Você sabia?

ILUMINAÇÃO PARA BANHEIROS

10 março, 2014

Fazer projeto de iluminação com certeza valoriza qualquer ambiente. Isso evita a colocação de pontos desnecessários de luz em lugares que, muitas vezes, não são estratégicos. Outro erro frequente que ocorre é a escolha da lâmpada utilizada para uma determinada tarefa, pois a temperatura, a cor inadequada (cor da lâmpada) ou a angulação incorreta pode resultar em sombra ou aquecimento, deixando o espaço com uma iluminação não muito adequada. Alguns espaços, como cozinhas e banheiros, exigem uma maior atenção na etapa do projeto de iluminação para que se consiga aliar beleza e eficiência .

Pensando assim,vamos ver algumas dicas interessantes de iluminação para banheiros. Olha só:

Dica 01- Luz linear para banheiros. O ideal para iluminar a bancada da pia é a luz que não faz sombra e tenha uma cor branca para não distorcer as cores (da maquiagem, por exemplo). Neste caso, é preciso olhar a temperatura de cor da lâmpada ( número que fica espcificado na embalagem) com cores acima de 2700k. Evite lâmpadas dicróicas e halógenas. Deixe estes modelos apenas para criar efeitos decorativos.

(Fonte:aqui)

(Fonte: Casa Cor Interior Sp divulgação)

Dica 02- Luz dentro do box. Muitos banheiros têm apenas um ponto central, o que pode não ser suficiente para iluminar bem o box. Acrescentar um ponto de luz no box e uma luz focada na bancada é uma opção melhor.

(Casa Cor Brasília; natalianoleto.com.br)

(Fonte:aqui)

Dica 03-  Rasgos no gesso. Prefira opções que possam embutir as luminárias. Com a umidade, rasgos no gesso acumulam mais sujeiras e dificultam a limpeza das lâmpadas.

(Casa Cor Rio de Janeiro divulgação)

Dica 04- Luz específica para maquiagem. Caso o espaço permita a instalação de luz na lateral, este foco  é uma ótima solução para fazer maquiagem, pois proporciona uma luz mais uniforme e direta, evitando sombras.

(Fonte:aqui)

Separei alguns projetos com boas soluções de luz. Vamos conferir?

(Fonte: Casa Cor Brasília; natalianoleto.com.br)

(Divulgação Casa Cor Santa Catarina)

(Fonte:aqui)

(Casa Cor Brasília; natalianoleto.com.br)

(Casa Cor Rio divulgação)

Até o próximo post!!!
  • Rosana

    Excelente o blog. Pergunto qual tipo de spot e lâmpada para ser utilizado
    no interior do box já que é um ambiente molhado.

    • natalia

      Olá Rosana

      Qualquer luminária que seja vedada para a instalação da lâmpada pode ser utilizada. Sobre a lâmpada veja a temperatura de cor ( número dado em Kelvin). Mas como é uso residencial, uma lâmpada tipo fluorescente atende bem, com aproximado 2700k.

      Abraços!

      • Valadares

        Olá, poderia dar um exemplo de luminária vedada?

        • natalia

          Olá Breno. Luminária que não passe água. Muitas luminárias para área externa e uso industrial são assim.

          Abraços

  • Pingback: Idéias boas para decorar o banheiro | Mais Decorado()

  • http://www.marcenariahekctor.com HÉCTOR ARANDA

    Olá. Vi as sugestões. Porem não se parece com o que projetei.
    Explico: acima da pia vai o espelho. E acima do espelho um armarinho . E embaixo dele posso instalar um tubo de luz de led? Em todo o comprimento de 1450 mm?
    Muito obrigado.
    Sucesso e prosperidade.