Você sabia?

Cuidado com as tubulações ao furar paredes

29 junho, 2016

Seja apartamento próprio ou alugado, às  vezes é necessário instalar um armário ou pendurar um quadro, e aí surge a dúvida de fazer um furo naquela determinada parede ou não. Por isso é importante observar se a parede faz divisão com cozinha ou banheiro, pois é quase certo a presença de tubulações. Atingir alguma tubulação ao furar causa um transtorno enorme não apenas no seu imóvel como também no imóvel do vizinho, em caso de divisão de paredes.

 

Uma parede de alvenaria, normalmente, tem uma espessura de um tijolo podendo variar de 10 a 17 cm. Com isso, deve-se ter cautela ao escolher um parafuso para os furos, principalmente se os canos forem de pvc. Caso o imóvel seja antigo, ou por alguma razão não disponha da planta baixa, confira quais cômodos estão dividindo a parede em questão. Se for cozinha ou  banheiro, há grande chance de encontrar tubulações.

 

Para casos de reforma, uma dica é tirar fotografias dos locais por onde passam as tubulações. Elas serão úteis no futuro. Já para os profissionais, existe no mercado um aparelho a laser detector de tubulação,  que ao se aproximar da alvenaria o laser identifica obstáculos que em geral são as tubulações.

IMG_7887

Registro da tubulação na obra.

 

IMG_7900

Registro da tubulação no meu lavabo.

 

IMG_9585

Prateleira para uma maior versatilidade com os quadros.

Afinal, quadros são instalados para deixar o ambiente mais alegre e não para trazer problemas!

 

Até o próximo post!!!