COR E ESPAÇO
10 setembro, 2012Quando se pensa em cor, a associação é rapidamente feita para espaço de decoração. Mas na realidade foi Newton que descobriu a natureza física da cor, sendo bastante estudada no universo da ciência.
Mas o que é cor? A cor é uma percepção visual do reflexo da luz sobre os objetos. A luz que determina a cor, ou seja, qualquer luz (seja luz solar ou de uma lâmpada) que cai sobre uma superfície colorida, resulta em uma sensação que permite que o olho diferencie cada objeto. Cada cor é relacionada a diferentes comprimentos de onda do espectro eletromagnético. Ou seja, pequenos comprimentos de onda são as cores azuis e verdes, que ampliam espaços. Já os grandes comprimentos de onda, que são os vermelhos, amarelos e laranjas,estreitam os espaços.
Além de reduzir e ampliar espaços, a cor pode unificar ambientes. Uma única cor aplicada diminui imperfeições do espaço, induzindo que o olhar humano não veja todos os defeitos.
No ambiente hospitalar, por exemplo, os pacientes com problemas respiratórios se sentem mais calmos quando os espaços são azuis, pois a cor azul transmite uma sensação de amplitude, ou seja, parece que o quarto possui maior volume de ar.
Atualmente o universo das cores é muito explorado pela indústria de tintas, com muita tecnologia. Acima, opções de cores da Sayersystem, utilizada em diferentes cores de lacas para mobiliário.
Nos espaços internos comerciais, como lojas e restaurantes,o uso da cor faz toda a diferença para proporciar diversas sensações para os usuários. Abaixo, alguns ambientes:
Loja Farm, autor do projeto escritório Tryptique, predomina o verde para sensação de bem estar.
Loja Prada Daslu São Paulo, autoria Studio Baciocchi, rosa predominante para sensação de destacar o lado feminino.
Restaurante Ping Pong, parceria Mack Architektur com Vanessa Féres, cor marrom predominante da madeira imbuia para a sensação de sofisticação.
Loja PuraMania, projetado por Guilherme Torres, espaço continuo com a escolha do branco e destaque do relevo dos objetos com a cor vermelha.