídos diversos, bem como o “chiado” desagradável da torneira da pia do apto vizinho, que parece estar direcionada conforme planta do empreendimento, no sentido do comprimento de meu banheiro, e pareçam ressoar inospitamente através da parede transversal citada inicialmente que separa a área de meu quarto do banheiro. Dessa maneira escuto os ruídos desagradáveis tanto em meu quarto, como também no banheiro. Diante do exposto, gostaria muito de saber se há alguma maneira de eu isolar os ruídos provenientes do apartamento vizinho, principalmente na área de meu quarto. Muito obrigado pela atenção, Irineu

    • natalia

      Prezado Irineu,

      Neste caso você precisa fazer tratamento nas paredes internas do seu quarto. O ideal seria você contratar uma consultoria de acústica! Se interessar, posso passar o contato de uma empresa especialista.

      Realmente vai melhorar a qualidade do seu sono.

      • Irineu

        Natália, bom dia! Por favor, passe para mim o contato. Muito obrigado pelo retorno. Irineu

  • Luiz Santos

    Boa noite Natalia,

    Trabalho com placas de OSB e gostaria de fazer contato contigo para apresentar a nossa solução em relação a reforço de Drywall é possível?

    Atenciosamente,

  • alice

    boa noite, vc sabe informar o preço da mao de obra? Quanto custaria fazer uma parede de mais ou menos 3metros quadrados?

  • deliane lima

    fiquei com dúvidas quanto ao isolamento acústico e quanto a média de preço por m² colocado.

  • Luciano

    gostei das dicas, brigado e parabens por essa atitude.

    • natalia

      Olá Luciano

      Obrigada pela visita e espero compartilhar mais dicas!

  • Flavio

    Cara Natália, desculpe minha ignorância em relação assunto, pois não sou do ramo, mas, gostaria que me tirasse uma dúvida: essas paredes de drywall só podem ser utilizadas dentro de uma construção feita de alvenaria, ou pode-se construir um estabelecimento inteiro feito de drywall???? Obrigado!

    • natalia

      Flávio, as divisórias em drywall no Brasil são utilizadas como divisórias internas mesmo. Precisa de um fechamento externo.
      Volte sempre ao blog.

  • Gabriel Faria

    Estou fazendo um trabalho sobre drywall para faculdade e vc me ajudou

    muito!!!!! Obrigado

    • natalia

      Que bom Gabriel!
      Fico feliz que ajudou.

  • alex barreto

    ótimas dicas

  • http://natalianoleto sylvio

    preciso saber como posso fazer guarnição de portas internas, se corto as placas com sete centímetros que necessito ou já existe pronta ?ajude-me grato

  • antonio

    boa noite, como trabalha com drywwall

  • Fatima

    Bom dia,
    Gostaria que voce me oriente, se posso fazer na laje de casa, um apartamento de 2 dormitórios, preciso tirar licença na prefeitura?
    A area é 4,50m por 15 metros. Quem devo procurar? voe pode fazer o projeto? Quanto cobraria?

    Att
    Fatima
    fone 13 99777 1839 VIVO

    • natalia

      Olá Fátima. Como há acréscimo de área há necessidade sim de um projeto e dar entrada para aprovação na administração de sua cidade.

      Abraços;

  • rose andujar

    queria saber o preço do metro de parede feita.

  • Jose constancio ibeiro filho

    Sou mestre de obras e estou terminando o curso de edificação eu gostei das apresentação colocada pois eu procuro sempre me atualizar pois o mercado esta muito exigente.

  • Fernanda

    Olá, meu nome é Fernanda e gostaria de saber se ao fazer uma parede igual da escada que voce mostrou teria que colocar placas nos dois locais… um exemplo uma escada foi feita na parede vizinha e gostaria de saber para diminuir o som do outro lado teria que colocar a placa dos dois lados ou só um …pois o gesseiro só colocou de um lado e o barulho não diminiu em nada.

    • natalia

      Olá Fernanda! Na verdade, uma parede dupla é o ideal e preenchida com algum isolante acústico. Lã por exemplo…

      Abraços.

