Você sabia?

VAMOS BRINCAR DE ILUMINAR?

26 fevereiro, 2013

E aí? Tudo bem com vocês?

Hoje fui fazer um estudo de projeto luminotécnico em um apartamento. Claro que é um assunto bem técnico e para isso estou aqui também. Fiz um treinamento da Philips sobre projetos luminotécnicos e por quê não contribuir com umas dicas aqui, né? Vamos lá?

Dica  01- Converse com seu projetista sobre a finalidade do espaço a ser trabalhado. Chamamos isto de Programa de Necessidades, ou seja, se na sala vai ser preciso criar um espaço para leitura ou apenas para estar.

(fonte: arquivo pessoal)

Dica 02- Ter em mente os móveis a serem utilizados no espaço. Muito importante ter uma noção se a mesa de jantar terá 8 ou 4 lugares; se o sofá vai estar perto da janela e  qual a posição do home theater em relação as aberturas com luminosidade.

(fonte:aqui)

Dica 03 – Estudar a circulação do espaço, ou seja, qual corredor vai ter maior fluxo de pessoas e qual circulação que vai ser mais utilizada no dia-a-dia. Pois isso vai influenciar diretamente no consumo e na potência da lâmpada a ser especificada no local.

(fonte: folder que recebi na rua)

Dica 04 – Posicionar adequadamente objetos  altos que possam fazer possíveis sombras. Exemplo: armário de closet e armário de bancada em cozinha. Neste caso, as distâncias dessas peças determinam a quantidade de luz e dimensões das lâmpadas a serem instaladas no local.

Desenho esquemático por Natalia Noleto.

Dica 05 – Abuse de efeitos de luz. A luz que utilizamos a noite para ver televisão não é a mesma que utilizamos para fazer um estudo mais focado ou para um jantar agradável em família. Por isso, é  necessário ter circuitos ou zonas para cada atividade.

Dica 06 – O mercado oferece atualmente um leque enorme de possibilidade de peças decorativas como pendente, abajur e peça embutida. Utilize sua criatividade.

(fonte: arquivo pessoal)

Dica 07 – Faça um belo destaque com um pendente decorativo para a mesa de jantar. Uma luz direcionada e focada destaca as cores dos alimentos e deixa a refeição ainda mais convidativa.

(fonte 1- aqui; 2 aqui e 3 aqui)

Dica 08 – Pesquise e conheça o mercado. Atualmente temos muitas opções econômicas e uma lâmpada não precisa consumir 100% de sua capacidade de luz. Economize energia. Irei falar sobre isto em um futuro post.

Dica 09- Alguns tipos de lâmpadas pedem um acessório chamado Reator Eletrônico. Estes reatores ajudam a reduzir o consumo da energia e garantem uma maior estabilidade na cor da lâmpada a ser utilizada. Converse com um profissional.

Dica 10 – Utilizou forro de gesso e não conseguiu achar o pendente dos sonhos + orçamento que caiba no bolso? Deixe o ponto instalado e embutido no forro até encontrar a peça “tcham”. Deixe sua casa linda, confortável e do jeito que sempre sonhou! Um projeto de iluminação bem feito faz toda diferença!

Selecionei alguns pendentes decorativos interessantes que vi por aí e que deixam qualquer espaço lindo. Querem conferir ?

(fonte:aqui)

(fonte:aqui)

(fonte:aqui e aqui)

(fonte: arquivo pessoal)

(fonte: arquivo pessoal)

(fonte: arquivo pessoal)

(fonte:aqui)

(fonte: arquivo pessoal)

(fonte:arquivo pessoal)

(fonte:aqui)

(fonte:aqui)

E aí? O que acharam?

Até o próximo post!!!

 

  • Aline Cintra

    adoreii!! Muito bem organizado !! Vc é ótima mesmo ! Sempre disse isso ! admiro seu trabalho :)

    • natalia

      Oi Aline! Fico feliz que gostou das dicas e mais feliz ainda pelo elogio do meu trabalho! Volte sempre por aqui 😉
      Um beijo!