Você sabia?

Acústica? Você sabia que:

28 agosto, 2012

Muitas pessoas reclamam do barulho do salto alto do vizinho, do latido do cachorro, de vibrações da sala de televisão, instalações barulhentas, casas de máquina de elevador… As reclamações de barulho são infinitas, quando se trata de prédios residenciais.

Atualmente no Brasil, a maioria das construções estão com lajes e paredes mais finas, diminuindo o isolamento do som, facilitando que o ruído de cada apartamento seja transmitido para os  dos vizinhos.

Então,o que é considerado um ambiente agradável? Um nível de ruído de fundo agradável para boas noites de sono, por exemplo, são ambientes que apresentam níveis sonoros entre 20 a 40db.

(fonte: arquivo pessoal)

Alguns desses ruídos são considerados agudos, de alta frequência, como o “toc toc” do salto alto do vizinho e o latido do cachorro. Esses são mais incômodos para os ouvidos, que os ruídos graves, de baixa frequência, como o motor de uma máquina de elevador e uma voz masculina.

Sobre o ruído do salto alto do vizinho de cima, infelizmente a solução é mais complexa. Como a vibração do som é transmitida pela estrutura do prédio, a interferência é necessária na laje de cima, para que o som dissipado dentro da estrutura não seja conduzido para o apartamento de baixo. Nesse caso, algumas mantas são recomendadas para a laje superior. Entretanto, nem sempre é possível realizar uma obra no vizinho. A solução então é pedir para que seu vizinho use um tapete grosso, ou deixe o salto alto na porta, para evitar o tal “toc toc”.

(fonte: arquivo pessoal)

Mas, para quem se interessa sobre acústica, uma sala de tv pode ter algumas soluções simples para otimizar a qualidade do som de um home theater. Esses equipamentos estão cada vez mais em alta no mercado, e muitas pessoas não sabem  utilizá-lo adequadamente em sintonia com o ambiente. Para um bom desempenho acústico da sala é necessário saber o tempo ótimo que o som leva para se propagar nesse espaço. Se esse tempo for longo, haverá sobreposição de sons, dificultando o entendimento de cada som. Se for curto demais, não se tem o envolvimento do som(efeito SURROUND).

(fonte:arquivo pessoal. Casa Cor Brasília)

                                                               

Na sala de home theater acima, alguns objetos e materiais ajudam a absorver o som, adequando o seu tempo de reverberação. O som liberado por subwoofer e  caixas de som é absorvido em alguns materias como o estofado do sofá, painel de madeira atrás da televisão, tapete e forro acústico. Um projeto acústico adequado permite que  o usuário se sinta praticamente em uma sala de cinema.

Curiosidade: 

(fonte:arquivo pessoal)

 


Para evitar o eco dentro do plenário do Senado Federal, placas de alumínio no teto foram projetadas para garantir o tempo ótimo de reverberação do som durante as decisões realizadas na Casa.

Até o próximo post!!!

  • cassia sant anna

    preciso urgentemente de ajuda, existe um bar ao lado da minha casa, moro em um apartamento no 6 andar e nao consigo dormir com tanto barulho no bar, poderia me passar informacoes aonde posso adquirir protecao para janelas e portas no rio de janeiro?

    • natalia

      Olá Cassia.

      Realmente já pensei sobre acústica em cidades como Rio de Janeiro e Belo Horizonte com a questão de muitos bares em volta.
      Procure janelas em alumínio ou até com vedação dupla. O “blindex”não é bom.

      Verifique a vedação também.

      Espero ajudar.

  • DALVA F PEREIRA

    Bom dia Nathalia!

    Estou planejando uma reforma no meu apartamento, e gostaria de uma ajuda na esolha das portas, que ocupem o mínimo de espaço e não passé ruídos para os quartos.

    grata
    Dalva

  • dalva maria de oliveira

    adorei as dicas de como diminuir ruídos de apartamentos, porem gostaria de saber mais a respeito do barulho que vem de cima. Posso colocar manta entre o meu teto e a lage sem incomodar o vizinho de cima? pois reconheço que sou extremamente sensível principalmente a salto e o prédio para onde estou me mudando a acústica deixa a desejar. obrigada.

    • natalia

      Prezada Dalva,

      a manta para ter resultado deve ser instalada na laje do seu vizinho, ou seja, no piso dele. Para a interferência da obra ocorrer no seu apartamento, talvez um forro “abafe” um pouco o som. Mas o toc toc só resolve mesmo com a obra no ap de cima!

      Espero ter ajudado.

  • ana maria pereira leitaõ

    moro numa casa terrea estou tendo problemas com vizinhos,entre nossas paredes existe um espaço a casa não é germinada mas da impressão d quando fazem baulho lá ser dentro da minha casa,acho q por terem sido construidas na mesma laje sendo a nossa mais alta pode causar isso. se estamos na cozinha até em abrir o paneleiro elas tbm escutam me ajude por favor…

    • natalia

      Oi Ana Maria.

      Fica difícil ajudar sem conhecer o local..Mas se é a mesma construção, a fonte sonora fica próxima e difícil de ser isolada.
      Recomendo a ida de um especialista no local para te ajudar.

      Abraços.

  • Tay

    Ué, você mencionou latido de cachorro, mas não desenvolveu a ideia. Como fazer com os latidos de cachorro que penetram na nossa casa?

  • Maria das Graças de Figueirêdo

    Moramos próximo a Igreja e centro da cidade.Temos muito ruído incomodando dentro de casa.Como fazer se as portas e janelas da nossa casa são venezianas.

