Você sabia?

ACIDENTES ACONTECEM

17 julho, 2013

Oi, tudo bem?

Na verdade, ontem não foi um dia tão bom assim! Fui buscar um projeto e o piso da calçada não era antiderrapante e pimba: escorreguei e caí! Pareceu até engraçado, mas na realidade foi bem perigoso! Felizmente não me machuquei. Peguei meu projeto e segui em frente. Mas fui pensando como tem muito piso especificado errado nas ruas e residências. É disso que quero falar hoje.

Sempre recebo emails com dúvidas sobre antiderrapante. Qual piso ideal, qual tipo para determinada área…Clientes então! Sempre ficam inseguros. Vamos para algumas dicas?

Dica 01- Cerâmica lisa para calçada, diga não! Acho que esta foi a razão da minha queda. Áreas externas temos que pensar na água (de chuva, de lavagem), sempre. Por isso, cerâmica não é o recomendado. Pisos para áreas externas precisam ter aderência e atrito ao pisar (famosos “arranhadinhos” digamos assim). Diga sim, para os pisos cimentícios!

(Fonte: natalianoleto.com.br; Ah se nossas calçadas fossem como Nova York…)

Dica 02- Porcelanatos. Hoje temos uma diversidade enorme no mercado. Consulte um profissional e não economize quando o assunto é piso. Escolha marcas confiáveis. O porcelanato é um produto de alta tecnologia, sofisticado e nobre. Mas é preciso saber escolher.

Dica 03- Cozinhas. Área molhada e talvez o ambiente com maior fluxo da casa. Não economize mesmo na escolha deste piso! O ideal aqui é verificar o PEI (resistência ao desgaste de superfície esmaltada). Para cada tipo de uso, há um PEI recomendado e essa informação quem fornece é o fabricante do produto. Fiz uma tabela para ilustrar:

Dica 04 – Banheiros. A mesma regra da cozinha. Área molhada é um perigo. Não economize, consulte um vendedor ou profissional para melhor especificar o tipo de piso ideal.

Dica 05- Áreas externas. Uma boa opção são os pisos drenantes, que permitem que a água passe para o solo. Funciona bem também para coberturas, no caso de piso elevado. Mas atenção: nada de usar um contrapiso de cimento. A idéia é permitir permeabilidade, ou seja, utilize areia ou brita…Assim água pode escorrer sem problemas.

(Fonte: natalianoleto.com.br; 1- Central Park Nova York; 2- Amostra de piso drenante. Não tem nada mais bonito do que deixar a água escorrer…Lembre-se disso para áreas externas!)

Dica 06 – Granito. Uma razão para não especificar granito: as peças são muito manchadas, difícil de proporcionar uma uniformidade o que torna mais complicado fazer  a composição do mobiliário. Sei que ele foi o queridinho das residências brasileiras nas décadas de 80 e 90. Mas hoje temos outras alternativas…

Dica 07- Madeira! Os tacos são lindos, as réguas de madeira também. Use e abuse da madeira. Piso de madeira é um clássico deixando o ambiente bem sofisticado. Não perde o charme nunca.

(Fonte:aqui. A madeira sempre nobre.)

Vamos conferir alguns modelos?

(Fonte:natalianoleto.com.br)

(Portobello Divulgação)

(Fonte:natalianoleto.com.br)

(Fonte:natalianoleto.com.br; Vamos sonhar em ter praças públicas assim no Brasil..Que piso!! Sonho!)

Até o próximo post!!!

 

 

  • cosme

    Sou enfermeiro gerontólogo e uma dúvida que tenho em relação a pisos antiderrapantes é : o piso de taco é antiderrapante?

    • natalia

      Olá. As aberturas entre uma tábua e outra de taco pode ajudar no atrito da pisada e funcionar sim como um antiderrapante. Porém, cuidaddo com a cera ou sinteco pois pode perder esta característica e deixar o piso mais liso.