Você sabia?

COMO INVESTIR NA ILUMINAÇÃO

11 março, 2015

Um bom projeto de iluminação faz toda diferença num ambiente. Porém, dúvidas são frequentes por parte dos clientes.  Sendo assim, separei mais algumas dicas úteis que podem ajudar na hora da escolha.

Dica 01- Revestimento em alto relevo. Uma tendência em alta é investir, em uma única parede, num revestimento em alto relevo. A diferença de volumes deixa um desenho interessante e, neste caso, pontos de iluminação com focos direcionados valorizam o efeito do revestimento. Estes pontos podem ser aplicados com luminárias de embutir em forro de gesso ou até mesmo direto na laje.

(LANZI REVESTIMENTOS)

Dica 02- Altura final baixa. Muitos clientes  optam pelo trabalho de gesso no teto, porém muitos apartamentos já apresentam um pé direito ( altura) baixo. Altura acima de 2.50 mt é melhor para trabalhar o forro de gesso. Para embutir luminárias, o ideal confortável  é um rebaixo de gesso de 10 cm.  Altura menor que 10 cm, o recomendável é fazer trabalho com sancas e evitar embutir luminárias, trabalhando diretamente na laje.

(CASA COR SÃO PAULO)

Dica 03- Pendente. Pendentes e lustres são os queridinhos para área de jantar e muitas vezes ganham destaque também em cozinhas americanas. Mas atenção: pecar na quantidade pode carregar muito o ambiente. Por isso, aposte apenas em um pendente no mesmo espaço e trabalhe com luminárias mais discretas para completar a iluminação. Assim, não confunde o olhar.

(CASA COR LITORAL SÃO PAULO)

Dica 04-  Centralize pontos de acordo com o layout. Os focos de iluminação ficam mais interessantes quando trabalhados com layout ( móveis) definido. Trabalhar com diferente potência de lâmpada também cria cenas diferenciadas no ambiente. Para economizar energia, separar os circuitos em grupos é, sem dúvida, uma boa alternativa.

(CASA COR BRASÍLIA)

Dica 05- Espaçamento das lâmpadas. Muita luz também incomoda. Cuidado para não instalar muitas luminárias se a ideia for apenas criar um charme decorativo. Este tipo de luz funciona  para dar um destaque ou criar efeito, por isso não há necessidade de muitos pontos de iluminação.

(CASA COR BRASÍLIA)

(CASA COR BRASÍLIA)

(CASA COR BRASÍILIA)

Até o próximo post!!!

  • lorenzo tajra

    E isso mesmo Natália, as dicas estão corretíssimas! Sou lighting designer e assino em baixo! sucesso

  • http://www.eup.com.br/114461 Abrão

    Tudo muito lindo.