Você sabia?

MADEIRA: ORIGINAL, CLÁSSICA E BELA

10 outubro, 2012

Hoje quero falar do material que acho mais belo, original e clássico: a madeira. Historicamente, a madeira sempre esteve presente na função de abrigo humano em diversas culturas. Isto se explica pois a madeira é resistente e relativamente leve, sendo fácil de ser trabalhada. O Brasil possui inúmeras espécies e o que faz movimentar muito a nossa economia. Atualmente a madeira é muito utilizada em coberturas, estruturas, janelas, pisos, decks, mobiliários…

(fonte: Projeto Bernardes Jacobsen)

Estou fazendo um projeto para uma área de decks e por isso estive na loja Tauna para saber um pouco mais sobre as diversas espécies de madeiras e as principais escolhas para usos externos e para execução de mobiliários.

(fonte:www.atria.arq.br)

Painel vertical em madeira para área externa , escritório Atria em Brasília.

Como todos nós sabemos, a madeira ao ser aplicada em área externa (devido à chuva e exposição do sol) requer uma certa manutenção. A espécie brasileira mais resistente para espaços externos seria o Ipê, devido ao seu peso e grande resistência. Entretanto, esta espécie já foi muito explorada e hoje ela é dificil de ser encontrada e possui um custo bem elevado. Aqui em São Paulo, para substituir o uso do Ipê, especifica-se em muitos projetos a madeira Cumaru (sua extração é liberada pelo Ibama) e é uma madeira durável que requer pouca manutenção e também é bastante resistente. A Cumaru é muito utilizada em decks, pergolados, pisos e muitos móveis para áreas externas.

(fonte: www.taunamoveis.com.br)

Painel em madeira Cumaru, projeto Claudia Diamant.

(fonte: arquivo pessoal)

Banco e deck em madeira Cumaru, Tauna. 

(fonte: revistacasaejardim.globo.com)

E olha que lindo este cachepó (vaso) em madeira cumaru. A madeira fica muito elegante em qualquer espaço!

 Outra madeira de uso frequente nos espaços de interiores é a madeira de demolição. Ela  proporciona uma harmonia interessante em painéis, pisos, móveis…A Peroba Rosa, utilizada muito na construções em residências no norte do Paraná, é uma das madeiras de demolição mais reaproveitadas, devido sua resistência e durabilidade. Por ser uma madeira amarga, não agrega cupins e fungos e é facil de ser cortada. Outra vantagem é que ela reage fácil a tingimentos e produtos químicos como a pintura em pátina.  No mercado, um assoalho em madeira de peroba rosa custa em média R$ 300 m2.

(fonte: arquivo pessoal)

 Mostras da Peroba Rosa com pintura preta e pátina.

(fonte: www.marinalinhares.com.br)

Projeto de cozinha com madeira de demolição.

(fonte:ww.taunamoveis.com.br)

Piso em madeira de demolição. Gosto muito do efeito da madeira.

Outra madeira que o efeito fica incrível é a Teca,  encontrada no sudeste asiático. No Brasil, a cultura da Teca é muito realizada no estado do Mato Grosso devido a política de  incentivo ao reflorestamento.

(fonte:www.revistacasaejardim.globo.com)

Acima, a madeira Teca  utilizada no banheiro como bancada, projeto da Ana Karina Abud. Gosto muito do efeito da Teca e louças brancas.

Tronco de madeira Pequiá para mesas de centro.

Tronco de madeira Quariquara. Boa solução para salas de estar e pode ficar interessante com um tampo de vidro.

Acima, banco ressaquinha do designer Maurício Azeredo (ganhador de alguns prêmios de designer) que possui ótimos trabalhos com madeira na cidade de Pirenópolis, Goiás.  Suas peças possuem madeiras como cumaru, muirapiranga e pau-ouro.

Banco de madeira, Casa Cor Brasília 2012.

Espero que tenham gostado do post!

Até a próxima!!!