Você sabia?

Qual o valor do metro quadrado de uma reforma?

23 abril, 2019

Muitos clientes me perguntam qual o valor de uma reforma por metro quadrado.  Quem  pensa comprar um imóvel ou está planejando reformar, com certeza já fez esta pergunta em algum momento.

 

Esta pergunta é difícil de ter uma resposta padrão. Pensando nisso, resolvi compartilhar algumas dicas que podem dar uma aproximação numérica  de maneira geral.  Afinal, a reforma, seja ela residencial ou comercial, cada vez mais está personalizada, para atendar uma demanda específica,  e apenas com o projeto em mãos, é possível fazer uma estimativa de custos.

 

Normalmente, eu sugiro  separar os gastos financeiros, de um reforma residencial, em 5 grupos: projeto, mão de obra, acabamento, marcenaria  e mobiliário.

 

Gasto 1– Projeto.  Com o projeto ( e as medidas, claro) é possível ter uma noção do que será modificado na reforma.  Chamamos de  memorial descritivo das atividades que serão realizadas. E, nesta etapa, está incluído o valor dos honorários do profissional.

reforma_civil_natalianoleto

Gasto 2– Mão de obra. Com o projeto em mãos, faz-se o orçamento da mão de obra. Esta etapa é de extrema importância para a realização da obra, incluindo gesseiro, pintor, eletricista, bombeiro hidráulico, etc. Estes profissionais também ajudarão a orçar o material básico a ser utilizado na obra. Dependendo da reforma, ter um profissional para fiscalizar o serviço da mão de obra  será fundamental.

orçamento_natalianoleto

Gasto 3- Acabamento. Nesta etapa é onde entra a personalização. Mármores, pedras, revestimentos…O custo aqui vai depender do tipo de acabamento.

acabamentos_natalianoleto

piso_-porcelanato_natalianoleto

Gasto 4- Marcenaria. Para espaços pequenos, o projeto de marcenaria é  fundamental.  Marcenaria sob medida  é interessante fazer pesquisa, pois  pode ter uma variação considerável.

noroeste_natalianoleto

Gasto 5- Mobiliário. Após a reforma, o mobiliário entra como a etapa final do projeto. Neste momento é importante fazer um levantamento dos móveis necessários, o que também exige um investimento separado.

 

Parece uma estratégia complicada, mas separando o planejamento em grupos fica mais fácil ter uma estimativa do custo total da reforma.mobiliário_natalianoleto

Fotos: projetos Natalia Noleto.

Até o próximo post!!!

 

  • Ricardo Oliveira

    Oi Natália, gostei da sua explicação da divisão de custos de uma reforma. Muito bem explicado!
    Tambem trabalhamos na área de engenharia e arquitetura, esta é sempre um a questão que está em pauta. Existe uma dificuldade enorme em o cliente entender estes custos, para poder iniciar sua obra.
    Caso queira nos conhecer, nosso site :https://roengenharia.com.br/
    Grande abraço!

  • Adenilson Rodrigues Boeira

    Muito bom artigo! Bem explicado e apresentado.
    Se me permitir, gostaria de sugerir fazer um artigo sobre o uso de estruturas metálicas em reformas e construções, pois esta é a área em que atuo, como calculista e projetista. Gostaria também de lhe apresentar meu trabalho.
    Um forte abraço e muito sucesso!