TER VARANDA OU NÃO
28 janeiro, 2015Apartamentos mais novos, em geral, tem área de varanda em ambientes como sala e quarto, e muitas vezes, são integrados a estes espaços para ampliar. Alguns clientes ficam indecisos em fazer, ou não, a integração. Na verdade, manter a varanda ou não, vai depender da opção do cliente. Como é um assunto que gera questionamento, resolvi compartilhar algumas dicas.
Dica 01- Tratamento térmico. A presença de uma varanda deixa o imóvel mais ventilado, melhorando a temperatura interna do imóvel; ou seja, fachadas posicionadas para o poente, a presença de varandas ameniza o calor.
Dica 02- Integrar varanda ao espaço. Dependendo da metragem do imóvel, a integração da varanda é realmente necessária para ampliar o espaço.Muitas vezes há uma viga entre os dois espaços, o que requer um trabalho no teto. Mas nada que um forro de gesso não resolva.
Dica 03- Fachada do prédio. Fazer o fechamento da varanda é uma alteração de fachada. Por isso, é preciso ver a legislação do condomínio a respeito do fechamento, qual material pode ser utilizado, etc. Existem várias possibilidades, como blindex, janelas de alumínio, “cortinas de vidro”. Fique atento quanto a vedação na hora da instalação, para evitar infiltrações.
Dica 04- Ralos. As varandas sempre apresentam um ralo para escoamento da água. Quando as varandas são integradas o ralo pode ser isolado, com a instalação da continuidade do piso.
Dica 05- Soleiras divisórias. Pode ocorrer de existir um desnível no piso da sala com a varanda. Neste caso, o piso deve ser nivelado, para dar continuidade.
Na verdade, só a varanda proporciona uma sensação de liberdade para quem mora em apartamento, não é mesmo?
Até o próximo post!!!