Você sabia?

5 DICAS PARA REDUZIR O RUÍDO

03 maio, 2013

Tudo bem?

Outro dia fiz uma consultoria num apartamento para locação e o cliente perguntou como poderia reduzir o ruído externo produzido por uma obra que acontecia ao lado.

Isso me fez pensar em fazer um post sobre essa questão de acústica. Bom, impedir que o barulho aconteça lá fora é impossível . Principalmente nas grandes cidades com essa imensa frota de carros, construção civil, barulho de vizinhos etc… Agora, o que podemos fazer para que estes incômodos não perturbem tanto nosso sossego no lar?

(Fonte:aqui)

Quando entramos numa sala de cinema ou teatro parece que nem existe barulho lá fora, com pessoas falando, carros passando…Ambientes como esses tem projeto acústico adequado para que o barulho externo não atrapalhe o espetáculo. Um bom projeto acústico depende muito da escolha correta de materias.

(Fonte:natalianoleto.com.br; 1- Painel com ripas de madeira no teatro; 2 – Detalhe das ripas com telinha para auxiliar no isolamento do som)

Será que dentro de nossas residências estamos escolhendo os materiais corretos?

Quando entramos em um imóvel vazio, mesmo quando falamos baixinho a nossa voz parece que duplica. Isto normalmente acontece pela presença de materiais duros. Como assim? Chamo de materiais duros o tijolo da parede, o taco ou porcelanato do piso, laje ou forro de gesso no teto. O som da nossa voz “bate” nesses materiais duros e são refletidos várias vezes (tipo bate e volta) até ficar mais fraco e perder energia. Mas como o espaço está vazio, o som bate na parede, piso, teto e como não encontra nenhum obstáculo ( um sofá por exemplo) no meio do caminho, esses rebatimentos nas superfícies duras fazem com que o ambiente fique reverberante (parece que aumentou o volume) e até com o eco. É com esse raciocínio, que quero compartilhar algumas dicas hoje.

(Fonte:natalianoleto.com.br; Apartamento que fiz consultoria em Brasília)

Vamos lá?

Dica 01- Vedação das janelas. Uma escolha adequada da janela pode reduzir bastante o ruído externo (a tal obra da construtora ao lado). Verifique se as folhas das janelas estão bem vedadas e, se as borrachinhas não estão desgastadas. Com o tempo, o material sofre desgaste e dificulta a vedação.

(Fonte:natalianoleto.com.br; 1 Obra que visitei em São Paulo- Borracha instalada no portal para isolamento do som dentro do ambiente; 2- Fechamento de varanda de um projeto em São Paulo. Entre as folhas de correr tem tipo uma “vassourinha” que isola muito bem o som! Gostei do resultado quando verifiquei a instalação.)

Dica 02- Substitua persianas por cortinas, ou instale as duas opções juntas. A persiana e janela com problemas de vedação vão deixar o som passar de qualquer jeito. A cortina grossa, quando fechada, não vai isolar de vez o som do lado de fora. Mas ajudará a diminuir esse ruído de fundo, pois absorverá os ruídos que entrarem e os ruídos internos do próprio ambiente. Uma cortina como blackout é uma boa solução.

(Fonte:natalianoleto.com.br)

Dica 03 – Vizinho reclama do barulho do seu sapato, mesmo não sendo salto agulha? Mais uma vez: materiais duros. Esse somatório do  piso (taco  ou tábuas, cerâmica etc) e a laje (material duro) intensifica o toc toc da pisada do sapato, pois o ruído de impacto é transmitido pelos materiais duros com muita facilidade. Primeira atitute é deixar o sapato do lado da porta, ou então, comprar um material maleável que amorteça o som. Como? Compre um tapete grosso e fofinho!!! No mercado existem várias opções. Ainda tem como fazer obra? Instale uma manta entre a laje e o piso para amortecer esse som de impacto. Esta é a solução ideal.

(Fonte:natalianoleto.com.br;Imagine pisar no tecido desse puff? Ai…Vamos sonhar? Com um desses, a gente tira os sapatos na hora, né?)

Dica 04 – Noites silenciosas e sem ruídos. Você tem sono leve e aquela televisão alta do quarto ao lado incomoda? No quarto vale também pensar como o imóvel vazio. A idéia aqui é fazer um balanço na quantidade de materiais duros por outros que absorvam o som, como estofados, almofadas… Um ótimo aliado também é o painel para televisão. Aquela folga de uns 10 cm do painel o transforma em um objeto absorvedor especial, permitindo que o som chegue com menor intensidade ao quarto vizinho (menores frequências do som).