  • Pamela Melo

    Olá Natalia,

    Preciso fazer uma parede para fechar um quarto e não posso fazer de alvenaria, é no segundo andar da minha casa e em cima não é laje é telha e forro eu consigo fazer com este material ? Ele é mais leve que o tijolo?

    • natalia

      Olá Pamela! Desculpa a demora.

      Sim, a parede de drywall é mais leve que o tijolo e se sua laja for de concreto pode construir as paredes sim.

      Abraços

  • http://www.natalianoleto.com.br Rosângela

    Gostei muito da matéria de DRYWALL e gostaria de saber sobre esta revista CASA NOVA

  • http://uol joel

    bom dia natália,achei legal suas dicas,estou fazendo um curso de instalador de drywal no senai do tatuapé termino dia 25-9, se precisar de mao de obra poderia me indicar$

  • Natalia

    Estas placas de Drywall depois de montadas em um ambiente poderão ser desmontadas futuramente ou transferidas para um outro local?

  • Ana Paula

    Estou comprando um apto e a cozinha é estilo america , porem gostaria de fechá-la , posso fechar com drywall ? tenho q fazer projeto ou ter alguma licença para fazer isso?

  • Adriana Conceição da silva

    Natália,
    Gostaria de indicações de um bom profissional para instalação das paredes em drywall…E para os tetos, os forros em drywall, poderiam ser instalados em ambientes em que não há laje, e sim telhas?

    • natalia

      Olá Adriana. Qual sua cidade?
      Possuo equipe apenas em Brasília…Sim, pode instalar gesso ou até mesmo forro de pvc.
      Abraços.

  • http://Nãopossuo Maricelma Albrtin

    Boa tarde Natália;

    Adquiri um apartamento de 44m e sendo tão mínimo a área de serviço é conjugada com a cozinha o que, muito me desagrada. Como possuo pouquíssimo dinheiro, gostaria de uma opção híper barata para fazer a divisória e pensei em gesso, eu posso mandar fazer? se sim, posso usar cerâmica no rodapé para garantir que não não entre água? Também sinto temor que ela caia já que não possui sustento.
    Desde já grata com sua atenção.
    No aguardo, Maricelma Albertin

  • Edgard

    Gostaria de saber se sua empresa faz serviços de isolamento acústico em um apartamento, motivo de incomodo com o vizinho de cima, aguardo resposta.

  • Ed Sousa

    Parabéns pela simplicidade e eficiência na informação…Tudo que eu precisava saber para sanar minhas dúvidas sobre o produto. Valeu!!! Ed Sousa – Campinas/SP

    • natalia

      Obrigada!!

  • claucia

    quero saber o pre DE 50 POR 225 COM O PE DIANTERI DE 3M
    E EO QUERIA O TELEFONE

  • max

    qual val0r apr0ximad0 de uma 0bra de 7×10 c0m 5 peças 2 quat0s sala e banheir0

  • Marco Castro

    Adorei o site Natalia. É realmento o que estava faltando, são sensacionais as dicas expostas. Riquíssima em detalhes e é de simples percepção a nós que somos leigos na arte da Arquitetura e Paisagismo.
    Obg

    • natalia

      Olá Marco! Fico muito feliz e significa vale meu esforço! Espero poder inspirar pessoas em reformas e decoração de residência.
      Volte sempre!

  • Osvaldo Gomes

    Bom dia..
    Gostaria de saber se posso usar parede de drywall em uma a área externa,que supostamente ira molhar.

  • Isabely Santos

    Ola bom dia!
    Moro em uma casa em que a cobertura e foi feita com telhas de amianto, gostaria de troca-las por uma laje com esse novo sistema, tipo laje seca. Eu não faria outro andar em cima seria somente para trocar a cobertura da casa..Você Poderia me orientar? Quanto custaria?

    • natalia

      Olá Isabely! Não trabalho com orçamentos. Aconselho procurar uma empresa especializada!

      Obrigada.

  • ANDREA

    Oi Boa tarde ! o profissional em gesso acabou de me passar o orçamento do material e mão de obra de três paredes do meu quarto que juntas medem 11 metros e 20 centímetros o preço ficou em R$ 1.800,00 divididos em 2 parcelas – ato e 30 dias. Achei tão caro o preço. Imaginava que fosse mais barato. O que você achou do preço ?

