Você sabia?

OSCAR NIEMEYER – A VIDA É UM SOPRO

06 dezembro, 2012

(fonte: CaFau_Brasília_)

Hoje acredito que o mundo inteiro acordou triste. Dormi pensando na minha infância, em Brasíia, e como a arquitetura de Oscar Niemeyer, em parceria com o urbanismo de Lúcio Costa, influenciou minha vida e de muitos que moram na capital do país. Pensei também como minha formação de arquiteto na FAU – UNB fez todo o sentido, tendo como referência as escalas e os monumentos da cidade. Oscar Niemeyer foi o fundador e coordenador de nossa faculdade, e criador de todos os espaços onde estudei e aprendi um pouco a ser arquiteta. A Fau foi uma escola, tendo o arquiteto Claúdio Queiroz, estagíário de Nieyemer na Argéria, como um grande professor e colega que nos fez entender o quanto a escala, curva e o porquê da arquitetura de Oscar Niemeyer são importante para a formação de um arquiteto.

Sinto  não está em Brasília hoje para prestar homenagem ao nosso grande mestre. Selecionei alguns projetos que marcaram minha infância em Brasília, e outros, já com visão de arquiteta. 


 

Igrejinha da 307/308 sul. Esta, com certeza, é a localização que mais marcou minha infância. Cresci em uma quadra (brasiliense não chama quarteirão e sim quadra) bem perto da igrejinha e fui fruto de uma superquadra (com um clube, escola e um comércio local);  com edíficios  pilotis, sem grades e  muros.

Azulejos de Athos Bulcão com arquitetura de Oscar Niemeyer.

O Congresso Nacional uma referência mundial. Tudo acontece na Esplanada dos Ministérios…Recebemos o Papa, a taça do tetra… Sem falar de todas as reinvidicações políitcas que acontecem no país; todos se reúnem nesse imenso gramado.

Ponte Costa e Silva, um marco sobre o lago Paranoá.

A Catedral de Brasília, sem dúvida meu monumento preferido.

 Internamente marcou minha infância, com a  brincadeira de chegar nas paredes curvas e falar baixinho”oi” e do outro lado a pessoa conseguir escutar.

O Museu que acompanhei a construção durante meus anos de faculdade.

E um dos meus ângulos preferidos: O Palácio do Planalto.

E uma das últimas obras de Oscar para nossa Capital, a Torre de Tv Digital. Nossa “queridinha Flor do Cerrado”.

E termino este post com este vídeo, “A vida é um sopro” . Ficará   em nossas mémorias o que Oscar sempre dizia nas entrevistas: ” No fim, o que importa são os amigos“. Descanse em paz Oscar.

Praça dos Três Poderes. (imagens arquivo pessoal)