Você sabia?

REFORMA SEM DOR DE CABEÇA. É POSSÍVEL?

08 novembro, 2013

Gosto muito de  fazer projetos de  espaços internos.Como estou sempre envolvida com reformas, volta e meia escuto reclamação de pessoas estressadas com  a reforma do ap ou casa. São muitos ajustes e detalhes a serem pensados e os clientes ficam sem paciência…E  ter paciência é necessário, pois normalmente as pessoas já sonham com aquela fase de decoração. Mas para que uma obra seja satisfatória é necessário ter um bom planejamento.

Hoje quero compartilhar algumas dicas sobre o processo de uma reforma. Vamos lá?

Dica 01– Fundamental ter um projeto e executá-lo. Mudar  o projeto no andamento da reforma e sem saber muito bem o que fazer  é certeza que a obra irá atrasar, aparecerão muitos erros e o investimento pode ser mais alto do que o esperado.

(Foto:natalianoleto.com.br)

Dica 02– Orçamento. Projeto em mãos, espaços definidos,  a próxima etapa é pensar no custo. Recomendo fazer orçamento de mão-de-obra qualificada e que o trabalho seja previamente recomendado. O orçamento para cada tipo de serviço deve ser bem esclarecedor sobre os prazos de entrega. Escolha um espaço na obra para o armazenamento do material ou combine com o fornecedor para entregar o material aos poucos.

Dica 03– Início da obra. Prepare o local, limpe e cubra tudo o que for permanecer. Em caso de uma reforma de revestimentos, se informe sobre o lixo produzido, horário permitido da obra e onde armazenar a caçamba de entulhos. Aqui começa a demolição e a modificação.

(Foto:natalianoleto.com.br)

Dica 04 – Etapas.  Após a demolição, inicia-se a instalação elétrica e hidráulica, se houver. Recomendo verificar a real situação de fios e canos do local. Verificar saída de água, ralos e possíveis vazamentos e infiltrações. Impermeabilização e regularização de contrapiso. Gesso também entra nesta etapa pois faz muita sujeira. É nesta fase que tudo pode ser resolvido.

(Foto: natalianoleto.com.br)

Dica 05– Revestimentos. Alvenaria já instalada e instalações no local é o momento do revestimento. Comece pelas paredes e deixe o piso para o final. Pois há risco de sujeira e arranhão no piso.

(Foto:natalianoleto.com.br)

Dica 06– Finalização da obra. Nesta etapa as coisas parecem estar mais no jeito. Agora a  pintura já pode ser realizada,  o papel de parede já pode ser bem-vindo como a marcenaria também. Deixe para instalar as torneiras bem próximo da limpeza final.

(Foto: natalianoleto.com.br;)

Dica 07– A felicidade. Reforma pode ser trabalhosa mas no final o que vale é ver aquele tão sonhado projeto finalmente realizado! Por isso, planeje e curta este momento pois a recompensa no final não tem preço!

Até o próximo post!!!