Você sabia?

ESPECIAL: COZINHAS

15 outubro, 2012

Define-se cozinha como a  área da casa específica para o preparo de comida. Atualmente, as cozinhas brasileiras, além de exercer a principal atividade de cozinhar,  viraram o centro das atenções para as  diversas atividades de lazer e tornado-se um dos lugares mais aconchegantes da casa. Mas na história da humanidade isso nem sempre foi assim.

Na Grécia antiga, por exemplo, as casas tinham os quartos organizados ao redor de um pátio central onde era realizado o preparo de comida…E esses pátios – alguns com jardins-  também serviam de locais de estar para toda a família.

(fonte: www.omorfipoli.com)

Casa Grega restaurada com cozinha ao fundo. 

(fonte:www.omorfipoli.com)


Pátio externo da mesma residência Grega acima.

No Império Romano, a população  não possuía cozinhas próprias e os alimentos eram preparados em grandes cozinhas públicas. Algumas pessoas tinham o privilégio de possuir fogões de bronze, onde o fogo poderia ser aceso para cozinhar. Já os romanos ricos possuíam cozinhas extremamente equipadas para o preparo dos alimentos. Essa dinâmica da  cozinha de não ser percebida pelos moradores de suas residências e comandada por escravos, ainda permaneceu até o início do século XX.

A grande mudança da cozinha ocorreu  com a crise econômica  dos anos 30. No geral, apenas os ricos continuavam a ter funcionários domésticos. Com a abolição da escravidão e o homem trabalhando fora das residências, as mulheres  assumiram o preparo dos alimentos. Isto foi fundamental para a relação que o ambiente cozinha representava para a residência: deixou de ser então um ambiente isolado do resto da casa, transformando-se em um espaço de convívio para todos. Também tornou-se prioridade transformar a cozinha em um espaço facilitador para o preparo dos alimentos, surgindo então o conceito de “cozinha dos sonhos”, forte filosofia dos americanos na década de 50.

(fonte: aqui)

Henry Ford Museum com uma típica cozinha americana montada. 

Na década de 70, com a emancipação feminina, a mulher também começou a trabalhar fora  do lar, alterando mais uma vez a dinâmica da relação das pessoas com a cozinha da casa. A cozinha se tornou o ambiente da casa onde todos da família se reuniam para um momento de lazer, seja para cozinhar ou conversar. É nesse quadro que nasce o conceito “a cozinha é o coração da casa”.

Hoje a cozinha é comandada tanto por homem quanto por mulher. Cozinhar não é mais sinônimo de obrigação e sim de lazer. Muitas cozinhas se tranformaram em salas de estar informal. Neste contexto é que quero compartilhar com vocês alguns projetos de cozinhas mais que charmosos, quase grandes obras de arte. Aproveitem!


Acima, Casa Cor Brasília 2012 projeto do Ney Lima. Uma cozinha gourmet com forte presença do inox e possui os eletrodomésticos embutidos em marcenaria de madeira escura.

Esta imagem é da Casa Cor São Paulo, 2011. Cozinha adaptada para portadores de necessidades especiais. (Vou ficar devendo quem fez o projeto…) Aqui a rodabancada é alta no mesmo acabamento da bancada. Gostei da ousadia da cor laranja.

(fonte:www.guilhermetorres.com.br)

Projeto Guilherme Torres. Ilha central em inox e eletrodomésticos embutidos em marcenaria escura.

 

Casa Cor Brasília 2012. Mais uma vez o laranja presente nas cozinhas. Gostei da rodabancada em pedras naturais. Saiu do comum de pastilhas e granitos. (projeto Helaine Caloête).

Esta cozinha ficou charmosa pela cor verde utilizada na marcenaria. A parede em fundo branco e a bancada da ilha deixaram o ambiente harmônico.

(fonte:www.revistacasaejardim.globo.com)

Cozinha com armários estilo inglês. Gostei muito desse tom de azul (projeto Nelson Kabarite).

(fonte:www.revistacasaejardim.globo.com)

Essa cozinha ficou super charmosa e com um ar “retrô” com a utilização dos azulejos em cores amarela e branca.

(fonte:www.revistacasaejardim.globo.com)

 Esta imagem é uma cozinha com iluminação natural e com uma bancada na direita bem larga. Projeto de Andre Vainer.

(fonte:www.revistacasaejardim.globo.com)

Para as opções de cozinhas estreitas de apartamentos, esta solução de tonalidades claras e o passa prato do lado direito conseguiu ampliar bastante o ambiente. Projeto de Fabiana Avanzi. 

(fonte:www.revistacasaejardim.globo.com)

Aqui este projeto ficou bem original. A cor laranja e azul fizeram uma ótima composição com a bancada em pedra clara.

(fonte:www.revistacasaejardim.globo.com)

Uma opção de piso mais ousada no projeto do escritório Superlimão. E olha que charmosa a cuba esculpida em laranja na bancada preta. Legal né?

(fonte: www.superlimão.com.br)

(fonte:www.revistacasaejardim.globo.com)

Branco e cinza também podem fornecer um ambiente bem sofisticado. E uma idéia econômica ao utilizar cimento queimado acima da rodabancada.

(fonte:studioaz.arq.br)

Boa escolha do contraste das cores. Branco e marrom. Projeto Studio AZ.

 

(fonte:www.revistacasaejardim.globo.com)

Mais uma opção de cozinhas com ventilação natural. Projeto Sabrina Matar.

(fonte:www.revistacasaejardim.globo.com)

Não poderia faltar as cozinhas que lembram fazendas.

(fonte:www.revistacasaejardim.globo.com)

Para quem gosta de misturar os materiais: ladrilho + alumínio + granito. Projeto Gustavo Pena.

Esta cozinha projetada para um chef está bem rural e charmosa.

(fonte:www.revistacasaejardim.globo.com)

Na busca de materiais alternativos, a parede em tilojo aparente fez um contraste interessante na cozinha toda branca. (Projeto Rachel Nakata).

(fonte: www.ornare.com.br)

Cozinha com marcenaria em vemelho. Mostra Black 2012.

(fonte:www.omorfipoli.com)

 Cozinha grega contemporânea. Nota-se também a presença de ilhas nas cozinhas.

(fonte:www.omorfipoli.com)

Acima, duas imagens de uma casa grega original com adaptações contemporâneas na cozinha.

Até o próximo post!!!