Novidades

ESPECIAL RESTAURANTES

21 março, 2013

Tudo bem com vocês?

Este post é  sobre projeto de restaurantes. A idéia surgiu em uma viagem de férias a Maceió. Estava almoçando com meus amigos na cevicheria El Brujo (cozinha peruana espcializada em ceviche). Quando soube do meu blog, a chef Simone Bert nos convidou para conhecer a decoração do seu outro restaurante: Wanchako. Entre outras coisas conversamos sobre as diretrizes do projeto e a importância de uma cozinha bem equipada para  “dar conta do recado” do grande número de clientes no verão, e ao mesmo tempo, manter a qualidade dos alimentos na cozinha. Desde então, venho me preparando para escrever este post.

(Fonte:aqui Restaurante Wanchako, Maceió)

Conceber um projeto de restaurante não é tão simples e o dono do estabelecimento precisa ter em mente um programa de necessidades ( tudo que deseja) para o arquiteto poder alinhar todas as idéias e transformá-las em um conceito criativo. Na minha opinião, essa fase da criação é a mais desafiadora, porém divertida. Programa em mente, é preciso pensar na área do espaço disponível.

(Design de Ana Elisa Lousa)

Neste momento ítens como circulação, tipo de comida, estoque, quantidade de pessoas a serem atendidas no salão, caixa, ou seja, cada detalhe é discutido e alinhado. A cozinha, elemento principal do restaurante, é a etapa mais complexa pois tudo precisa ser devidamente pensado. Cada pequeno espaço pode determinar a rotina do chef e tudo deve funcionar bem para a comida chegar impecável na mesa do cliente.

Aí vão algumas dicas:  

Para cozinha:

Sobre materiais – A madeira não é um material indicado para este espaço. Ou seja, nunca use bancada de madeira no preparo dos alimentos. Mas por quê? A madeira absorve umidade e bacteria podendo contaminar os alimentos. O ideal mesmo é bancada de inox.

(fonte: arquivo pessoal)

Revestimentos – Acabamentos sem texturas e claros facilitam a limpeza, pois a cozinha é um ambiente com muita gordura. Invista na tendência de acabamentos na área do salão.

Iluminação – Cozinha é um lugar que exige muita luz. Utilize luminária que permita lavagem com água. No mercado existe luminária para uso industrial. Faça a pesquisa.

Área de circulação do cliente:

Eu diria que é o espaço onde o arquiteto pode ousar mais na criatividade, colocando sempre um toque aqui outro ali. Desde a fachada, recepção, espera, banheiros…

(fonte: arquivo pessoal. 1- Estante decorativa Restaurante D’Olivino em São Paulo; 2 – Portas dos banheiros decoradas com coleção de estilista, Restaurante Wanchako em Maceió; 3- Espelho divertido na porta do banheiro do Restaurante AK Vila em São Paulo.)

Salão – Invista em tendências e o mais importante: o conceito que o restaurante quer transmitir.

Espaço- Alguns terrenos são privilegiados pela sua localização. Priorize a vista e a beleza do lugar. Isto pode ser um diferencial para o retorno do cliente.

(Fonte:arquivo pessoal. 1 e 3 – Fotos internas do salão vip; 3 – Acesso para a varanda do restaurante do salão vip.  Restaurante Céleste em Praga, República Tcheca)

(fonte: divulgação restaurante Doca, Brasília. Vista do restaurante Doca na beira do Lago Paranoá em Brasília).

Cores – Saiba utilizar uma paleta de cores corretamente. Sempre vai ter algum cliente que vai reparar este cuidado e se sentir mais confortável.

(fonte: divulgação restaurante Brado, São Paulo)

Forro + ar condicionado – Partes importantes do projeto e devem ser compatilizadas ( verificadas) com o projeto de layout desde o início. Alguns projetos podem fazer destes elementos um charme a mais.

(fonte:arquivo pessoal Restaurante Ping Pong, São Paulo).

