Você sabia?

Saiba como reduzir um pouco o barulho do vizinho

09 janeiro, 2017

Quando compramos um imóvel, não conhecemos ao certo algumas características técnicas, tais como desempenho acústico e térmico. Muitas vezes, algumas surpresas na “vizinhança” podem não ser tão agradáveis.  Falo para meus clientes que é preciso  tempo de vivência no imóvel para saber se a vizinhança é silenciosa ou não.  Porém, este é um quadro hipotético,  pois é preciso efetuar a compra (ou o aluguel) antes de morar.

Considerando isto, para quem vai reformar um imóvel, segue algumas dicas de reforma que auxiliam no desempenho acústico e térmico do ambiente.

Dica 01– Na parede da cama (que faz divisão com o vizinho) o ideal é fazer uma divisória em gesso acartonado com lã de rocha.  Este recurso diminui quase 90% o barulho do vizinho do lado.

tratamento-parede

Dica 02- Forro de gesso com manta. No teto, se houver forro de gesso, pode-se fazer uma forração com lã de rocha, o que diminui bastante o  “toc toc” do salto alto da moradora de cima. Solução que deve ser feita ainda em obra.

Dica 03-  Fachada em vidro. Fachada em vidro (principalmente poente) aumenta, e muito, a temperatura do ambiente.  Fazer um fechamento interno com gesso, pode reduzir bastante o calor. Caso o condomínio não permita, posicionar um móvel de madeira (nem precisa ser muito profundo) ajuda a bloquear os raios solares no ambiente.

Dica 04- Problema de barulho da via. Infelizmente, uma via com alto fluxo de carros  se torna bem inconveniente para o morador. Por isso, utilizar cortinas pesadas, como blackout ou outro tipo de forro grosso, pode auxiliar na vedação do barulho. Mas, é claro, para reduzir o barulho não se pode abrir a janela e aí já entra a necessidade do ar condicionado…

 

Bom, para mais dicas é preciso realmente um projeto especializado.

Até o próximo post!!