Você sabia?

VAMOS TRABALHAR COM EFEITO CIMENTO QUEIMADO

21 março, 2014

Para quem acompanha tendências de decoração, sabe que a cor cinza veio com tudo quando se trata de acabamento de  ambiente, sendo uma das cores favoritas para fazer combinações de cores. E como trabalhar a cor cinza nos espaços além da tradicional tinta? Uma boa alternativa, que está  presente há anos na história da arquitetura brasileira, é a utilização do cimento queimado como opção rústica e que por muitos anos se fez presente nas casas das fazendas  brasileiras.

(Fonte: aqui Projeto Guilherme Torres)

Entretanto, hoje o cimento queimado evoluiu muito e ganhou novas tecnologias tornando-se um revestimento de alto padrão na decoração.  Nosso mercado ainda precisa crescer muito na área de  pintura decorativa mas na questão do cimento queimado já temos muitas opções.

(Fonte: aqui. Projeto Suite Arquitetos)

A vantagem da substituição do tradicional cimento queimado para esses revestimentos decorativos é a questão da aplicação, durabilidade  e aspecto visual. O cimento queimado ( já falei do processo dele neste post aqui), com o tempo, sofre dilatação ocorrendo trincas.O piso fica com algumas áreas mais marcadas que outras, resultando num efeito visual menos uniforme com manchas e riscos. Porém, para quem gosta do efeito rústico, a maneira de aplicação natural é a mais recomendada.

(Fonte: Divulgação Ns Brasil)

Por isso, é possível encontrar pinturas que não apresentam juntas e visualmente surtem o mesmo efeito do cimento queimado. Resumindo: é quase uma “película” protetora que reveste a superfície de  piso, parede, laje…

Agora, pensando na manutenção e custo ( alguns clientes reclamam)  caso haja alguma infiltração no espaço,  fazer um complemento da pintura pode causar uma certa dor de cabeça. É necessário aplicar o produto novamente, ou seja, pagar a mão de obra outra vez. E aí mais custos…Mas isto ocorre em qualquer tipo de revestimento.

(Fonte:natalianoleto.com.br; Projeto Mostra Black; Mr. Cryl – pintura que lembra efeito do cimento queimado.)

No mercado existe a Bricolagem Brasil ( que possui um efeito mais marmorizado, com uma leve mistura de tonalidades sendo uma pintura decorativa, e não um cimento queimado), a NS Brasil (bem recomendada para piso de alto tráfico) entre outras… Gosto também ( solução mais barata) do efeito concreto da suvinil. Mas aí também é preciso ter mão de obra especializada.

(Fonte: Bricolagem Brasil divulgação)

Separei alguns projetos com o efeito de cimento queimado. Olha só:

(Casa Cor Rio de Janeiro divulgação)

(Casa Cor Rio de Janeiro divulgação)

(Fonte:natalianoleto.com.br; Casa Cor São Paulo)

(Fonte:natalianoleto.com.br; Casa Cor Brasília)

(Fonte:natalianoleto.com.br; Casa Cor Brasília divulgação)

Até o próximo post!!!

  • http://organizacaodenegocio Edvaldo

    Boa noite já trabalhei com cimento queimado não gostei muito não agora eu estuo trabalhando com Épox e Suvinil eu mesmo aplico á Suvinil fica com a cara de marmorito junto com epox o piso fica lindo e paredes támbem mais o cimento fica mais caro do q

  • Michele

    Oi Natalia tudo bem?
    Lindas as imagens das áreas trabalhadas com efeito cimento queimado. Minha dúvida é: são pinturas ou textura? Pois no mercado são vendidos ambos. Desde já agradeço.