Objeto de desejo

CADEIRAS ASSINADAS

30 janeiro, 2013

Tudo bem, pessoal?
Hoje quero apresentar um novo projeto de posts: CADEIRAS ASSINADAS.
Bom, quando falamos de design na arquitetura logo me vem em mente o design de cadeira. Talvez a cadeira seja o elemento de design mais estudado, desenhado e apreciado da era moderna. O design de cadeira só perde para o design de automóvel em termos de criação.
Conversando com alguns clientes sobre lojas que vendem réplicas de cadeiras consagradas, percebi que há muitas dúvidas sobre nome, material, acabamento, época e linguagem de cada peça e como integrá-la ao ambiente . Pensando nisso, a partir de hoje teremos o post CADEIRAS ASSINADAS que ficará no nosso menu Objeto de Desejo, onde pretendo falar sempre de uma peça. Assim, aos poucos vamos conhecendo e entendendo o porquê da fama de alguns produtos e a razão deles possuírem um investimento financeiro mais alto que outros.
Gostaram da idéia?

 

Então, para inaugurarmos este espaço aqui vai um breve resumo: ao longo da história do design o desenvolvimento de cadeiras esteve diretamente relacionado ao avanço da arquitetura e da tecnologia. Segundo George Nelson ( autor do livro Chairs) “todas as inovações do design, todas as novas aplicações de materiais, todas as invenções técnicas para o mobilário parecem encontrar sua expressão mais importante na cadeira”.
Na faculdade de arquitetura, nosso primeiro contato prático de um projeto foi criar, desenvolver e fabricar uma cadeira. Objetivo: unir funcionalidade, conforto, ergonomia e soluções de design mais refinados.
No nosso dia-a-dia, seja em casa, no trabalho ou lazer passamos horas sentados fazendo nossas atividades de trabalho, estudo e relaxamento. No quesito cadeiras de escritório, os avanços técnicos são constantes para garantir o bem estar, saúde e segurança das pessoas que as utilizam. Isso realmente faz sentido, pois as pessoas tem tamanhos e pesos diferentes e nesta questão do trabalho (ou estudo) a cadeira regulável é super importante para permitir a postura correta e liberdade de movimento.
Temos grandes designers italianos, americanos alemães, brasileiros ……
Para começar, a eleita do dia então foi a CADEIRA X BARCELONA .

(fonte: www.iconinteriors.com)

Esta cadeira foi desenhada pelo arquiteto alemão Ludwing Mis Van der Rohe para o pavilhão de exposição alemão na cidade de Barcelona. O que eram esses pavilhões? Eram exposições internacionais onde  os arquitetos mostravam inovações e avanços tecnológicos de seus países. Foi aí que a cadeira Barcelona teve seu reconhecimento mundial e se tornou um dos mais importantes ícones do movimento moderno do design de interiores.

(fonte: 1- www. wikipedia.org; 2- www.miesbcn.com)

Material original: estrutura em aço cromado, tiras e almofadas em couro.

Ano de criação: 1929

Peça original: Pavilhão de Barcelona 

Vamos ver alguns projetos com a Barcelona ?

(fonte: arquivo pessoal)

Esta casa acima chama Vila Tugendthat, na cidade de Brno República Tcheca. Projeto arquitetônico e de interiores de Mis van Der Rohe. No cantinho, temos uma cadeira original com couro verde .Coloquei uma seta para destacar. Tive a oportunidade de visitar a casa quando morei em Praga.

(fonte:www.patriciamartinez.com.br)

(fonte:www.revistacasaejardim.globo.com Projeto: Marcelo Rosembaum).

(fonte:www.anualdesign.com.br)

Gostaram da novidade?

Até o próximo post!!

 

  • Gabi

    Muuuito lindo!! Ameei as peças, principalmente a luminária de brasília! Sucesso!!!