Você sabia?

INVESTIR OU NÃO NA MÃO DE OBRA EM UMA REFORMA?

10 julho, 2015

Quando um cliente me procura para fazer uma reforma, quer logo saber  sobre o custo total da obra e o prazo de execução da mesma.  Não é possível fazer uma estimativa sem antes ter um esboço do projeto (que é o estudo) para ter parâmetro de orçamento. Projeto pronto, materiais especificados, chega outra parte fundamental: escolher a mão de obra para execução da reforma.

Uma reforma pode ser facilmente comparada à compra de um automóvel: vai do básico ao top de linha. O desempenho e benefício que irão proporcionar estão diretamente ligados ao valor investido. Se a reforma é mais  personalizada, trabalhando com materiais mais nobres, é importante que a mão de obra contratada tenha experiência e, se possível, com referência de outras obras já executadas.

A contratação da mão de obra não pode ter como base o menor valor orçado. Infelizmente, um erro em uma parte hidráulica ou elétrica pode gerar enormes prejuízos lá na frente, podendo ocasionar gastos extras para o proprietário.

Minha dica é sempre a mesma: contrate profissionais que tenham referências no mercado. Peça informação para  profissionais que atuam na área, como   engenheiros,  arquitetos etc. Contratar uma mão de obra mais elaborada, que ofereça um serviço diferenciado e que entenda bem o projeto, evita futuras dores de cabeça!

Até o próximo post!!!