  • rafael arantes

    Ola tenho uma empresa Dinâmica Drywall e gostei muito de sua posição para com o material estrutural, venho agora de uma obra grande que executamos para nosso cliente CINESERCLA de aproximadamente 4500 m² de Gesso placas triplicadas MT LA/ST/ST/RF e ficamos bastante satisfeitos e propriamente tambem nosso cliente com o Serviço da Acústica das salas e outros, vc tem mesmo razão em puxar a orelha desses que se dizem conhecedor do sistema mas não utilizam de maneira correta deixando a desejar e tambem prejudicando a qualidade do Serviço Estrutural Seco que ainda pra muitos soa como fragil mas venho de escola europeia e passei 2 anos no Canada e digo que estamos bem avançados em termos de material faltando mao de obra nao digo qualificada e sim como vc mesmo disse FISCALIZADA o povo sabe mas nao faz um grande abraço precisando da gente nos viajamos o pais todo vamos para o RS em Maio montar mais um CINESERCLA abraços de um colega de Equipe!

  • Edijane Brasiliano

    Estou pensando em construir em cima da casa de minha mae e gostaria de saber se posso dividir de gesso os quartos para ficar mais leve a construção pois foi o que o engenheiro mim aconselhou pois quero colocar porta de correr para economizar espaço mais fico com medo de tar problema grata Edijane

  • http://******************************************************** marcos tádio villanova

    foi otimo para mim

  • joziel

    eu trabalhovas com drywall,e gosto muinto de ler sobre o assunto e de ver coizas novas para aprender um pouco mais sobre o assunto.parabens.

  • MARIA DE LOURDES ARAUJO

    OLÁ BOA TARDE,
    ESTOU FAZENDO UMA OBRA E RESOLVI DIVIDI-LA AO MEIO E EM VEZ DE UM APARTAMENTO FAZER DOIS. GOSTARIA DE SABER SE É SEGURO DIVIDIR AO MEIO COM DRYWALL, OU É MELHOR DIVIDIR COM TIJOLOS, JÁ QUE É O SEGUNDO ANDAR E TEM MAIS UM APARTAMENTO NO TERCEIRO ANDAR.. OBRIGADA

  • http://gill_mar@25hotmail.com gilmar

    ola,,natalia …td bem ,,,eu trabalho com pretacao de servicos dry wall,,,tenho equipe tmb ,estamos a procura de novos contatos e parceria ,,,,se precisa contate-nos ,,,desde ja agradeco….

  • Mônica Alves

    Bom Dia !
    Gostaria de orientação para fazer as paredes, divisorias e portas de drayall no closet que pretendo fazer. Onde posso comprar com preço bom essas placas aqui no RJ ?

    Desde de já Agradeço,
    Mônica Alves

  • miranda

    boa noite
    prezados
    tenho uma empreiteira no ramo de construção, e trabalhamos com gesso e drawall caso alguem inetresse meu tel e 9513 0164 escritorio 32361426

    att

  • http://NATALIANOLETO.COM.BR VHANESSA

    OI, POSSO UTILIZAR O DRYWALL EM PAREDES DE BANHEIRO PARA RECEBER A PARTE HIDRAULICA????

    • natalia

      Sim! Pode utilizar a chapa verde.
      Abraços

  • http://Boa1qa Rosemilda da silva Augusto

    Qual o material que posso uzar para paredes rxternas.pois quero transformar o meu terraço em uma casa

  • sergio luiz silva

    sou pinto e fabricante d grafiato textura látex gel massa corrida etc gostaria muito de ser seu parceiro tenho boa equipe d pintores

  • Rose da Mata

    Gostaria de estar fechando um vão de uma sala para se tornar um quarto mas não posso usar tijolos pois pode pesar, oque você me indica fazer?

  • Thais Anaya

    Estou em plena reforma,pela facilidade e agilidade do material,gostaria de saber se posso usa-lo nas paredes sem acabamento,como sala,cozinha(especial para umidade),corredor e banheiro.
    Minha duvida é: suporta a fixação de armários e outros acessórios utilizados no lar?
    É recomendado para este caso? posso aplicar azulejos sobre ele?

