Você sabia?

PENSANDO EM COMPRAR APARTAMENTO NA PLANTA?

20 novembro, 2012

Tudo bem pessoal?

Semana passada estava no trânsito, quando recebi um desses panfletos de propaganda de imóveis para venda. Foi por isso que resolvi fazer um post com algumas orientações úteis para quem deseja adquirir um apartamento na planta.

(fonte:googleimages)

Passo 01 – Vou considerar que toda a análise urbanística já foi feita. Ou seja, você já escolheu o bairro de sua preferência, analisou o financeiro e tem a planta baixa em mãos. Neste caso, o primeiro passo é conferir a metragem do apartamento. Se o folder indica que tem 53 metros quadrados, verifique se nesta metragem inclui a vaga da garagem ou não. Na maioria dos casos, a vaga da garagem está inclusa.

Tirei foto de um outro folder que recebi. Na foto acima, podemos ver a metragem total e o que está incluso para a unidade privativa do apartamento. Eu também fiquei na dúvida e entrei em contato com o empreendimento. E neste caso, as vagas não estão inclusas. Por isso: sempre pergunte.

Passo 2: Pergunte também sobre as áreas do empreendimento. Existem as áreas privativas, as áreas úteis e as áreas computáveis.

 

Passo 03 – Veja se na planta tem as medidas, que são os números pequenos que ficam no cantinho de cada ambiente, informando a largura e comprimento do espaço.

 

Fiz círculos em vermelho para destacar os números das medidas dos ambientes. (fonte: site gafisa)

Passo 04– Verifique o sistema construtivo do prédio. Ou seja, será que as paredes são em alvenaria? Em gesso ou parede estrutural? As paredes estruturais não podem ser removidas, isto é, fica mais difícil quebrar aquele quarto para ampliar a sala.

Passo 05– Ventilação – Faça como se fosse um jogo de labirinto desses gibis infantis. Onde será que o ar pode circular, o que nós arquitetos chamamos de corrente de ar.

 
(fonte: viaengenharia)

Fiz em azul setas que simulam a passagem de ar. Na minha opnião, quanto mais circulação do ar, melhor.

Passo 06 – Não confie nos desenhos dos móveis encontrados na planta. Muitas vezes, esses bloquinhos bonitinhos não tem a medida real do mobiliário existente. E por isso vem a decepção de sonhar com uma mesa de 8 lugares… Dependendo do formato do seu móvel ,cabe apenas uma mesa de 4 lugares, pois temos que considerar um espaço de uns 60 cm para a pessoa poder sentar confortavelmente e puxar sua cadeira.

Passo 07– Faça uma lista dos mobiliários que você pretende ter no imóvel. Veja se seu sofá de 4 lugares pode ser mantido para o novo imóvel, sempre considerando o espaço para a circulação.

Passo 08–  Analise com calma as janelas dos quartos. Eu sempre penso o seguinte: quanto mais alvenaria nos quartos, melhor. Alvenaria facilita ter um melhor layout para os armários,  oferece também uma versatilidade para reposicionar a cama e ajuda a ter um ambiente mais escuro. Muito vidro nas fachadas de regiões com muita incidência solar, deixam os quartos abafados e mais quentes. O vidro não precisa estar na parede inteira.

Um típico prédio residencial de Brasília. A fachada inteira em vidro e olha a quantidade de ar condicionado e cortinas!

Passo 09– Largura das paredes. Observe se na planta as paredes que fazem limites com os apartamentos vizinhos são grossas. O ideal é uma parede de uns 20 cm, pois ajuda a isolar o ruído, deixando o apartamento mais silencioso. Mas infelizmente, na planta a gente não consegue ter essa informação. Então, observe se no desenho as paredes de dentro são mais finas que as paredes que fazem o limite do prédio. No caso de paredes em gesso, pergunte sobre isolamento acústico. A parede em gesso normalmente tem uma espessura de 10 ou 12 cm…

Passo 10– Ventilação dos banheiros. O ideal é que os banheiros tenham janelas. Na maioria dos casos isto não ocorre pois os banheiros ficam localizados no meio do apartamento. Confira então o sistema de shafts que a construtora oferece. Shafts são vazios no prédio que existem para passagem de canos e também para banheiros que não possuem ventilação. Apartamentos com muitos “shafts ” normalmente possuem os cômodos menores.

Passo 11– Pisos – Não confie nas cores e formatos encontrados no folder. Peça para a construtora um documento que chama memorial descritivo ou memorial técnico. Neste memorial tem a listagem de acabamentos utilizados, onde podemos conferir se vai ser porcelanato ou tábua corrida e a tonalidade correta do produto. As imagens de folder muitas vezes são apenas ilustrativas.

Tirei uma foto do folder e no final achei, com letras pequenas, a informação sobre o memorial descritivo do empreedimento.

 Passo 12 – Pergunte também sobre a construção do edifício. E caso tenha dúvida sobre os espaços, contrate um profissional para fazer uma consultoria. Realmente são muitos detalhes e informações a serem observados e geralmente não temos tempo ou segurança para fazer tudo isso. E comprar um imóvel, muitas vezes, é o maior sonho a ser realizado.

Até a próximo post!!!

 

 

 

 

 

 

                        

 



  • Edwin Gavilán

    Nossa, cheguei aqui por acaso, mas me sinto feliz pelas informações repassadas, como por exemplo as informações das paredes em alvenaria, gesso e alvenaria estrutural. Já havia visto esse tipo de desenho em plantas mas não sabia o que significava. E o passo 10 então, sobre os shafts. Para ver como o consumidor pode ser facilmente enganado…
    Passarei a prestar mais atenção a esse tipo de detalhes explicados aqui…
    Muito obrigado pelo post… :)