(Fonte:natalianoleto.com.br; Casa Cor Brasília)

Dica 5- A cabeceira da cama  revestida com tecido  pode ser mais eficaz que a cabeceira de madeira pintada em laca, pois materiais macios, porosos e fibrosos tem mais capacidade de absorção do som. Nas paredes, a presença de quadros com tela (sabe os furinhos?) é uma ótima solução para ajudar a “amortecer”o som. E somando cortina, mais edredon, mais tapete…Tudo isso faz com o som produzido dentro ambiente penetre nessas superfícies, seja então absorvido, e volte com menor intensidade no espaço.

(Fonte:natalianoleto.com.br)

Gostaram das dicas? Tem outro post sobre acústica aqui. Faça um projeto de acústica junto com o projeto de arquitetura. Não deixe que ruídos incomodem seu sono.

Até o próximo post!!!!

 

  • http://www.opiniaodadesigner.com Thyeme Figueiredo

    Ótimo post! A pior coisa do mundo é barulho que a gente não pode controlar O_O

    • Elvina Mariano

      Ruído interno enlouquecedor(tipo enxame de abelha) que invade todo o apartamento.
      Coloco o ouvido nas paredes internas e portas e ouço o barulho (corrente elétrico?)Parece que tem um liga/desliga pois vez ou outra cessa..Provoca em mim ânsia de vômito, dor de estomago, dor de cabeça etc. Como acabar com isto? Obrigada! Primeira vez que contatuo.

  • JOSANA

    Amei essas dicas, muito, práticas e inteligentes. Muito obrigada.

    Josana Costa

    • natalia

      Oi Josana!
      Fico feliz em ajudar. Volte sempre ao blog!

      Natalia.

  • http://www.dosacon.com.br Tiago Bresciani

    O Contrapiso Acústico DosaCon é uma solução tecnológica para reduzir o ruído entre pavimentos em edifícios residenciais.

    Atende a NBR 15575, de forma sustentável.

  • neide

    moro num lugar barulhento bar q toca som alto noite toda vizinhos q escutam som alto o dia todo rua com transito socorro não tenho mais direito ao descanço e o pior não posso reclamar pq as pessoas se acham no direito de ouvir o som bem alto e falar mais alto q o som
    boas sugestões do seu site

    • Reni

      Parece que você está descrevendo meu lar.

      • http://gogle jonas

        veja,, bem.. uma dica importantissima,,,, nunca,,,, mas nunca mesmo compre uma casa perto ou em frente a uma escola,,,,

        • ELISABETE

          E DE FERRO VELHO, POR FAVOR.

      • salvador vigliar

        como fazer,isolamento acustico entre andares sendo piso de madeira

        • natalia

          Olá Salvador,

          independente do piso a ser aplicado, o tratamento deverá ser na laja. Antes da aplicação do piso. Normalmente, mantas acústicas resolvem. Consulte uma empresa especializada.

          Abraços

  • marcia martins

    gostei das dicas, é verdade que caixas de ovos tambem vedam o barulho? obrigado

    • natalia

      Olá Marcia. Todo material, digamos, um pouco mais “fofinho” funciona com um bom absorvedor. É o caso das caixas de ovos.

      Abraços.

  • http://riograndedonorte eric paulo da silvo

    eu gostei muito foi masa

  • Cristiane

    Boa tarde. moro em Brasília e tenho um problema sério com o som externo, até porque moro ao lado de uma rodovia movimentada e o som dos carros parecem estar dentro de casa. Como faço para isolar parte desse som? Minha janela é de vidro e ferro, não isola nada.
    Tem como resolver sem remover a janela?
    Ou caso tenha que remover, que tipoo de janela devo colocar.
    Obrigada
    Cristiane
    Se puder responder urgente agradeço, pois a casa está em obras.

    • natalia

      Prezada Cristiane, é difícil falar sem ver o local. Mas é preciso analisar também como é o tipo da construção(laje e paredes).
      Verifique se sua janela está bem vedada. Existem janelas que ajudam sim a acústica, com vidro duplo.
      Espero ter ajudado.

  • Tay

    Gostei da matéria, e quero saber se funciona, o que pode me ajudar a não ser incomodada, durante o sono pelo barulho de cachorro no vizinho. Por favor, me ajude. Obg.

  • Anie

    Já temos no mercado cortinas com acionamento de persianas que reduzem o barulho .Ela chama Duette dupla ou tripla são da marca HunterDouglas. Pesquise vai adorar.

