Você sabia?

APARTAMENTOS PEQUENOS. FALTA ESPAÇO AÍ?

08 julho, 2013

Tudo bem?

Atualmente se discute bastante a falta de espaço das moradias, principalmente em grandes centros urbanos. Impressionante constatar a redução da metragem de muitos apartamentos, que fica difícil acreditar que cômodos tão pequenos assim podem caber tudo o que temos: cama, criado-mudo, poltrona, mesinha.. É, e não adianta, muitas vezes não cabe mesmo. Tudo bem que o perfil da família brasileira também mudou. O número de filhos diminui e  manter uma  residência muito grande não é nada barato nos dias de hoje.

(Fonte:aqui)

Pensando nessa falta de espaço é que cada vez mais arquitetos são contratados para encontrar soluções onde possa caber tudo. Gente, na  verdade, é um verdadeiro quebra- cabeça.

Alguém aí sofre com a falta de espaço? Vamos para algumas dicas então:

Dica 01- A principal dica para salas e quartos pequenos é investir na marcenaria. Neste caso, cada 30 cm faz milagre, sim. Painéis podem virar estantes, nichos, cama com baú embaixo…Móvel com altura do piso ao teto resolve bastante problema.

(Fonte:natalianoleto.com.br)

Dica 02- Mobiliário multiuso. É o que a indústria aposta para o mercado atualmente. Mesa retrátil, móveis com rodinhas e muitas gavetas, cama que vira sofá, máquina de lavar e secar juntas… Soluções bastante comuns em residências européias ( já possuem redução de espaço em muitas cidades como Paris, Berlin) e agora atinge as grandes cidades brasileiras. Aposte em múltipla função.

(Fonte:natalianoleto.com.br. 1 e 2 – Exemplo de cama retrátil que vira sofá + painel. Casa Cor Brasília 2012.)

(Fonte: Klara Ferdova. Proposta para eletrodoméstico na feira de Milão 2013)

Dica 03- Funcionalidade. Essa é a palavra chave para espaços pequenos. Não perca tempo nem dinheiro em objetos ou móveis que não tenham uso específico e funcionalidade. Praticidade e função são alinhadas para tudo. Um bom exemplo é mesa com encaixe ou mesa  retrátil com dobradiça (ótimo para cozinhas pequenas). Prateleiras e baús também são ótimos aliados.

1- Prateleiras estreitas. Casa Cor São Paulo; 2- Estantes para corredor. Minha Casa em Exposição; 3- Baú. Casa Cor São Paulo)

Dica 04- Cores claras. As cores claras ampliam os espaço e transmitem a sensação de amplitude. Escolha mobiliário com tons brancos e cores parecidas nas junções do teto com parede e parede com piso. Esse é um ótimo truque.

(Fonte:natalianoleto.com.br. Parede e sofá na cor branca. Casa Cor São Paulo)

Dica 05- Nichos e divisórias. Grandes vãos dentro de armários são péssimos para organizar roupas e acessórios do dia-a-dia. Abuse de caixas, ganchinhos e muitos nichos. Uma organização setorizada ajuda, e muito, a falta de espaço.

(Fonte:natalianoleto.com.br)

Dica 06- Esconde esconde. Fazer painéis e trabalhar com portas que possam esconder os objetos também são ótimas soluções. Elimine puxadores que possam ficar no meio do corredor. Gosto muito do puxador fecho toque e dos puxadores cava. Essas soluções ficam alinhadas com móveis e portas e evitam que as pessoas possam esbarrar e se machucar no caminho.

(Projeto Arquiteta Natalia Noleto.)

Dica 07- Pendure! Trabalhar na vertical (me refiro nas paredes) pode liberar muito o espaço. Um exemplo bastante comum é televisão fixada na parede, prateleiras altas etc.

(Fonte:natalianoleto.com.br. Casa Cor Brasília)

Dica 08- Viva os trilhos! Sem dúvida armários com portas de correr são os melhores amigos para os quartos pequenos.  Com o trilho no teto, é necessário apenas uns 5 a 7cm para a porta correr de um lado para o outro. Substituindo muitas portas de abrir que normalmente possuem 60 cm. Ótima dica.

(Fonte:natalianoleto.com.br. Casa Cor Florianópolis)

Dica 09- Integração! Integrar espaços também é uma ótima solução para otimizar área. Cozinhas integradas com salas podem ser muito charmosas e acomodar melhor as necessidades que precisamos. Para isso, contrate um profissional.

(Fonte:natalianoleto.com.br. Casa Cor Goiânia)

Dica 10- Desapega! Será que precisamos guardar tanta coisa? É o que sempre falo para meus clientes: faça uma listinha do que realmente importa. Muitas vezes guardamos tantos objetos e roupas sem a menor necessidade e perdemos espaços valiosos!

Até o próximo post!!!

 

Os comentários estão desativados.