Novidades

ESCOLHA SUA CHAPA CERTA DE DRYWALL

17 setembro, 2014

Cada vez mais o cliente, quando decide fazer uma reforma, exige uma otimização na obra, visando redução de custo e também de tempo. A demanda por materiais mais leves e que exigem menos quebra-quebra, atraem cada vez mais clientes e arquitetos.  Hoje, sem dúvidas, a utilização de chapas de drywall para fechamento de ambientes e criação de espaços é uma solução bem interessante e com sobrecarga bem mais leve. Outro dado importante é a ampla liberdade estética que as chapas de drywall proporcionam na execução de um projeto. É o sistema ideal para vedações internas de qualquer edificação, pois atende a todos os requisitos de qualidade e produtividade da moderna construção brasileira.  Entretanto, para áreas molhadas, como banheiro, cozinha e forro de varanda, é extremamente importante fazer a escolha da chapa correta. Além da umidade, outro item que é preciso ser levado em conta ao escolher a chapa, é a segurança, principalmente em espaços comerciais, para reduzir risco de incêndio. Pensando nisso, separei algumas dicas sobre drywall.

Dica 01- Tipos de chapas corretas para utilização de drywall. A Knauf do Brasil produz a chapa certa para cada aplicação: para uso geral, chapas Standard (ST); para áreas úmidas, chapas Resistentes à Umidade (RU) e para proteção contra incêndios, chapas Resistentes ao Fogo (RF).

Dica 02–  Todo ambiente considerado área molhada (ambiente sujeito a respingo), como banheiro, área de serviço, cozinha, deverá ser utilizado chapa verde de drywall do tipo RU, que possui em sua composição química, componentes hidrofugantes, que protegem a superfície contra umidade.

Dica 03– Impermeabilização da chapa verde. Mesmo especificando o uso de chapa verde, recomenda-se a impermeabilização da base da parede (até no mínimo 20 cm do piso) e revestimentos em drywall com chapas RU.

Dica 04– Atenção para o uso da chapa verde.  Este tipo de material não é a prova d’água, por isso não deve ser usado em teto, sobre piscina ou sauna, já que a umidade, nestes ambientes, é constante. É recomendado apenas como fechamento vertical nas paredes.

Dica 05– Não substitua o elemento construtivo. Muitas pessoas acreditam que a chapa verde pode ser facilmente substituída pela chapa tradicional, chapa Standard (ST), com  o uso de um impermeabilizante. Isto é errado. No caso de uma manutenção da placa, ou até mesmo um furo para pendurar um acessório, como um espelho, a região impermeabilizada pode ser danificada e aí pode começar um problema.

Dica 06– Assentamento cerâmico. Mais uma vez a chapa verde (RU) é a recomendada, pois a argamassa colante é misturada com água. No caso de uma chapa Standard, a placa absorve a água e, com o tempo, acaba descolando a cerâmica assentada. Para fixação da cerâmica utiliza-se argamassa tipo AC II ou AC III.

Dica 07 – Maior segurança. Muita atenção à combustibilidade dos materiais. As chapas rosas resistentes ao fogo possuem uma composição extra em comparação com as  tradicionais: o verniculita (mineral) e a fibra de vidro. Ou seja, antes de destruir a chapa, o fogo irá destruir primeiro este componente. Esses componentes ajudam a retardar aumentando a resistência ao fogo e segurança da chapa. Estas são bem mais eficazes na proteção às chamas do que as chapas Standards (ST) e obedecendo aos requisitos da Norma de Desempenho NBR 15575:2013.

 

Dica -08. Vedações internas de áreas nas quais se exige proteção passiva contra o fogo. Caixas de escadas, corredores e rotas de fuga em geral devem ser especificados com chapas Resistentes ao Fogo (RF), conhecidas popularmente como “chapas rosa”. Estas são bem mais eficazes na proteção às chamas do que as ST.

Dica 09– Espaços comerciais e o uso de drywall. Para ambientes comerciais, como lojas, restaurantes e outros estabelecimentos, é necessário verificar a norma da ABNT NBR 15758:2009, para especificação correta de uso do Drywall.

Dica 10 -. Especifique material de qualidade e utilize mão de obra especializada. Para o bom desempenho do drywall é necessário comprar um material de qualidade e também utilizar mão de obra qualificada. Para maiores informações, acesse: www.knauf.com.br/rurf/.

Fotos: Knauf Divulgação.

 

Até o próximo post!!!

  • Luciana

    Olá, Natalia,
    Muito legal este post!
    Estou reformando meu banheiro e me sugeriram colocar o dry wall para tampar os azulejos, já que quero pintar as paredes, você acha interessante ou é melhor simplesmente passar a massa que cobre o azulejo?
    Obrigada,
    Luciana

    • natalia

      Olà Luciana!

      Obrigada pelo contato. Esta área que irá reformar fica dentro da área do chuveiro ou apenas na parte de fora?
      Acho uma boa solução e inclusive já fiz uma obra assim. Utilize a chapa verde (RU) por conta da umidade.

      Dependendo do estado do azulejo, uma tinta époxi também resolve.

      Espero ter ajudado!

      Volte sempre por aqui.

      • Luciana

        Oi, Natalia,
        Muito obrigada!
        Adoro seu blog e estou sempre por aqui!
        Na parte interna do box estou colocando as pastilhas e na parte de fora as placas de dry wall.
        Hoje, já colocaram em um dos banheiros e gostei muito do resultado!
        Abraços!

        • natalia

          Oi Luciana. Que bom que a obra já começou.

          Bom conversando com a Knauf do Brasil olha uma dica legal para sua solução e às vezes pode ajudar outro leitor. Para revestimentos sobre azulejos existem dois sistemas: um sistema colado (chapa colada – sistema W611) ou o sistema autoportante (sistema W625). No caso do uso do primeiro haverá a necessidade de antes fixar a chapa apicoar no azulejo. Para ambos os sistemas utilizar a chapa RU (verde). Para saber mais detalhes, favor, acessar o site da Knauf do Brasil: http://www.knauf.com.br e acessar o Manual de Instalação que se encontra em download de catálogos.

          Envia fotos depois do banheiro.

          Abraços.

          • http://www.malasnaporta.com Luciana

            Obrigada, Natalia,
            Quando acabar a obra, te mando fotos!
            Abraços!

  • Jonio

    Tenho visto muitos imóveis serem lançados já com o DryWall dividindo alguns ambientes como quartos de sala expandida. Com certeza é uma forma rápida de se conseguir um trabalho eficiente na colocação e na conservação.
    Abs
    Móveis Planejados

    • natalia

      Olá Jonio.

      Atualmente as construtoras preferem utilizar drywall na divisão interna, para otimizar a obra e deixar o prédio com uma sobrecarga menor (mais leve).
      Outra vantagem do drywall é o tratamento acústico. Porém, muitas empresas não realizam o tratamento com materiais adequados e quem sofre são os moradores no pós obra.

      Obrigada pelo contato.

  • Carlos Alexandre Camardella

    Prezados, posso utilizar a placa verde no forro da varanda, no lugar de uma placa cimentícia? Tive uma informação de que, com o passar do tempo, a placa cimentícia começa a trincar, e que a placa verde seria mais apropriada para esse uso.

    Esse tipo de placa permite que eu pendure alguma coisa no teto?

    Minha casa tem um beiral de 80cm, então esse forro com certeza não ficaria sujeito a água diretamente. Obrigado.