  • Fabiano

    Bom dia, mudei recentemente pra um apartamento e estou sofrendo muito como som do apto de cima, pude notar que quando ando descalço no meu ap eu produzo um som tipo um TUM TUM TUM, quando piso no chão, basta calçar uma sandália que melhora, mas não tenho como pedir q o vizinho de cima faça o mesmo, lá é forro de gesso, tem algo que possa fazer, mesmo que seja trocar o forro de gesso por outro ou instalar alguma manta entre o forro e a lage? Obrigado. Esse som é comum ?

    • natalia

      Olá Fabiano. Infelizmente este ruído é comum e o problema está na laje do seu vizinho, que não devidamente tratada.
      A solução infelizmente é tentar conversar com ele para colocar um tapete ou evitar sapatos duros que intensificam a pisada.

  • Izabel de Castro

    a minha procura é por uma cortina que eu não perca a claridade e proteja da vizão do apartameno da frente ,de-me uma ajua por favor

  • Fátima leite

    Meu vizinho faz muito barulho só que moro em um prédio com estrutura pequena. Preciso se existir de um dispositivo acústico que anule o barulho sem eu ter que mexer no Apartamento.

    • natalia

      Olá Fátima.

      A estrutura que você se refere é a altura da laje?
      Para isolar um ruído, é necessário saber a fonte dele (ou seja, de onde ele vem).
      Se for barulho de pisadas, esta intervenção precisa ser feita no piso do vizinho…

      Janelas mais vedadas auxiliam no barulho que vem da rua.

      Abrcs.

  • Tay

    Esses isolamentos também servem pra isolar barulho de latido de cachorro que vem de fora? O que posso fazer?

  • http://www.natalianotelo.com.br/5-dicas-para-reduzir-o-ruido milka

    tava na duvida sobre jcortinas anti ruido, agora to mais confiante!gostaria de uma indicaçao de um local confiavel para compra! obgada.

  • http://lcmady.blogspot.com Laila Cristina

    Eu tive problemas com voz do vizinho ao lado mas graças a cortina Blakout eu quase não escuto nada,fiz em toda a extensão da parede para que ão passa-se nada da voz.

    • natalia

      Olá Laila, obrigada pela contribuição da sua experiência aqui no blog.

      Abraços.

  • http://casandosemestresse.com Barbara Muniz

    Mudei para uma casa super barulhenta e essas dicas me ajudaram bastante. =D
    http://www.casandosemestresse.com/

    • natalia

      Oi Barbara! Você conseguiu fazer algumas moficações em casa com objetos e melhorou o barulho? Fico feliz em ajudar!

      Conte aqui.

  • magali

    me mudei há pouco tempo para um sobrado no qual moro na parte de cima,minha profissão é costureira e trabalho em casa ainda não tive coragem de trazer minha máquina para minha casa pois acho que minha vizinha não vai gostar do barulho,o que devo fazer para amenizar o barulho,por favor me dêem alguma dica.obgdo.

    • natalia

      Olá Magali
      O ideal é tentar proteger o cômodo para evitar que o ruído vá para sua vizinha.
      É necessário ver o forro e como estão os vedamentos como paredes, janelas e frestas de portas.

  • Pingback: Everton Chicoria | 5 Dicas para Reduzir o Ruído()

  • debora biacchi

    moro em um apartamento que tem as salas de jantar, churrasqueira, living e cozinha integradas. O apartamento de baixo é no mesmo estilo do meu, porém possui poucos móveis.
    É insuportável, pois escutamos tudo o que eles falam, a televisão,… enfim TUDO. Não sei mais o que fazer, já comentei com a dona do apartamento e ela não tomou nenhuma providência. Então, pergunto como faço para tentar diminuir, no meu apartamento o ruído do apartamento debaixo.

  • debora biacchi

    moro em um apartamento que tem as salas de jantar, churrasqueira, living e cozinha integradas. O apartamento de baixo é no mesmo estilo do meu, porém possui poucos móveis.
    É insuportável, pois escutamos tudo o que eles falam, a televisão,… enfim TUDO. Não sei mais o que fazer, já comentei com a dona do apartamento e ela não tomou nenhuma providência. Então, pergunto como faço para tentar diminuir, no meu apartamento o ruído do apartamento debaixo.

    • natalia

      Olá Debora! Neste caso é um problema da laje do prédio.
      Tem que ver que ano que foi realizada a obra, pois infelizmente algumas construtoras deixam as lajes mais finas e não atende a norma de conforto acústico.
      Que tal fazer uma consultoria técnica no local para análise?
      Abraços;

  • Rosane

    Ótima dica sobre a borracha para ajudar a vedar o som. Isso é muito importante hoje em dia por causa do barulho das grandes cidades.