    Obrigado

  • davi bernardes arantes

    tenho uma loja de vidros e decorações em geral e gostaria de ficar por dentro das temdencias da consrtuçao civil

  • rogerio

    adorei sou empreiteiro de obra estou abrindo uma loja de vendas e estalac;oes de gesso e etc. mande para mim algumas orieta;oes

  • carlos

    Boa noite, gostei do seu post, entretanto me surgiu uma dúvida: posso utilizar drywall em casa com telhado sem ser de laje? como ocorrerá o travamento das paredes?

    • natalia

      Olá Carlos tudo bem?

      Pode utilizar sim mas é preciso saber se não há goteiras. O gesso pode ser fixado nas paredes..TEm que ver no local.Não pode haver umidade.

      Sugiro que agende uma visita com o gesseiro no local para tirar dúvidas.

      Abraços.

  • Jose Augusto de Oliveira

    sou um mestre de obra ha 4o anos já vi muitas mudança nas obras cada vez para melhora comecei como ajudante depois pedreiro foi mestre em carpintaria mim especialize em marcenaria por fim estudei um curso de mestre de obra sou grato DEUS por tudo

  • http://naotem regina

    bom dia, gostaria que você me informasse quanto custa construir uma casa com este tipo de material, sendo térrea com 02 quartos de 03X04 metros quadrados cada, uma sala de 04X07 metros e uma cozinha de 03X03, todos com acabamento de massa corrida para pintura e o banheiro e cozinha com azulejo. aguardo sua sugestão obrigada Regina

  • ZACARIAS ARAUJO

    Gostaria de receber algumas dicas sobre trabalhos com gesse, pois estou pretendendo abrir uma pequena empresa com a finalidade de fazer divisórias , forros , sancas etc

  • caroline santos

    Olá, na minha casa tem duas salas e gostaria de fechar uma com drywall e fazer um quarto. Gostaria de saber como fazer e quais os materiais necessarios para a construçao. Obtigada

  • Ivonne

    Natalia
    Primeiro, adorei tuas dicas, parabéns! Segundo, eu e meu esposo somos de RS e estamos em planos de construir uma casa no campo e temos a ideia de construir de madeira usando drywall – tu acha que seria boa ideia? Ou os cupims destruiriam com mais facilidade uma casa feita assim?
    Obrigada desde já

  • andreia rezende

    Preciso de um gesseiro urgente em diadema

  • http://mestredogesso.com/ Mestre do gesso

    Simplesmente sensacional seu artigo Natalia.
    Você abordou pontos importantes na utilização do drywall.

  • http://www.natalianoleto.com.br/10-dicas-sobre-paredes-secas-drywall/ mario

    Prezada

    Poderia substituir as placas de gesso por placas de OSB utilizando as mesmas ferragens(guia e montante)?

    Grato,

  • http://www.artepapeldeparede.com.br Arte Papel de Parede e Decoração

    Show, muito bom!!!

  • Valdeci faustino de jesus

    gostei muito de seu projeto

  • EMANO GESSO SERVIÇOS

    Muito bom essas. Dicas!! Gostei… Mas era pra ter umas foto mostrando de como fazer as paredes de Drywall as fixações de peso para redes de durmo e etc…obrigada pela suas dicas e continue assim com essa humildade

  • andre

    Minha obra será toda feita no drywall. Tanto a casa, qnato a laje e o terraço. Alguma recomendação para deixar a obra mais segura?

  • Porto Divisórias

    Olá pessoal bom dia, temos forro de drywall tabicado apartir de 55,00 reais o M2 instalado
    com garantia e nota fiscal mais informações: (11) 98682-0500 whatsap sp centro
    http://portodivisoriaseforros.com/

  • Jessica Mo

    Olá Natália! Adorei seus posts!
    Uma pergunta: placa de drywall pra ser usada como revestimento pode ser utilizada em parede de alvenaria com muita umidade??? Daria certo??? E no caso o lado verde ficaria do lado da parede??? Eh parede de quarto/sala com umidade de chuva.
    Alguém sabe responder???!

    Brigada!!!

  • Mala Direta

    eu amei esse blog, eu gostaria de convidar vocês para conhecer a loja virtual Ciça Braga, nós temos uma infinidade em papel de parede para personalizar um ambiente, https://www.cicabragapapeldeparede.com/