Você sabia?

ILUMINAÇÃO – MAIS LED POR FAVOR

22 novembro, 2013

Que o mercado de iluminação evoluiu com o avanço da tecnologia, todo mundo já sabe.E como a tecnologia está em constante evolução é preciso manter o conhecimento atualizado e tentar acompanhar as novidades do setor. Com certeza, o grande nicho da iluminação que está crescendo cada vez mais é a tecnologia do LED (LIGHT EMITTING DIODE). Uma ótima alternativa para luz de trabalho, menos consumo e maior durabilidade. Entretanto, existem muitas dúvidas sobre o LED, alguns clientes inseguros para adquirí-los, sendo necessário mais divulgação e explicação por parte dos fornecedores.

Semana passada estive no workshop da Ourolux onde pude me informar mais sobre o assunto e conhecer o que existe no mercado e o que ainda está por vir. Vamos lá:

Dica 01- Economia. Essa é a peça fundamental quando o assunto é LED. Acredito que 90% dos usuários buscam este resultado ao substituir uma lâmpada comum por LED. A economia realmente é verdadeira devido a longa vida útil e redução dos custos de manutenção.

Dica 02 – Sustentável. LED é um microchip que substitui as tradicionais lâmpadas com mercúrio, causando menos danos ao meio ambiente.

Dica 03 – Menos calor. Sim, o LED substitui lâmpadas que “jogam” luz para fora, como as tradicionais dicróicas, por exemplo, que esquentam.

Dica 04 – O mercado. Atualmente a tecnologia do LED cresceu e é possível encontrar produtos bivolts (tensão 127v/200v) algo que no Brasil é muito útil pois temos variações dessas voltagens em vários estados.

Dica 05 – Consumo – A questão é entender que o LED permite um menor consumo por uma maior quantidade de luz emitida em uma lâmpada (unidade medida em lumens).

Dica 06 – Cores. Ah…O LED permite o controle dinâmico de cores sem precisar colocar um filtro. E este efeito é bem divertido e pode criar cenas interessantes em muitos espaços.

(Leds coloridos no Showroom da Ourolux em São Paulo)

Dica 07- Luz de emergência – Finalmente no Brasil estamos mais antenados em situações de emergências e hoje o mercado apresenta luminárias em LED para luz de emergência. Ganhei uma para teste; a grande vantagem é que dura bem mais!

Dica 08 – Cenas + temperatura de cor. Como arquiteta e apaixonada por cenas de luz, minha única queixa sobre o mercado de LED ainda é a cor emitida na lâmpada, as chamadas temperaturas de cor. Cores brancas ficam próximas de 3000 k (ótima para luz de trabalho) e lâmpadas mais amareladas ficam próximas de 2700k ( aquela luz de aconchego, meia sombra…). Encontramos no mercado lâmpadas mais na cor branca. Vamos esperar o mercado avançar neste sentido!

Dica 09 – Superled. Nova tecnologia no mercado, o formato lembra uma lâmpada comum mas possui um dissipador de calor em alumínio que faz com que o produto esquente menos.

Dica 10- Marcas – Cuidado com lâmpadas de LED importadas com preços bem abaixo do mercado. Fabricar LED parece fácil mas algumas marcas estrangeiras não possuem um laboratório para teste o que pode comprometer os benefícios que um bom produto proporciona. Sendo assim procure marcas idôneas no mercado!

Quer saber um pouco mais sobre LED? Olha estes Posts: LED, LED, LED; .LED O FUTURO EM MÃOS.  

Até o próximo post!!!!