  • Floriza Hortencio

    Ola,Natalia, gostei muito da sua reportagem, mas fiquei triste pelo fato de morar em casa que nao é forrada,você nao tem um projeto pra resolver este meu problema.bjs

    • natalia

      Olá Floriza. Mas qual é o seu problema? Infelizmente para solucionar problemas de acústica, acabamos prejudicando com problemas térmicos..Mas uma casa sem forro não é ruim!

      Abraços!!!

  • Alessandra Dorneles

    O barulho foi o extremo pra mim, comprei um apto fazem 3 anos morei um ano e meio surtei coloquei todas as minhas coisas dentro de um caminhao mandei pro interior do estado, certo que fui morar de favor pois nao tinha nem onde ficar , mas o barulho era tanto que nao podia dormir, e descançar. Hj o pato esta pra vender e alugar nem queo ir la ve-lo. horrivel.

    • natalia

      Olá Alessandra. Realmente o ruído pode ser uma dor de cabeça enorme e na hora da compra de um imóvel, temos que levar isto em conta.
      Fico na torcida para a venda do seu ap e que no próximo seja em uma região mais calma
      😉

  • Alrilene

    São ótimas, suas dicas me ajudaram muito!

  • carla

    gostaria de saber como devo proceder para tirar o som horrível que vem do apartamento ao lado do meu.Meu vizinho é doente mental e rebentou minha parede onde fica a antena do condominio,preciso de informação do que preciso fazer

  • samuel

    e o telhado…

  • paulo r r santos

    Boa noite moro em casa de dois andar sendo quer moro no terreio meu vizinho da casa de cima adora som muito alto o que poderia fazer para reduzir ou isolar totalmente o barulho e a vibração do som que atinge a casa de baixo

  • Conceição

    Moramos em um sobrado geminado, e depois de uma reforma no sistema de esgoto, iniciou um barulho na parede em minha sala qdo utilizam chuveiro/descarga. Gostaria de saber de uma solução para essa situação.
    Agradeço
    Conceição

  • Clara Jane

    Ola tenho uma sala de massagem de frente pra uma avenida movimentada. Tem uma janela que da pra rua, como faço que material uso para isolar o barulho?
    Agradeço desde ja sua atenção e gentileza
    Boa noite, luz e paz

    • natalia

      Olá Clara. Infelizmente isolamento acústico junto com a ventilação é sempre um problema.
      Verifique o estado das suas janelas e as vedações. Caso as janelas tenham borrachas, verifique se elas não estão ressecadas.
      Normalmente janelas de alumínio vedam mais do que blindex.

      Abraços!!!

  • ELAINE SILVA

    Ola Natália,primeiramente quero dizer que adorei o Blog e as dicas. Preciso desesperadamente da sua ajuda, onde moro tem um vizinho que gosta de ouvir musica todo dia e toda hora, e só fala absurdos nas letras das musicas. E gostaria que você me desse algumas dicas de materiais para fazer vedação ou forro de paredes, por favor me ajuda.

  • http://gmail raquel diniz

    Moro no andar de cima e trabalho com maquina de costura
    .E gostaria de fazer um isolamento acustico caseiro de baixo
    vusto.Pois estou tendo problemas.Desde ja agradeço por tudo.

  • Gleidson

    Olá Natalia,
    Primeiramente gostaria de lhe parabenizar pelo post, muito boa suas dicas.
    Segundo gostaria da sua opinião, moro em um apartamento de frente para uma avenida muito movimentada e tenho uma filhinha de apenas 25 dias que dorme muito mal durante o dia por causa dos barulhos externos.
    Já coloquei quadros na parede, tapete no chão, já verifiquei a janela, utilizo cortina com blackout, mais o som continua forte.
    Dai lhe pergunto, se eu isolar a janela por dentro com isopor de uns 5cm ajudaria a reduzir consideravelmente o barulho externo?
    Desde já agradeço sua atenção.
    Abraços.

    • natalia

      Olá Gleidson! Acredito que uma moldura em volta da janela pode sim reduzir um pouco o ruído externo. Veja se a janela está bem vedada ao fechar. Se as borrachas não estão ressecadas..Tudo isso irá auxiliar na redução do ruído. Vias de alto tráfego são realmente complicadas.

  • SARA VASCONCELOS PAIS

    Boa tarde, Natália!

    Gostaria de saber onde encontro borracha pra colocar no portal da janela pra isolar o som que vem da rua de forma que é impossível manter um sono de qualidade.

