Você sabia?

Quanto tempo, antes de iniciar a reforma, preciso pensar no projeto?

08 março, 2018

Depois de concluir várias reformas de apartamento, cheguei a conclusão da importância do planejamento de um projeto. Cada vez mais procuro  enfatizar a necessidade deste planejamento junto aos meus clientes. Isto minimiza futuros aborrecimentos, seja na questão financeira ou na execução da própria obra.

Acredito que no caso de uma reforma de apartamento, o ideal é começar a esboçar o projeto com um mês de antecedência. Sei que para muitos pode parecer um prazo longo, mas na verdade não é. São muitos detalhes que precisam ser pensados e adaptados para dar início à demolição de alvenarias e intervenções na obra.

 

Na grande maioria dos casos, o cliente trabalha e possui uma rotina agitada, ou seja, o tempo fica reduzido. E na correria, fica difícil  avaliar cada tomada de decisão, e aí, sem essa análise prévia, começa o tal quebra e altera, o que vai resultar em mais gasto.  Lembrando que o projeto é orçado em muitas lojas e que estas funcionam apenas em horário comercial.

Daí a fundamental importância da planilha orçamentária. Para cada etapa da obra, seja  piso, revestimento, marcenaria, é recomendado fazer uma média de três orçamentos comparativos. Haja tempo! Após o orçamento inicial, algumas alterações do projeto acabam sendo realizadas, sendo necessário mais tempo para concluí-las. Portanto, antes de iniciar o quebra-quebra procure um profissional da área para fazer o projeto e assim ter uma ideia tanto do orçamento quanto do tempo  necessário para executar a  reforma.

reforma-natalianoleto

Até o próximo post!!!