Circulação –  As distâncias das mesas, cadeiras dependem da área total disponível. Para espaços muito justos, o dimensionamento deve ser pensado assim: uma pessoa deve passar entre as mesas e não “esbarrar” no cliente ao lado. Alguns conceitos, como bristrôs, pedem um mobiliário mais estreito em um layout. Abuse da criatividade e dê charme  ao local.

(Fonte: divulgação Restaurante Doca, Brasília)

Acústica – Restaurantes são espaços de conversas e é preciso ter um cuidado maior com o ruído. O projeto acústico não pode ser esquecido. Entenda como funciona a madeira, estofados, relação do som com a altura do espaço…Para isto estou aqui também.

(fonte: divulgação restaurante Tavares)

Decore – A decoração faz a diferença. E não precisa ser apenas objetos de luxo. Um toque de charme a mais vai deixar seu cliente mais à vontade e feliz para apreciar uma ótima culinária.

(fonte: arquivo pessoal 1- Restaurante Couvert, Brasília; 2- Restaurante Dona Lenha, Brasília; 3- Restaurante D’Olivino, São Paulo)

Vamos conferir alguns restaurantes que gosto bastante da decoração e da culinária?

Restaurante Maní – Cozinha Brasileira

Chefs: Daniel Redondo e Helena Rizzo.

Cidade: São Paulo.

(fonte: divulgação restaurante Maní, São Paulo)

Restaurante Dudu Bar e Restaurante – Cozinha Contemporânea

Chef: Dudu Camargo

Cidade: Brasília.

(fonte: divulgação restaurante Dudu Bar, Brasília)

Restaurante Tavares – Cozinha brasileira do dia-a-dia

Chef: Ana Soares

Cidade: São Paulo

(fonte: arquivo pessoal, Restaurante Tavares São Paulo).

Restaurante Kaá – Cozinha contemporânea

Chef: João Leme

Cidade: São Paulo

(fonte: divulgação restaurante Kaá, São Paulo)

Restaurante Doca – Cozinha Contemporânea

Chef: Pedro Coe

Cidade: Brasília

(Fonte: divulgação Restaurante Doca, Brasilia)

Restaurante Brado – Cozinha variada com ingredientes sazonais.

Chef: Pedro Vita

Cidade: São Paulo

(fonte: divulgação restaurante Brado, São Paulo.)

E aí, gostaram?

Agora, para presentear vocês leitores de Brasília e São Paulo o blog vai fazer um sorteio de algumas cortesias oferecidas por dois restaurantes que selecionei nas duas cidades. Em Brasília, o chef do restaurante Doca oferecerá ao leitor, que almoçar ou jantar no restaurante, duas sobremesas. Já em São Paulo, serão três sorteios para os leitores, que almoçarem ou jantarem no restaurante Brado, e cada pessoa da mesa ganhará uma taça de vinho.

 

Para participar, basta vocês curtirem a página do facebook do blog Natalia Noleto (clica aqui), compartilharem este link e fazerem um comentário neste post, respondendo a seguinte pergunta: O que você mais repara em uma decoração de restaurante? Ou não repara? Não esqueça de escrever um email para contato e qual das duas cidades você está participando.

O sorteio será realizado através do Random Number Generator  no dia 02 de Abril de 2013. Ou seja: tem que responder para participar.

Quero agradecer a todos os restaurantes que contruibuíram para a realização deste post.

Até o próximo!!!

 

  • Aline

    Ná! Adorei seu blog e em especial esse post!
    Retratou muito bem tanto a parte técnica quanto a artística. Parabéns! Beijos,

    • natalia

      Oi Aline!
      Fico feliz que gostou! Tem muito projeto de restaurante legal por ái, né?

      E a parte técnica é divertida também!

      Abraços!

  • Iarema Henderson

    Parabens!
    Simples, profissional e ilustrador de ideias.
    Aguardo mais.
    Iarema

    • natalia

      Oi Iarema!

      Obrigada pelo comentário. Volte sempre no blog que terei mais novidades.

      Boa semana.