    Desde já agradeço.
    A
    Beijos
    Sara

  • marcia sagario

    Comprei um apartamento usado que faz um barulho externo que chega tremer minha janela o que devo fazer para diminuir

  • MARCELO MORAES

    COMPREI UMA CORTINA REMOVIVEL DA EMPRESA PROACUSTICA,,, MUITO BOA,, REDUZIU MUITO OS RUIDOS DE TRANSITO,,,,
    E ESTA TEM UMA OUTRA VANTAGEM E BLACKOUT,, O CUSTO NAO E MUITO BAIXO,, MAS O BENEFICIL E OTIMO..

  • Elke Ferreira

    Tem como acabar com o barulho do andar de cima mas na laje já tem contra piso e cêramica????

  • ivanildo

    Boa noite! Gostaria de tirar uma duvida. Será que o forro de teto PVC que vou colocar no meu quarto tira ou ao menos diminui o ruído, barulho vindo do próprio espaço interno por conta de som de televisão e radio em volume alto e também do barulho das crianças?
    Sem mas, Ivanildo.
    Obrigado!

  • http://www.institutosherpa.com.br Eduardo Almeida

    Adorei o seu post! Tive uma ideia, por isso fiquei um pouco tranquilo em relação ao problema que venho enfrentando. Possuo 2 clínicas de psicologia, a segunda eu abri agora em fevereiro e venho enfrentando vários problemas causados pelo ruído que está “passando” de uma sala para outra. As paredes que dividem a sala são gesso comum e o teto também. Você tem algumas dicas sobre o que posso fazer para que o som não “saia” tanto das salas ou que se propague menos do corredor para a sala de atendimento?
    Como é uma clínica de psicologia, a preocupação com o som é extremamente importante, pois um paciente não pode ouvir o sussurro de outra sala que ele já sentirá que estão ouvindo o que ele diz nitidamente.
    Desde já agradeço!

  • Soeli Aparecida da Silva

    Olá, tenho uma vizinha que troca o dia pela noite, a noite vou dormir e ela vai arrumar a casa, arrasta cama e assim por diante toda noite é a mesma coisa não aquento mais perder sono, no dia seguinte estou malmorada
    Vou seguir suas dicas, um grande abraço: Soeli

  • Marcia Almeida

    Gostei do post, e se encaixa na minha situação. Mudamos para o apto novo há dois anos, e ainda não coloquei nada na parede onde fica a cabeceira da cama, que é parede com vizinho. Deve haver um armário nesta parede do lado do vizinho, o qual quando abrem, parece que estão socando a parede. Tenho sono leve e acordo assustada. Nesta mesma parede tenho a lateral do meu armário embutido. Por favor me dê uma dica do que posso colocar na parede, para abafar o som estrondoso do meu vizinho. Muito Obrigada!

  • http://Www.programametas.com.br Geison Stein

    Tenho uma sala comercial com dois ambientes (sala onde atendo e recepção).
    A divisória entre elas é de gesso, porém é sempre possível ouvir o que conversamos dentro da sala quem fica ao lado de fora (aguardando atendimento).
    O que posso fazer para diminuir o som ou até eliminá-lo?
    Obs. : a sala é aluga, sendo assim posso fazer pouca coisa no sentido de obras..
    Muito obrigado e parabéns pelo post

  • Karina Nunes

    Agora é 1:37, estou super acordada graças ao barulho do vizinho (ontem começaram ás 23h e foram parar hoje ás 5h).
    Adorei as dicas, amanhã mesmo vou experimentar!!!

  • Felipe Lopes

    ola bom dia, moro num sobrado geminado e a vizinha do lado logo cedo liga o som e grita com as crianças que ficam correndo pra lá e pra cá, e minha esposa tem o sono leve! o que posso fazer para abafar um pouco no som do meu quarto, já que no lado o chão é de madeira e o meu é de pedra, tem uma porta balcão que da para rua, sem janela, preciso de silencio para dormir! Obrigado

  • Roseni Gaudino

    Boa noitee.adorei suas diCas..mooro numa ksa geminada.. c forro pvc…as Mesmas repartições que eh do meu lado eh igual o da minha vizinha. ..qdo compramos a casa a vendedora disse q os vizinhos eram da fazenda viriam pra cidade nos finais d semana, mas nao foi isso q aconteceu a filha do dono da casa q mora c seu esposo, um bebê d uns 9 meses que chora muito..aacordo quase todas as noites com o choro da criança parece q está dentro do meu quarto..ja conversei c ela pra ver se diminui os barulhos mas nao resolveu. .
    Li um comentário seu sibre colocar gesso na parede..mas tem q fazer ambos os lados ou só do meu resolve? Qria vedar o barulho do meu quarto e da sala ..pois escuto ateh o barulho da tv deles…que sao insuportáveis. .tipo eh o meu quarto a sala e cozinha q faz paredes c a vizinha…resolvo vedando só a sala e o quarto?.tto até pensando em alugar nossa casa e aalugar outra pra morar..mas nao qro sair da minha casa..por favor me de uma idéia. .fficarei grata…

