Mostras

MOVIMENTO DE STIJL

05 abril, 2016

Uma exposição bastante interessante é a exposição Movimento de Stijl, que o CCBB(Centro Cultural Banco do Brasil) está promovendo na cidade de São Paulo, onde tive a oportunidade de visitar. Cidades como Rio de Janeiro e Brasília também vão receber a exposição .

 

O Movimento de Stijl foi um marco na história da arquitetura, pois deu início a valorização do design/escultura. O arquiteto se tornou artista e autor da composição dos detalhamentos no ambiente, com peças destaques. Principal contribuição da Holanda para a cultura global do século XX.

 

O Movimento tinha como foco abolir a distinção entre as artes: arquitetura e  pintura, publicidade e design. Mondrian, principal artista do movimento, teve influência dos pós-impressionistas Van Goch e Cézanne. Por volta de 1917, ele iniciou um direcionamento para a abstração por completo, trabalhando com linhas verticais, horizontais e planos coloridos  em sua arte. Foi neste ano, que um grupo de artistas fundou a revista De Stijl: parceria entre arquitetos, artistas e designers. Principal objetivo do grupo: abstração radical. 

 

Vamos ver um pouco destas peças que marcaram a história do design?

movimentodestijl

O CCBB São Paulo ocupa o prédio construído em 1901, no centro histórico de Sp. Vale muito a visita.

piet_mondrian

 

poltrans-de-stijl

Cadeira Zigue- Zague e Hopmi chair por Gerrit Rietveld)

mondrian_linhas-retas

Início estudos de Mondrian

 

MAIS-FOMOSA_POLTRONA

Red Blue chair por Gerrit Rietveld

mondriam_teste

Red Blue chair em maior escala para interação dos visitantes.

 

movimento_destijl

Military chair por Gerrit Rietveld

ccbb_brasilia

Até o próximo post!!!