Objeto de desejo

ESTANTES PARA ORGANIZAR

11 novembro, 2013

Atualmente estou com um projeto paralelo que é pensar no projeto de marcenaria do meu  escritório. Como estou envolvida neste projeto, hoje quero compartilhar algumas dicas sobre estantes, tão importantes  para organizar livros, guardar material de trabalho etc…

Dica 01- Medida do local. É importante medir bem o espaço para saber o tipo, largura e como poderá ser as divisões da estante.

(Fonte:natalianoleto.com.br)

Dica 02- Projeto. No projeto da estante é legal prever não somente as coisas que já temos para guardar mas pensar também num espaço para os objetos extras que teremos no futuro.

Dica 03- Material. Se a estante for usada com muita frequência para mover os objetos é preciso pensar com calma no material especificado. Por exemplo, ao se usar laca o cuidado tem que ser redobrado. Normalmente a laca da marcenaria é mais frágil do que a laca automotiva dos móveis produzidos em escala industrial.

(Fonte:natalianoleto.com.br)

Dica 04- Nichos. Já que a estante  é um móvel que chama mais atenção, nada como pensar com carinho na estética. Intercalar nichos abertos com nichos fechados pode ser uma boa alternativa para organizar bem os objetos e mostrar alguns adornos.

(Fonte:natalianoleto.com.br)

Dica 05- Formato. Se a estante for projetada sob medida, aproveite para fazer algo diferente. Prateleiras instaladas na diagonal podem  fazer um charme e tanto no móvel e deixar o ambiente mais divertido.

(Fonte:Casa Cor Ceará Divulgação)

 

Dica 06- Estante + iluminação. Estante com iluminação embutida fica sofisticada. Entretanto, para pensar nesta opção é necessário prever um ponto de energia para passar a fiação. Fita de LED é boa opção para este detalhe de marcenaria pois ocupa menos espaço. Já a lâmpada fluorescente tubular precisa de um detalhe na prateleira para embutir e não ficar aparente.

(Fonte:natalianoleto.com.br)

Dica 07. Estante sem fundo. Exatamente!  Assim, o fundo da estante pode ser um papel de parede, tinta ou até mesmo um revestimento diferenciado. A desvatagem é a limpeza.Dependendo do peso da estante fica difícil o acesso para a manutenção. Mas para tudo se dá um jeito.

(Fonte:revista Casa Claudia)

Dica 08. Mix de cores e texturas. Aproveite a marcenaria para caprichar e dar um destaque ao espaço com a escolha de cores. Prateleiras, fundos e portas podem criar contrastes interessantes. Aproveite!

(Fonte:natalianoleto.com.br)

Dica 09. Estante divisória. Para apartamento enxuto, estante pode, sim, substituir parede. Além de ser uma divisão de espaço, pode ter muita utilidade!

(Fonte:natalianoleto.com.br)

Dica 10. Composição. Se a marcenaria  sob medida ficar acima do seu orçamento, existe a opção da composição de peças. Muitas lojas de departamento oferecem prateleiras e móveis que, sabendo escolher, podem virar uma composição incrível e sair do tradicional. Experimente.

(Fonte:natalianoleto.com.br)

Separei alguns projetos para inspirar! Olha só:

(Fonte:Casa Cor Rio de Janeiro)

(Fonte:natalianoleto.com.br)

 

(Fonte:natalianoleto.com.br)

(Fonte;natalianoleto.com.br)

(Fonte:Casa Cor Rio de Janeiro)

 

Tudo lindo,né?

Até o próximo post!!!

  • cleber moura

    Parabéns, belo trabalho.