    • natalia

      Olá Maria das Graças! Este é o problema quando aliamos acústica e conforto térmico. Teria como fazer um outro fechamento com uma folha de vidro? Não sei se poderia interferir na estética da casa…

  • Maria das Graças de Figueirêdo

    Amei as informações. Dentro da nossa região poderei encontrar alguns dos recursos indicados por vcs que irão nos auxiliar.Obrigada……

  • http://ruidovizinhodeparede ana vieira

    O q é mais eficaz no sentido de abafar o ruído da tv do vizinho, painel de gesso ou de madeira, já ele q passa a noite com a mm ligada justamente na minha cabeceira? Não dormimos em paz, verdadeiro aborrecimento.
    Ana Vieira

    • natalia

      Olá Ana! Se conseguir colocar gesso com lã de rocha dentro será uma boa opção!

    • Rosangela

      Ola belo post, cheguei até vocês, pois estou no desespero. Moro emnum AP q tem muito barulho. Coloquei janela anti ruído para abafar o som se um bar q fica próximo. Porém hj meu maior problema é c o vizinho do lado. Nós dividimos a msm parede, e minha cabeceira fica onde ele tem o guarda roupa. Por infortúnio a pessoa tem TOC pois todo dia pontualmente as 23 HR começa a arrumar o guarda roupa, arrastar móveis e só para por volta de 01 HR da manhã. Estou desesperada querendo mudar de apartamento, tomando remédios fortes para dormir e q me deixam mal… Haveria algum tipo de isolamento q poddo colocar na cabeceira para sumir c esse barulhos? Por favor, me ajudem, nada resolve, já acionei o condomínio, o vizinho fala q n é ele… E o inferno continua… Preciso de ajuda, obrigada!

      • natalia

        Olá Rosangela desculpa a demora. Bom, você pode revestir a parede com gesso e internamente colocar uma manta acústica como isolamento.
        Já fiz isto em duas obras. Diminui uns 10cms o quarto mas resolve muito!!!! Faça o mesmo tratamento no teto.

        Qualquer gesseiro pode te orientar!

        Abraços.

  • Camilla

    Oi Natália,
    Queria saber se tem como eu escutar menos os barulhos que vem do banheiro do vizinho de cima. Escuto o barulho da descarga, quando tomam banho escuto o barulho da água descendo, escuto tb muito barulho qdo colocam qualquer coisa na pia. O impacto por menor que seja é transmitido com muita facilidade. O teto do meu banheiro já tem gesso, será que é possível colocar manta de lã de vidro sem ter que refazê-lo? Teria como colocar pelo buraco da iluminação? E isso resolveria um pouco o problema desses barulhos? Escuto até a caixa do vaso sanitário se enchendo após uma descarga. Outro problema é o toc toc do vizinho, se eu colocar gesso com lã de vidro reduz um pouco o barulho? Obrigada

    • natalia

      Olá Camilla infelizmente controle térmico e ventilação são sempre problemas.
      Se tiver janela, o barulho passa mesmo.

      O forro de gesso pode ajudar bem com um tratamento com manta acústica sim.

      Realmente alguns apartamentos possuem pouca espessura em seus fechamentos.

      • Camilla

        Oi Natália,
        Será possível colocar manta de isolamento no teto já com gesso? Teria como colocar pela abertura de uma iluminária? Ou tem que refazer o teto para colocar? Meu banheiro já tem o forro de gesso, então não queria ter que refazê-lo. E forro de gesso com manta reduz um pouco o barulho do toc toc? Queria colocar nos quartos, mas se não tiver redução do barulho não vale a pena, né? Qual o percentual de redução? Obrigada

  • Cleidiane Pinheiro Costa

    Olá Natalia!! Adorei o post! Gostaria de saber como faço para isolar o som externo que vem da casa do vizinho com forro e janelas. O som dele é muito alto e parece que esta dentro de casa! Qual tipo de forro coloco e o que posso fazer para que o som dele nao me incomode tanto?

    • natalia

      Olá Cleidiane. Depende da distância do vizinho.. Como é uma casa e não um apartamento acima do seu, forro não resolve.

      Verifique as vedações das janelas e portas. Pode resolver mais.

      Abraços!

  • Cris Soares

    Oi Natália, vc saberia me responder se o volume alto de música ou televisão em um apartamento incomodará mais o vizinho de cima ou o de baixo? Sempre escutei que o som somente sobe. obrigada

  • https://br.linkedin.com/in/gilmar-nunes-gil-7741625a gilmar nunes

    Janela acústica e a solucao para todos os males.11970207575

  • Luciana Capovilla

    Oi Natália, parabéns por essa iniciativa em estar ajudando tanta gente com este problema tão pernicioso para a saúde , no meu caso , moro numa casa geminada, a minha é própria e fica difícil me desfazer dela , já a outra é sempre alugada e tenho medo da falta de educação de possíveis vizinhos, no momento os cachorros me incomodam muito no quarto de trás onde dorme minha filha q estuda e trabalha, esses cachorros não tem hora, e na casa do outro lado, mesmo não sendo geminada com a minha , tbm na parte de trás tem um garoto que canta rock alto , toca violão e agora acho q ganhou uma pequena bateria, detalhe, moramos em Atibaia interior e numa rua muito calma ,, então parece que o som fica mais alto ainda, estou preocupada com a saúde de minha filha principalmente, me ajude por favor, pois entrei em contato com locais q fazem somente esses serviços e ficou caríssimo apenas uma janela, gostaria de comprar o certo e mandar instalar, fica mais em conta, te agradeço desde já