Você sabia?

PARA ILUMINAR COM BAIXO CUSTO

19 maio, 2014

Para quem curte uma iluminação diferenciada, fazer um projeto de iluminação é fundamental. Com a tecnologia lançando no mercado tantas opções de lâmpadas, muitas vezes o consumidor fica inseguro como iluminar cada ambiente. Por isso, resolvi compartilhar algumas dicas úteis para ajudar nesta hora.

Dica 01- Conferir a possibilidade de instalar todos os pontos de luz desejados – O ideal é já fazer a previsão da quantidade correta de pontos para instalar os circuitos desejados.

(Estudo típico de locação de pontos elétricos para especificação das luminárias e efeitos de luz. Projeto Arquiteta Natalia Noleto)

Dica 02- Instalar vários pontos de luz mas o dinheiro não é suficiente no momento – Sugiro que passe os fios nos locais escolhidos e instale as luminárias que iluminam pontos estratégicos, como circulação e pontos centrais dos ambientes. Pontos decorativos podem ser instalados no futuro, ainda mais se houver um rebaixo de forro de gesso. Para forros de madeira e pvc, o corte tem de ser feito com muita certeza. Estes materiais, uma vez cortados, não são facilmente reajustados como o forro de gesso.

Dica 03- Interruptores – São peças que precisam ser pensadas e instaladas ainda em obra. Por isso, faça a quantidade dos circuitos a ser instalados para o eletricista colocar a caixinha correta, na quantidade de cenas desejadas. Assim, no futuro, quando for instalar as outras peças, não haverá problema.

Dica 04-Pendente, um objeto de desejo – Pendente é uma peça chave na decoração. E não adianta, os mais bonitos são, muitas vezes, os mais caros. Por isso, sugiro a instalação do ponto elétrico e, mesmo que demore, o pendente pode ser facilmente instalado depois. Aí sim, você pode comprar aquela peça tão desejada, no valor compatível com seu orçamento.

Dica 05- Dimmer- O dimmer é um controlador da intensidade de luz. Aquela luz que vai diminuindo de intensidade, muito utilizada em quarto de bebê. Também pode ser facilmente trocado por uma das teclas dos interruptores já instalado. A única atenção necessária é saber o tipo de lâmpada que aceita a dimerização, como as lâmpadas halôgenas. Algumas lâmpadas para ser dimerizadas precisam de um driver auxiliar.

E vamos iluminar nossos ambientes para ficarem mais charmosos e atraentes!

Até o próximo post!!!