Objeto de desejo

GARIMPO POR PEÇAS DE ANTIGUIDADE

04 julho, 2014

A procura por objetos que tenham um ar retrô cresceu muito no país. Muitos empresários viram a oportunidade de um negócio bastante lucrativo. Porém, encontrar peças antigas, objetos assinados,   não é tão simples assim. Arquitetos e designers valorizam muito estas peças e cada vez mais as especificam em seus projetos. Mas, então, como encontrar lojas confiáveis?

(Móvel que vi no Estúdio Glória)

 

Bom, tem que pesquisar. Conversei com uma das sócias do Relicário das Artes, aqui em Brasília (talvez seja a maior loja de antiguidades da capital), e é um trabalho complicado, que exige muito garimpo. Separei algumas dicas interessantes. Olha só:

(Achados no Relicário das Artes em Brasília)

 

Dica 01- Objetos de época. Existe objeto que o próprio design já registra seu valor histórico e nem precisa de registro. Como telefones discados, ventiladores, vitrolas…Objetos que hoje são difíceis de serem encontrados mas que, além de possuir um alto valor de investimento, muitas pessoas fazem questão de mantê-los como peça de decoração.

(Loja Teo em São Paulo – Direita: Poltrona Gafanhoto John Graz década de 50)

(Querida e famosa Benedito Calixto)

Dica 02- Marcas do tempo. Assim como nós, os objetos adquirem marcas de acordo com o tempo de vida útil deles. São riscos, manchas, quebrinhas que comprovam a veracidade da peça. Penteadeiras, por exemplo, com espelhos que apresentam uma leve corrosão  são peças disputadíssimas!

(Penteadeira sempre um objeto de desejo. Loga Relicário das Artes)

Dica 03- Material. Alguns materiais antes facilmente produzidos hoje são raros no mercado, como, por exemplo, móveis em madeira de lei. O trabalho de marchetaria custa muito caro e a mão-de-obra especializada nem sempre é fácil de ser encontrada.

(Procuradíssimos! Loja Teo em São Paulo)

Dica 04- Objetos assinados. Mobiliários que datam do período 1950 – 1980 são disputadíssimos pois representam o modernismo brasileiro. Bastante procurados mas é  difícil  encontrar lojas que vendam este tipo de mobiliário. Em São Paulo, indico a loja Teo, que tive a oportunidade de conhecer, sendo uma das maiores lojas do setor.

( Ball do desginer Eero Aarnio 1965. Vi na loja Teo em São Paulo)

Dica 05- Réplicas. Como a procura no mercado de antiguidades é enorme, encontramos muitas réplicas por aí. Há quem valorize mais as réplicas pois prefere comprar uma peça que nunca foi usada. Vale o gosto de cada um!

(Móvel repaginado no Estúdio Glória em São Paulo)

ONDE ENCONTRAR:

BRASÍLIA: LOJA RELICÁRIO DAS ARTES, NA 508 SUL, VIA W3.

(Loja Relicário em Brasília. Achei a loja bem grande e com interessante acervo)

SÃO PAULO: LOJA TEO, NA RUA JÕAO MOURA

( Loja Teo. Peças interessantes e vale a visita no galpão para conferir o estoque!)

RETRÔ CONTEMPORÂNEO: ESPAÇO GLÓRIA NA RUA MATEUS GROU.

(Quem não ama um retrô contemporâneo? Estúdio Glória)

Gostam do estilo retrô?

Até o próximo post!!!

 

 

  • marli canever

    Como posso enviar algumas fotos de um dormitório de casal completo antigo, caso tenham interesse em compra-lo?
    Grata
    4122 4932

    • natalia

      Olá Marli!

      Entra em contato com as lojas! Pode ser uma boa ideia.

      Abraços.

  • alexandre

    Boa noite, poarabens pela loja, muito legal, eu tenho uma pimball fliperama da taito com o nome GEMINI, eu paguei a tempo , 12,000,00 , ela esta muito inteira , agora vou vender ou trocar metade do valor por mercadoria em que vi na sua loja,,, é que vou levar para o sitio, agradeço a atençao, e se houver interesse ,,, pode retornar,, obrigado