DICAS PARA QUARTO DE BEBÊ
25 junho, 2014Ao longo da vida passamos por alguns momentos especiais. Isso se reflete, muitas vezes, na decoração de nossa casa. Com a chegada do filho(a), por exemplo, decorar o quarto do bebê é algo especial, feito com muito carinho. Menino ou menina? Qual cor preferida para o ambiente? É importante escolher cores suaves, que tragam aconchego, tranquilidade. Volta e meia recebo e-mails de futuras mamães com algumas dúvidas.Por isso o post de hoje é sobre quarto de bebê.
Separei algumas dicas:
Dica 01- Espaço. Este é um item que muitas casais precisam resolver quando a notícia do primeiro filho chega. Com redução de área dos apartamentos, aquela reforma linda de integrar um quarto para ampliar a sala, talvez tenha que ser revertida. Por isso, antes de mudar totalmente a planta do ap é necessário fazer um planejamento.
Dica 02- Desfazer das coisas. Normalmente o quarto escolhido já tem algum móvel, objetos que não terão nenhuma função para o bebê. Este é o momento de se desapegar dos objetos daquela fase de casal e que agora não tem muita utilidade. Parece óbvio, mas abrir mão de determinadas coisas, mesmo que não mais as utilizemos, muitas vezes bate aquela indecisão. Por isso, faça uma listinha do que realmente é necessário e doe o restante.
Dica 03- Iluminação. Uma iluminação indireta é necessária para o bem-estar do bebê. Porém, se o ponto de luz for só no teto, esta alteração vai exigir uma pequena reforma. Trabalhar a iluminação no gesso é uma boa pedida. Sugiro minidicróicas em pontos afastados do berço e da poltrona da mamãe, e também dimerização da lâmpada, para criar o efeito de meia luz.
Dica 04- Acabamento. Solução mais simples, como a aplicação de papel de parede já faz uma diferença e tanto e pode ser facilmente alterado no futuro. Pintura é outra alternativa, mas envolve mais disposição para conviver com um pouco de obra em casa. Mix do papel de parede e pintura é também bem interessante.
Dica 05- Piso.Sem quebra-quebra, o carpete de madeira é uma boa opção. No caso do uso de tapete, o ideal é que o tapete seja preso por algum móvel para evitar tropeços.
Dica 06- Marcenaria. Com tantas coisas fofas no mercado, muitos bebês já chegam ao mundo com um closet enorme. Porém, nesta primeira fase, as roupinhas são perdidas numa rapidez inacreditável. Se na chegada do nenê, a grana estiver curta, talvez uma cômoda ou um armário baixo possa auxiliar nesta primeira fase e deixar a marcenaria fixa para mais tarde. O mercado apresenta várias ofertas de cômodas e armários lindos. Vale procurar.
Dica 07- Ventilação. O quarto do bebê precisa ser bem ventilado para evitar possíveis alergias. É importante que os enfeites (tipo bichinhos de pelúcia, almofadas) possam ser laváveis, isto inclui também a cortina.Tudo que possa acumular ácaros deve ser evitado.
Dica 08- Layout do quarto – É importante que o berço fique posicionado mais longe da janela, para evitar corrente de ar, principalmente nos dias mais frios.
Dica 09- Poltrona da mamãe. É uma peça fundamental nesta fase. Porém, faz-se necessário observar bem o tamanho, para evitar problemas em quartos mais reduzidos.Em geral, este tipo de poltrona tem medida acima de 60cm de largura. Com a poltrona estofada e o puff, a mamãe e bebê ficam bem confortáveis.
Dica 10- Berço. O berço é o elemento principal no quarto do bebê. O berço precisa ser ventilado ( por isso uso de grades ) Segundo o Imetro, algumas recomendações devem ser observadas como: utilizar uma madeira forte (para que os parafusos fiquem firmes); a tinta para acabamento não pode ser tóxica; todo o acabamento do produto (até parafusos e molas) deve ter tratamento contra corrosão e ser instalado fora da área interna do berço.
Buscando referências interessantes, achei a Ameise Design empresa especializada em berços. O que me chamou atenção foi a presença da palhinha em alguns modelos para substituir a tradicional grade. Achei lindo e algo bem brasileiro, com um design diferenciado.
Bom, quanta coisa linda para inspirar!
Até o próximo post!!!
-
regina maia castelo branco
-
http://meucooktop.com/ Júlia