Você sabia?

JARDIM VERTICAL – GREEN WALL

24 novembro, 2014

Acompanhando muitas mostras de decoração percebi a forte presença de jardins verticais, green walls, nos ambientes. Isto se reflete principalmente em mostras de grandes cidades, onde o espaço urbano é mais limitado quando se trata de áreas verdes. O conceito de jardim vertical veio para agradar a muitos moradores que querem mais verde em seus apartamentos e varandas, pois não dispõem de área para jardim. Muitas empresas já comercializam suportes para os  “green walls”, mais eficazes no sistema de irrigação e com possibilidade de cultivar, além das plantas ornamentais, diferentes espécies, como flores  exóticas, temperos para culinária  e espécies aromáticas. Separei algumas dicas sobre estes jardins verticais:

(Projeto Daniel Kalil para Loja Casa Cor)

Dica 01- Fechamento lateral. Talvez uma das principais soluções em projeto é o fechamento lateral para varandas que estes jardins verticais proporcionam. Oferecem mais privacidade aos moradores e não caracterizam uma alteração de fachada.

(Projeto Sig Bergamin para Casa Cor São Paulo)

Dica 02- Tratamento acústico. Com a presença desses ” muros verdes” as plantas acabam desempenhando um papel de absorvedor de ruído e podem, muitas vezes, funcionar como revestimento acústico. Claro que não resolvem 100% o problema do ruído mas já auxiliam bastante.

(Projeto Luciana Moraes para Casa Cor São Paulo no ambiente Jardim Comtemporâneo)

Dica 03- Controle térmico. A presença de plantas melhora a qualidade do ar e também a temperatura do ambiente, deixando-o mais fresco. Ótima solução para varandas que recebem alta incidência de raios solares.

(Casa Cor São Paulo)

Dica 04- Irrigação. A irrigação das plantas, através do sistema de gotejamento,  garante o desenvolvimento horizontal das raízes das plantas.

(Feicon São Paulo. Demonstração da GreenWall Ceramic)

(GreenWall Ceramic instalada)

(GreenWall Ceramic com a vegetação )

Dica 05- Construção em módulos. Algumas empresas apresentam tijolos cerâmicos que facilitam a construção com blocos cerâmicos de formato específico, auxiliando no crescimento da planta. Quando se trabalha com bloco cerâmico, é necessário a aplicação de argamassa flexível para seu assentamento.

(Módulo GreenWall Certamic)

Vamos conferir alguns projetos que vi por aí?

(Quarto da Moca – Bianca Prior e Regina Prior – Morar Mais Rio 2013)

(Bruno Carvalho e Camila Avelar para Casa Cor Rio de Janeiro)

(Casa Cor São Paulo)

(Fachada Morar Mais Rio de Janeiro)

(Gloria Copello, Paula Mota e Paula Tolini – Morar Mais Rio 2013)

(Eduardo Almeida – Morar Mais Rio 2013)

(Marcella Bacellar e Renata Lemos – Morar Mais Rio 2013)

Saiba mais: Green Wall Ceramic.

Até o próximo post!!!

  • http://www.nexxar.com.br Valinhos Imoveis

    Ótima matéria, os jardins verticais além de embelezar, também propiciam conforto térmico. O mesmo com casas aonde telhados são feitos de jardins.
    Luciano

    • natalia

      Obrigada! Se Sâo Paulo todo tivesse jardim vertical…Seria outra cidade.

  • http://www.centraldagrama.com Robert

    Primeira visita no blog e este post pra mim por si só já justificou sua QUALIDADE. Parabéns Natalia Noleto!

    bjão