Objeto de desejo

5 DICAS SOBRE MESA DE JANTAR

22 agosto, 2016

Quando estamos reformando um espaço, a etapa que mais desejamos que fique pronta é a parte do mobiliário. A mesa de jantar é uma peça importante no mobiliário e a escolha do material, tamanho e cor deve ser pensado em relação aos demais elementos do ambiente. Alguns clientes possuem dúvidas sobre o tamanho ideal da mesa (se vai atender aos moradores)  e qual formato escolher. Com isso, resolvi compartilhar dicas sobre um móvel muito utilizado na casa: mesa de jantar. O espaço destinado às refeições e convívio familiar é, sem dúvida, um dos mais desejados.  Pensando nisso segue algumas dicas:

 

Dica 01 –  Mesa redonda. Este formato proporciona maior aconchego ao ambiente. O diâmetro mínimo recomendável é de 90 cm. Diâmetros de 90 cm a 120 cm acomodam bem 4 pessoas.

mesa_jantar

mesa_de-forma-completa

Dicas 02 – Lugar à mesa: para acomodar mais que duas pessoas é preciso considerar sempre uma espaço de 80 cm (espaço da mesa + cadeira).

mesa-jantar-completa

Dica 03 – Espaço do tampo da mesa: uma pessoa sentada confortavelmente precisa de 40 cm de espaço para acomodar  prato e talher (mínimo) e há que se pensar no espaço para os pratos com os alimentos a serem servidos e prato e talher da outra pessoa sentada à sua frente. Ou seja, é interessante ter um espaço de 60 cm de largura e 40 cm de profundidade para cada pessoa fazer a refeição confortavelmente.

 

mesa-jantar-mínima

Dica 04 – Distância mínima entre cadeira e parede: uma distância boa gira em torno  de 80 cm, considerando que  a cadeira ocupa um espaço de 50 cm e o espaço restante é para o deslocamento  sentar/levantar.

 

Dica 05 – Circulação: o espaço ideal entre  uma cadeira e outra ou mesmo o vão de circulação é de 80 cm (considerando a acessibilidade). 

 

Estas referências foram encontradas no livro Arte de Projetar em Arquitetura – Neufert.

Até o próximo post!!!