Você sabia?

Projeto de Iluminação – Vale Saber

21 outubro, 2013

Não adianta, em um projeto de interiores o ator principal da cena é o projeto luminotécnico. Às vezes apenas um ponto extra de luz pode criar aquele charme e fazer toda a diferença. É um assunto que gosto muito de estudar e participar da escolha dos pontos, luminárias e lâmpadas envolvidas no projeto. Dúvidas de clientes são frequentes. Por isso hoje quero compartiilhar algumas dicas aqui.

Vamos lá:

Dica 01 – Mesmo ambiente, mesma composição de luz. O que é isso? Num mesmo ambiente, a mesma temperatura de cor ( mesma cor da lâmpada) para ajudar na criação das cenas e espaços. Ou seja, luz amarela com luz amarela e luz branca com luz branca. Isso sempre dá certo!

(Fonte:natalianoleto.com.br; Temperatura de cor das lâmpadas e como é o efeito no ambiente)

(Fonte:natalianoleto.com.br; 1,2,3 e 4 com diferentes tipos de iluminação mas mesma temperatura de cor).

Dica 02 – Função. Para cada tarefa há um tipo de lâmpada e uma função que ela exerce no ambiente. Tarefa específica precisa de uma luz mais focada e maior quantidade de luz. Ou seja, cozinha tem a tarefa de cozinhar, por isso luminárias neste ambiente precisam espalhar a luz para iluminar bem. Já corredores são espaços de circulação e pode, sim, ter mais charme do que muita luz focada.

(Fonte: 1- natalianoleto.com.br 2-Casa Cor Rio divulgação. Iluminação para circulação.)

Dica 03 – Fornecedores de LED. Disparado este é o assunto que mais escuto dúvidas das pessoas!  Muita atenção com os fornecedores. Sei que o mercado chinês bomba neste aspecto e a internet facilita a compra. Mas atenção: o que vale aqui é o teste de laboratório e saber se realmente as lâmpadas são duráveis. Dica: confie na Osram e Phillips!

(Fonte:natalianoleto.com.br; laboratório da Osram)

Dica 04 – Projeto! Nesta etapa é que entra, sim, um especialista! Muitas vezes colocar lâmpadas a mais não cria aquele efeito. Também temos que pensar na economia de energia e na conta no final de mês. Por isso, faça um projeto e pense no layout e móveis do seu espaço. Luz demais não é bom.

(Fonte: Morar Mais por Menos Rio de Janeiro)

 

Dica 05 – Circuitos separados. Para economizar energia, o ideal é trabalhar com circuitos separados. Assim,  no dia a dia o usuário tem a liberdade de escolher quando e como iluminar seu espaço. Melhor ainda: abuse da automação. Mas este será um assunto pra  outro post!

(Fonte:natalianoleto.com.br)

Separei alguns ambientes interessantes de projeto luminotécnico para inspirar.

(Fonte:natalianoleto.com.br; Casa Cor Brasília 2013)

(Fonte:natalianoleto.com.br; Casa Cor Rio de Janeiro 2013)

(Fonte: Casa Cor Rio de Janeiro 2013. Gostei muito do ritmo criado com os embutidos e as lâmpadas na vertical)

(Fonte: natalianoleto.com.br ; Mostra Black . A luz geral foi trabalhada como luz indireta e para uma altura mais baixa uma luz de abajur)

(Fonte: divulgação Casa Cor Rio de Janeiro 2013)

(Fonte:natalianoleto.com.br;Casa Cor Brasília)

(Fonte:natalianoleto.com.br; Casa Cor Brasília)

Até o próximo post!!!