  • Juliana

    Ola. Sofro com barrulho de gente correndo, arrastando cadeiras e outros moveis no apartamento de cima. Ja tentei conversar com o vizinho que me falou que eu teria que me acostumar porque não ia parar. Ja li muito sobre isso e queria saber se o drywall com manta de lã fe vidro e borracha podem ajudar a pelo menos minimizar o barrulho.Se resolver pelo menos um pouco ja me ajuda….Obrigada.

  • Marcos bilbao

    Muito boas as dicas, porém ainda não achei quem respondesse a minha dúvida. Moro em um apartamento e a vizinha de cima parece que veio da roça. Tudo cai no chão, parece que corta a carne do almoço com um machado, além de todo mundo na casa usar salto alto, tamanco e perna de pau. É um capeteiro só. Resumindo: eles não vão mudar o piso e não vão parar o barulho. Se eu rebaixar o teto com gesso, colocando lã de vidro ou de rocha entre a laje e o gesso, ajudaria a diminuir os ruídos? Não ouço vozes vindas de lá, somente ruídos de coisas batendo. Obrigado

  • ALINE MENDES

    BOA TARDE GOSTARIA DE RECEBER DICAS POIS MORO EM UMA PRAÇA AONDE TODOS OS FINAIS DE SEMANA TEM BAILE…ISSO E ENLOUQUECEDOR,PRECISO COM URGÊNCIA RESOLVER POIS TRABALHO EM ESCALA E COM SERES HUMANOS,NÃO AGUENTO MAIS MORO NO 3 ANDAR….

  • Pingback: 5 dicas para reduzir o barulho em casa - Meu Lar()

  • Valdeci Lourenco

    Parabéns pelas dicas, foi de grande valor. Gostaria de saber se colocar aquela telinha de fibra do lado de fora da janela ajuda a diminuir o barulho. A vizinha tem 3 cães que late bastante. Desde já eu agradeço.

  • Fausto Lustosa Neto

    Bom dia Natália. Dicas muito boas. Tenho o sono leve e sofro com barulho dos vizinhos de cima no meu atual ap. Adquiri um outro ap na planta já em fase de acabamento. Gostaria de saber se é possível, antes da colocação do gesso, instalar uma manta sob a laje do meu ap, ao invés de sobre o piso do ap do vizinho. Teria o mesmo efeito? Que tipo de manta ou material poderia ser usado. A engenharia química já deveria ter inventado um isolante acústico líquido ou em flocos que pudesse ser pulverizado na lage do teto e secasse em pouco tempo. O inventor certamente ficaria rico em pouco tempo. Obrigado.

  • Jefferson

    Ola, moro ao lado de uma oficina, meu quarto e bem na parede da oficina, o barulho da lixadeira, compressor parecem estar no meu quarto.. So nao sei se o som entra pela janela que tem bastante vao.. Ou atravessa as duas paredes e um muro de 5 metros de altura.. Como resolver este problema ?? Maquinario ensudercedor

  • http://Gmail Carlos Henrique

    Bom Dia, meu quarto fica de frente para Rua e ñ Tenhoff paz porcausa do barulho. Gostaria de saber o que devo por na minha janela que é de alumínio para minimizar o barulho.

  • Luiz

    Ola estou precisando de ajuda, meu vizinho de cima fala muito alto e acho que não deve ter móveis no apartamento. Com isso, todo o som passa para dentro do nosso apartamento. É quase como se estivessem morando aqui dentro. Existe algo que possa ser feito para evitar esse barulho infernal? Acordo amigável meu vizinho fez questão de deixar bem claro que nunca vai existir.

    Obrigado

  • Allysson Campos

    Moro em um apat, no terceiro andar. E na esquina tem um final de ônibus, que da janela da minha sala e da janela do quarto do meu filho de um ano, vejo toda movimentação. Minha janela é de aluminio com vidro e veneziana de alumínio. Mas é muito barulho, meu filho acorda a cada duas horas. Como posso vedar essa janela? Me Judem pelo amor de Deus.

