Você sabia?

TOMADAS!!!

27 abril, 2017

Quando falamos de reforma, duas etapas são de extrema importância: hidráulica e elétrica. Hoje,  quero compartilhar algumas dicas sobre projeto elétrico. Na verdade esta parte da reforma fica meio que esquecida na hora de fazer o orçamento e ela tem um custo significativo…

Todos os eletrodomésticos precisam ser listados para que seja feito um levantamento preciso sobre quantidade e posição das tomadas a serem instaladas. Mesmo com equipamentos a serem adquiridos no futuro, esta previsão precisa ser feita antes mesmo da obra começar.

Muitas pessoas acreditam que instalar tomadas em todo lugar possível  é o ideal recomendado. Também não é assim que funciona. Cada projeto tem uma carga prevista específica e não pode sobrecarregar o quadro de luz.

tomada-post

 

Outro fator que é deixado de lado é o real custo de instalar tomadas. É preciso considerar a caixa a ser embutida dentro da parede, fios, conduítes, espelhos (as frentes das tomadas) e os módulos a serem instalados. Todos estes elementos são comprados separadamente e possuem um custo considerável. Por isso, reavalie a posição de cada tomada de acordo com o layout estabelecido para não gastar além do necessário.

Muitas vezes a tomada fica aparente. Por isso, em bancadas com pastilhas e peças de  pedras é preciso realizar o corte para fazer a instalação da tomada. Se não for bem pensado, a tomada  pode chamar mais atenção que o revestimento escolhido.  Neste caso, cada medida faz toda a diferença.

Até o próximo post!!