Objeto de desejo

COMO PENDURAR QUADROS?

22 abril, 2013

E aí, tudo bem?

Ando recebendo algumas sugestões de posts e o escolhido do dia foi: Como pendurar quadros?

Normalmente quando iniciamos uma reforma, o desejo mesmo do cliente é que chegue logo na fase de decoração. É a fase da compra de objetos lindos que enfeitam a casa e dão um toque da nossa personalidade ao ambiente.

(Fonte:natalianoleto.com.br; Projeto Casa Cor Brasília 2012.)

Nessa hora  os quadros fazem a diferença dando um ar de sofisticação ou descontração ao espaço. Na realidade, não existem regras para pendurar quadros. O charme mesmo é usar a criatividade e o bom senso para deixar o espaço com equilíbrio e harmonia. Mas vamos para algumas dicas:

Dica 01 –  Faça um planejamento do ambiente. Conte a quantidade de quadros a serem pendurados e faça a distribuição na parede.

(Fonte: natalianoleto.com.br)

Dica 02- Alinhamento. Acho legal ter algum elemento alinhado. Por exemplo, na escolha de mais de um quadro, a base ou altura dos quadros pode ficar alinhada. Ou também o alinhamento pode ser feito com outro objeto de decoração do projeto, como uma estante ou luminária. Para isso, estou aqui também.

(Fonte: Casa Vogue edição 329)

Dica 03-  Harmonia das peças. No caso de várias estampas e texturas, distribua as cores e formas no espaço. Assim, o olhar se espalha por toda a composição, deixando o ambiente mais equilibrado e harmônico.

(Fonte: Casa Vogue edição 329)

Dica 04- Desenhe. Faça uma moldura imaginária como se fosse um espaço limite para pendurar os quadros e organize as peças dentro deste espaço. Fiz um desenho para ajudar na visualização.

(Fonte:nataianoleto.com.br)

Dica 05- Destaque para uma peça especial. O ponto de partida pode ser um quadro especial que você agregue um valor maior e a distribuição acontece ao longo desse destaque.

(Fonte: Casa Vogue edição 329)

Dica 06- Molduras. Capriche nas molduras! Atualmente o mercado apresenta várias opções e é charmoso dar destaque para esta peça. Olha o que vi por aí.

(Fonte: natalianoleto.com.br; Achado: lojinha de molduras que vi na Rua Augusta em São Paulo)

Dica 07- Desloque. O quadro não precisa ficar em uma posição central da parede. O equilíbrio pode acontecer no espaço da sala como um todo. Para isso, estou aqui também.

(Fonte: CasaVogue edição 329)

Dica 08 – Não pendure! Para peça grande acho legal ter quadro apenas apoiado no chão. Idéia legal, inclusive, para quem aluga apartamento e não tem muita certeza se pode fazer furos nas paredes. Lembra bastante os conceitos dos lofts novaiorquinos da década de 90. Essa escolha dá um ar de ateliê ao espaço. Mas claro, isso precisa está alinhado com o conceito do projeto.

(Fonte: Casa Vogue edição 329)

Dica 09 – Utilize objetos para orientar os eixos. Por exemplo, a fita crepe é uma ótima ajuda para fazer os eixos e marcar com canetas os furos. A trena também ajuda na precisão.

(Fonte: natalianoleto.com.br)

Dica 10- Abuse da criavitividade  e colecione! Teste e experimente as mais diversas maneiras de pendurar os quadros na sua residência. Com certeza, vai ser uma diversão prazerosa. Visite galerias e compre peças em viagens! E não se esqueça da  brincadeira mental de como posicionar os diferentes tamanhos.

(Fonte: 1 e 2; natalianoleto.com.br)

Vamos admirar algumas referências legais que vi por aí?

(Fonte: aqui; Projeto Arquiteto Guilherme Torres)

(Fonte: 1e 2 Casa Vogue 329)

(Fonte: Casa Vogue edição 329)

(Fonte: Casa Vogue edição 329).

(Fonte: Casa Vogue edição 329)

(Fonte: Casa Vogue edição 332)

(Fonte: 1 e 2 Casa Vogue edição 332)

Até o próximo post!!!