Mostras

ESPECIAL CASA COR STARS

19 dezembro, 2012

Oi pessoal, chegando o fim de ano e tudo fica uma correria. E para finalizar os eventos  de 2012, o grupo Casa Cor realizou o evento Casa Cor Stars (que é uma palestra com convidados do cenário nacional e internacional para debater tendências e apresentar criações inovadoras) e nesta edição o convidado foi o design belga Xavier Lust.

Xavier Lust contou um pouco da sua carreira e a importância de estar em um país como a Bélgica, um país pequeno que faz fronteira com os Países Baixos, Luxemburgo, França e Alemanha. Arte, design e criação estão fortemente presentes na Bélgica. Toda essa introdução me fez lembrar a viagem que fiz a Bruxelas e Bruges ( duas cidades belgas) e lembrei o que vi de arte pela cidade e como o design estava presente em todos os lugares que passei.

arquivo pessoal

Centro de Bruxelas.

(fonte:arquivo pessoal) Manneken Pis famosa fonte em bronze encontrada em Bruxelas.

Para que não conhece, a Bélgica é um país multicultural e possui três línguas oficiais (francês, alemão e neerlandês) e é conhecida mundialmente por suas cervejas e chocolates. A cidade de Bruxelas é famosa por sua arquitetura gótica e barroca, com muitos mercados e museus. O movimento Art Noveau é encontrado no Museu da História em Quadrinhos e as tirinhas são tão importantes por lá, que existe um roteiro dos personagens que estão espalhados pela cidade e é uma diversão encontrá-los durante o passeio.

Na esquerda, obra Broussaille, do artista Frank Pé, inaugurou o roteiro dos quadrinhos nos muros de Bruxelas. Na direita mais obras de histórias em quadrinhos.

(fonte: arquivo pessoal) E olha o que faz parte do Museu da História em Quadrinhos: os Smurfs!

(arquivo pessoal)

Um pouco da arquitetura Art Noveau do Museu. Muito ferro presente em escadas, tetos, pilares…E olha mais um personagem andando pelo Museu…

(arquivo pessoal)

E para finalizar este cenário multicultural, este é o Bruxelas Atomium (uma escultura que representa um símbolo nacional). E junto próximo ao momumento encontra-se o parque da Mini-Europa com os principais pontos turísticos europeus em miniatura.

arquivo pessoal

 

Casa Cor Stars com Xavier Lust mostrando uma de suas obras.

E foi neste contexto multicultural que comecei a entender as referências criativas do design Xavier Lust e a importância de suas peças para o país belgo. Suas obras estão em várias frentes do design como: mobiliário, acessórios, design de interiores, design industrial, mobiliário urbano e peças de colecionadores.

(fonte:xavier.lust.com)

Mesa Blow up feita em poliester e minerais; Lust disse que o maior desafio foi unir tecnologia, resistência e estética para esta peça. Gostei bastante da leveza do tampo e espessura.

(fonte: xavierlust.com)

Sofá Aubergine, uma abstração da beringela e ainda em estudo.

(fonte:xavierlust.com)


Cadeira Archiduchaise, uma peça de colecionador feita toda em alumínio.

(fonte:xavierlust.com)

S-table e aqui Xavier Lust falou que foi uma tentativa para uma releitura da mesa Tulipa de Eero Saarienen. Talvez uma alternativa para desenvolver uma nova proposta para a base do tampo circular. O modelo com tampo em vidro vizualiza melhor o formato  “S”.

 

(fonte:xavierlust.com)

Extra Chair; aqui ele desenvolveu um produto em escala industrial, tornando  mais acessível.

(fonte:xavierlust.com)

Para design de interiores, ele mostrou uma casa em Ibiza publicado na  Revista Case de Abitare. Gostei bastante do projeto da residência e dos mobiliários também. Pena que não consegui mais fotos para divulgar aqui.

(fonte: xavierlust.com)

Mobiliário urbano para estação de ônibus e trem em Bruxelas.

arquivo pessoal

Estacionamento de bicicleta e banco em parques. Destaca a importância de pensar alternativas de transporte urbano. Gostei muito.

arquivo pessoal

No final, Xavier Lust conversou com alguns convidados como Pedro Ariel ( diretor da Revista Casa Cláudia), representantes do grupo Casa Cor, Todeschini e A Lot of. O designer lembrou que levou anos ( com erros e acertos) para chegar ao resultado de unir funcionalidade, leveza e tecnologia em seus produtos. Também falou que os principais pilares para sua criação foram aliar valores e teorias, que englobassem sempre emoção, funcionalidade, cultura, história e facilidade para execução em larga escala. E destacou a importância do stand Satélite da feira de Milão ( stand que divulga novos talentos) onde sua carreira teve seu principal “start”. Presenciei ali uma grande aula de design.

Para saber um pouco mais do trabalho de Xavier Lust, clique aqui.

Agradeço a arquiteta Keite Alegre e a equipe Deca pelo convite.

Até o próximo post!!!