Você sabia?

UM POUCO SOBRE MARCENARIA

21 setembro, 2015

A marcenaria faz toda diferença  numa reforma,  ainda mais se o espaço for  pequeno, pois aí cada 10 centímetros a mais de armário faz uma boa diferença. A atual situação financeira  que o país atravessa, tem como consequência  a retração na construção civil, o que vem afetando também as etapas  de acabamento e marcenaria.Daí a importância de um bom planejamento antes do início da reforma.

Um projeto de marcenaria bem orientado por um profissional da área, pode solucionar problemas da falta de espaço como também ajudar na redução dos custos.

Por isso, separei algumas dicas:

Dica 01- Escolha do acabamento. Dobradiças, puxadores, trilhos fazem toda diferença estética no acabamento, porém é preciso ficar atento para não extrapolar o valor já planejado. As opções são muitas e os preços também.

(Projeto Arquiteta Natalia Noleto)

Dica 02- Trabalhar a altura das paredes. Trabalhando com estantes gosto de otimizar ao máximo a verticalidade das paredes. Principalmente quando o cliente  deseja expor muitos objetos, daí a necessidade de mais espaço.

(Casa Cor Rio de Janeiro)

Dica 03- Medidas no local. Mesmo a marcenaria sendo uma etapa posterior à obra, é fundamental  fazer a previsão das peças principais quando do estudo do layout. Tomadas, tubulações de ar condicionado e trilhos para portas de correr interferem, e muito, na instalação da marcenaria.

(Projeto Natalia Noleto)

Dica 04- Fechamentos e sistemas. Para espaços pequenos, escolher o tipo de abertura da marcenaria, seja porta de correr ou abrir, ajuda na circulação do ambiente.  Mas  é necessário fazer um estudo de todas as etapas para tomar a decisão mais funcional possível. Nem sempre o mais óbvio é a melhor escolha.

(Projeto Arquiteta Natalia Noleto)

Dica 05- Marcenaria como divisória. Aproveitar a marcenaria como espaço de fechamento pode ser um grande truque para deixar o ambiente ainda maior, claro, observando as estruturas do espaço.Também as condições acústicas precisam ser levadas em conta nesta decisão.

(Projeto Natalia Noleto e Isabela Fraia)

Até o próximo post!!!