  • Patricia Barbosa

    Gostaria de saber como diminuir o barulho das permianas quando tem muitos ventos. Obrigado

  • Solange

    Adorei as dicas, estou com problemas de barulho, as vezes um vizinho que mora umas 5 casas de distância resolve fazer uma festa noturna, eu passo a noite em claro, eu moro na parte de baixo, meu corredor almenta o som, quando subo as escadas e vou na garagem o som é bem menor, o que eu faço no corredor? Estou ficando doente com isso., se tiver um e-mail gostaria de mandar uma foto para vcs verem, obrigada

  • Carlos Antonio

    Prezada Natalia, Parabéns pelo blog!!
    Moro a pouco num sobrado geminado e noto que um “alfinete” que cai ao chão se transforma num barulho razóavel principalmente no andar de cima, o sobrado ao lado mora uma familia na parte de cima que incomoda pouco, mas o pior está na parte debaixo que funciona um depósito de embalagens, quando chega mercadorias e é necessario descarregar e armazenar vira um barulho tremendo. Minha casa ainda tem pouco moveis, existe solucões simples para minimizar isso?

  • paulo luis ferraz

    preciso por uma janela de isolamento acustico.

  • ELISABETE

    COM A CORTINA BLACKOUT, EU PODERIA DIMINUIR O BARULHO DESSE FERRO VELHO AO LADO DA MINHA CASA????, E ALÉM DISSO, AINDA TEM UM CACHORRO QUE CHORA O DIA INTEIRO.AFF

  • http://ARQUITETURAEINTERIORES MARIA DE FÁTIMA DE FÁTIMA GOMES CORDEIRO

    GOSTARIA DE SABER O QUE POSSO FAZER PARA ISOLAR UM TRECHO DA COZINHA, EM TODA A EXTENSÃO DA PIA., QUE JÁ ESTÁ PRONTA. OCORRE QUE O MEU NÃO ME DEIXA EM PAZ, DIZENDO QUE FAZ FAZ MUITO BARULHO EM SUA SALA.JÁ TOMEI ALGUMAS PROVIDENCIAS COMO UTILIZAR AQUELES TAPETINHOS DE BORRACHA.TENTAMOS FAZER O MÍNIMO DE BARULHO POSSÍVEL, MAS A SITUAÇÃO ESTÁ INSUSTENTÁVEL .COMO SOU UMA PESSOA QUE NÃO GOSTA DE CONFUSÕES, QUERO SABER O QUE POSSO FAZER.
    PENSEI EM TIRAR TODOS OS AZULEJOS DE TODA A EXTENSÃO DA
    PIA, MESMO COM OS ARMÁRIOS PRONTOS. SERÁ QUE RESOLVERIA COLOCANDO UM ISOLANTE? QUERO RESOLVER A QUESTÃO COM O
    MENOR CUSTO POSSÍVEL. POR FAVOR ME AJUDEM.
    DE JÁ AGRADEÇO.

  • Maria Luiza Gomes

    Pelo amor de Deus, preciso urgente de uma solução para não escutar o GALOPE, dos meninos demônios correndo no andar de cima e da mãe que acha que eles têm que pular e correr mesmo, pois são SADIOS. Sadios e sem educação. Tem momentos que acho que vou ficar louca. Já reclamei até com o Síndico, mas ela acha que eles fazem tudo normal.Existe um isolamento que eu possa usar entre a laje e o meu forro de gesso, (tem uns 15 a 20cm de espaço entre eles, para minimizar esses barulhos enlouquecedores?

    • Matheus Diorio

      Amiga queria t dar um toque vc n e ninguém pra poder julgar os filhos da mulher de sem educaçao e outra coisa vc ta irritada cm ela intao vai falar com ela nao cm a poha do sindico
      Eu tenho um som e moro em uma cobertura escuto minhas musicas e ja fiz teste pra saber como e o som que chega para os vizinho tocando da cobertura meu sonzinho de humildes 40watts de potencia chega barulho nenhum so quando ela resouve visitar a varanda da para escutar e ja fiz o teste sao ouvidos 42 decibeis que na verdade e um som muito baixo ai a infeliz da visinha vive reclamando sabe oq eu faço?
      nen ligo porque a lei permite ruido ate 80 decibeis e esta na metade disso e aquela velha vem reclama
      agr faz o seguinte baixa um aplicativo medidor de ruido no seu celular se esses “mal educados’ chegarem a 80 decibeis (que eu duvido) vc reclama cm ela se n resouver faz um bo na policia mas se n chegar a isso muda desse apartamento seu d uma vez pq ng vai privar os filhos da mulher de brincar por causa de vc n

    • Mariana Carrilho

      A senhora deveria se mudar ! pq o demônio ai nesse caso não são as crianças. vai morar em uma chácara dessas que a casa mais próxima fica a uns 3 ou 4 kilometros.

