Você sabia?

CHAPA DE DRYWALL PARA AMBIENTES ÚMIDOS

03 dezembro, 2014

Quando fazemos um projeto de arquitetura e interiores, o sucesso  da reforma  depende  muito da escolha correta do material a ser aplicado. Como escolher o mais adequado entre tantas ofertas no mercado? Na dúvida, é bom ter a presença de um profissional  para ajudar nesta hora, pois dependendo do espaço a ser trabalhado  existe um produto mais indicado, seja pela durabilidade, qualidade etc…

Também temos que pensar na otimização do custo e tempo de duração da obra. Quando a reforma envolve alteração de espaço interno, sem dúvidas,  a chapa de drywall é uma aliada muito importante. Atende a demanda no quesito rapidez na montagem dos espaços e é um material relativamente leve, que muitas vezes não interfere na estrutura de uma edificação como também não possui função estrutural. De acordo com a Norma ABNT 15758:2009, os sistemas construtivos que utilizam a chapa de drywall destinam-se  à utilização interna, como paredes, forros e revestimentos.

Com isso, a escolha correta do tipo de drywall está diretamente ligada ao tipo de uso e função de cada espaço e a exposição que este material ficará no ambiente.

Em caso de áreas úmidas, como cozinha, área de serviço e banheiro, o correto é a aplicação de chapas verdes Knauf do tipo RU, que devido aos componentes hidrofugantes, apresentam uma maior resistência contra a umidade.

Estas chapas podem receber acabamentos cerâmicos assentados com argamassa colante. Porém, não é à prova d´àgua e não pode ter fluxo de água constante como saunas e forros de piscinas. Em chapa de drywall tradicional, muitas pessoas acreditam que,mesmo com a aplicação de uma impermeabilização, a parede está protegida da umidade. O que não é verdade. Ao fixar uma bucha ou prego para fixação de um espelho por exemplo, esta impermeabilização fica comprometida.

O mesmo erro acontece com o uso de chapas tradicionais para assentamento de azulejo. A chapa absorve a umidade e o assentamento cerâmico corre risco de se soltar da parede. O correto é utilizar as chapas verdes da Knauf.

Muitos detalhes, não é mesmo? Por isso a importância da orientação de um profissional para fazer a escolha correta.

Para saber mais detalhes sobre a chapa Knauf RU acesse www.knauf.com.br/rurf ou envie um e-mail para sak@knauf.com.br.

Até o próximo post!!!

 

  • Eliane

    Olá, Muito interessante. É possivel usar a chapa Ru dentro do box? E qual profissional é qualificado para colocação do dry wall? O gesseiro?
    Obrigada

    • natalia

      Olá ELiane. A chapa RU é indicada para áreas úmidas, inclusive box de banheiro. A única atenção é que seja feito o tratamento do rodapé para que não haja vazamento. Além disso, é indicado a colocação do revestimento cerâmico com argamassa flexível com ACII ou ACIII. Caso você tenha alguma dúvida, acesse: http://www.knauf.com.br/folder/paredes/ na página 14 (corte vertical com impermeabilização).

      Em relação ao profissional, o mesmo tem que ser especializado em instalação de Drywall, e não gesseiro, pois para esta ação é necessário que o profissional tenha um curso especifico para a área.

      Abraços!