    • natalia

      Querida Leitora Iarema,

      Você ganhou o sorteio do restaurante Brado. Qual seu email para contato?

      Abraços e parabéns!!!!

  • Viviane

    nossa!!! excelente post. Nat, eu reparo se o lugar é aconchegante e acolhedor, de preferência algo que fuja do padrão, variando para tendências atemporais, com um mix de old school. beijos

    • natalia

      Adorei o mix de old school! 😉

  • Francisco Jose Noleto Ne

    Observo a iluminacao, Sou de Brasilia

  • http://www.maegeek.com Gisela Blanco

    O que mais reparo é se a cozinha é aberta ao público. Adoro aquelas com vidro, que dá pra vc ver o chef preparando seu prato do salão!

    • natalia

      Oi Gisela! Quando fiz a pesquisa também observei alguns restaurantes que deixam a cozinha aberta ao público! Parece que tem uma troca com o cliente e o chef, né? Volte sempre!

  • Gabriela

    Quando vou a um restaurante observo principalmente a decoração das mesas e do ambiente de um modo geral, como quadros, fotos, pinturas, enfeites.
    Sou de brasília!
    Parabéns pelo blog! Adoro os posts! :)

  • Luisa

    Oi, Nat! Adorei seu post!!
    Eu reparo nas mesas e cadeiras!
    Beijos

  • Graça Maranhão

    Observo muito os banheiros. Parabéns!!!

    • natalia

      Quem sabe um futuro post sobre banheiros de restaurantes?
      Volte sempre no blog!

  • Viviane

    Amei as dicas Nat! De arquitetura e dos restaurantes! Bjs, sucesso! Temos que marcar pra conhecer outros por aí,,,rs

  • João Thiago Oliveira Pinho

    Belíssimo post, Naty!
    Eu gosto muito de analisar a iluminação dos ambientes e o mobiliário.
    Infelizmente são dois pontos em que acredito que os restaurantes brasileiros têm que evoluir mais um pouco ainda.
    Até a nossa vizinha Argentina tem mais restaurantes aconchegantes e preocupados com o ambiente do que aqui.
    Parabéns pelo blog!

    • natalia

      Oi João! Que tal compartilhar com a gente aqu no blog suas referências da Argentina? Uma idéia, né?

      Concordo que mobiliário realmente influencia no bem estar do cliente.
      Volte sempre no blog!!!

  • Guilherme Machado Brennand

    Olah Natalia, estou para montar um novo Restaurant + Bistronomia,em Teresopolis-Rj, onde o Salão de+- 15X10, jah tem um revestimento de paredes tipo escoras de Eucalipto rustico e gostaria de aproveita-los. Em se tratando de uma Região Serrana, gostaria de criar um estilo Country intimista, muito aconchegante, com um belo Lounge, c/lareiras e
    a Alcool, que instiguem as pessoas à se deixarem levar a uma irresistivel
    vontade de sentar e deleitarem-se e depois serem levadas à deleitarem-se em Lautos jantares e almoços em mesas e cadeiras com um conforto fora do comum e Lay-out diferenciado de tudo e todos na sua distribuição. Apreciaria suas sugestões iniciais. Att. Guilherme Brennand

    • natalia

      Olá Guilherme. Legal sua idéia.

      Mas para poder ajudar em algo teria que fazer um projeto…Assim fica difícil, sem conhecer o espaço.
      Espero que o blog ajude nas suas pesquisas!

      Abraços.

  • Ivete Uchoa

    Gostaria de transformar uma parede grande que tenho em meu restaurante, ela é toda em tijolo aparente, que idéia pode me dar para transformá-la? Estou cansada pois esta parede é toda a frante do salão do restaurante, e já está ultrapassada. Queria uma coisa mais leve e de fácil limpeza. Pode me ajudar?? Obg. Ivete

    • natalia

      Olá Ivete. Neste caso, é preciso fazer um projeto para ver como a parede influencia no projeto.
      Fica difícil ajudar sem conhecer o espaço.

      Obrigada pelo contato!