  • mirian

    como faço para abafar o som que vem da rua?
    moro em cima da casa da minha mãe, e o barulho de funk que vem da rua não me deia dormir.
    minha casa é de telhas coloniais.
    por favor me ajude!!

  • Julia

    Ótimo post! Estou sofrendo com o vizinho de cima que arrasta móveis a noite toda e quando fui conversar com ele, negou que produzia tais ruídos. Porém toda noite escuto os barulhos e tenho certeza que é de la. Não há nada que eu possa fazer em meu teto? Conversar com ele é impraticável! Obrigada!

  • Marina

    Gostei muito das dicas. Tenho um salão de festas infantis com cobertura de alumínio, o vizinho ao lado me denunciou ao órgão ambiental. Como reduzir esse barulho de pessoas conversando? O local é uma residência adaptada, por favor me ajude.

  • http://ao Maria Luiza Gomes

    No meu caso são os vizinhos de cima. Correm como se estivessem numa quadra de esportes, arrastam móveis como se estivessem de mudança constantemente, Um verdadeiro inferno. Perguntei à minha vizinha de baixo se nós aqui fazemos ruidos e pedi que se fizéssemos era para ela avisar imediatamente. Felizmente ela disse que jamais escutou ruidos desagradáveis. Mas eu faço tudo que posso para minimizar barulhos, coloquei sob todos os pés das cadeiras um pedaços de feltro e ainda passei talco no feltro para que deslizem sem quase ru;ido nenhum e ainda peço a todos de casa para levantarem as cadeira ao deslocá-las. Essa vizinha tem um móvel no quarto que é arrastado constantemente, um inferno. Já nos meus criados mudos coloquei rodinhas de silicone. Elas não fazem o menos ruido. Nos pés das camas também coloquei feltro e atarraxei bem os pés, pois eles são aparafusados e se ficarem frouxos darão trepidação mesmo com o feltro. Portanto, quando a pessoa é consciente de que deve respeitar o próximo, tudo se ajeita. Minha vizinha me ligou desacatando pelo interfone dizendo que eram 4:30h da tarde, pra eu parar de reclamar de barulho, pois eu havia ligado para a vigilância e pedido para eles interferirem e pedirem para pararem de correr dentro de casa. Ora, barulho é incômodo a qualquer hora, e não só depois das 22h.Vou acabar denunciando essa vizinha no conselho do idoso por perturbação, desacato a idoso, humilhação, abuso e assédio. Não seria melhor que ela tivesse mais consideração? Fora que no dia que ela ligou pelo interfone, também pegou um objeto e bateu no piso por todo apartamento, toda provocando barulho e o que é pior ensinando seus próprios filhos a desrespeitarem os vizinhos .

    • Matheus Diorio

      Humilhação?Abuso?Assedio?
      vc sabe oque significa cada palavra dessas?
      pelo visto nao
      nao e so pq os meninos brincam que eles tao te humilhando estao aproveitando de vc ou estao kkkk te asediando
      se o som for maior que 80 decibeis eles estao te INCOMODANDO
      nao te humilhando kkkkk mds ainda bem que n tenho vizinhos como vc

  • http://NataliaNoleto altamiro lima

    Olá Natalia você é abençoada pois multiplica os seus talentos

  • http://NataliaNoleto altamiro lima

    olá Natália você é abençoada pois não guarda os seus talentos só pra você mas, procura multiplicar ajudando os outros isto é benção, ah| se você pudesse me ajudar moro em um condomínio em frente uma quadra de esportes encomendei um brindex será que vai diminuir o barulho ou quem tiver uma melhor por favor me mostre , atemciosamente altamiro fiquem com DEUS.

  • http://yahoo Julita Ana de Giacometti

    Preciso de que, por favor, venham com a maior urgência possivel, fazer um orçamento para vedação acústica das janelas do meu ap na rua Miguel Muratore, 106 ap 31 Caxias do Sul Bairro Rio Branco

  • Roberto

    Óla, tenho um serio problema com meu vizinho com barulho ja deu confusão mais não adianta falar como faço para isolar a parede?

  • Adriana

    Ola, tenho uma casa no interior de sao paulo q costumo fazer festas!
    Porem os quartos q ficam em cima sofrem muito com
    O karaokê!4
    Gostaria de vedar tudo pras pessoas q optam por dormir!
    Espumas… Fitas q isolam barulho nas portas e janelas? Quais?
    O q me indicam?

  • Iranete

    adorei as idéias

    hoje tenho um apartamento segundo andar mais fica em frente ao salão de festa e do lado do futebol
    o barulho é horrível o que devo fazer para vedar o som das minhas janelas já foram instaladas pela construtora e não tenho dinheiro para trocar agora
    posso