Novidades

ESPECIAL LETÍCIA NOBELL

22 setembro, 2014

Uma das tipologias de projeto de interiores que mais gosto é projeto de lojas. Quem acompanha o blog já leu este especial aqui. Por se tratar de projeto comercial, é fundamental que o projeto tenha um diferencial para atrair clientes. Com isso,  busco escritórios com foco neste setor para aumentar meu repertório.

Um escritório que admiro bastante a linguagem desenvolvida, e que acompanho há um bom tempo, é o Letícia Nobell Arquitetos Associados. Alguns projetos comerciais como a loja AVEC, Noia Carolina, Bento Store, Loja do Museu Pacaembu,  são de sua autoria.  Vamos conferir o bate-papo que tive com  Letícia Nobell?

NN. Como o escritório se direcionou para projetos comerciais?

Logo que me formei, em 1994, recebi um convite de um amigo engenheiro, que precisava de uma arquiteta para realizar projetos para os clientes dele no Rio de Janeiro. Com 21 anos aceitei o convite e me mudei de Curitiba para a cidade maravilhosa e desde então me encantei pelos projetos comerciais. Em 1999 me mudei para Nova York, onde continuei trabalhando na área de retail. A partir de 2001, de volta ao Brasil, antes de abrir meu próprio escritório, trabalhei por 2 anos na Arquitectonica, atendendo principalmente as marcas do grupo LVMH – Louis Vuitton e Christian Dior – que me deram muita base para seguir atendendo esta área da arquitetura.

NN. O portifólio do escritório possui vários projetos de grandes marcas internacionais. Como são franquias, são feitas adaptações no Brasil, algo que chamamos de ” tropicalização de projetos”. Poderia explicar como é esse processo de compatibilização das plantas e execução?

Letícia Nobell. A nacionalização consiste em entender o conceito e a identidade da marca internacional, onde o nosso escritório atua como “local architect”, trabalhando em parceria com o arquiteto da marca, desenvolvendo detalhes construtivos, compatibilizando projetos complementares e acompanhando, com a máxima precisão, a execução do projeto internacional.

Trabalhamos também com a adaptação de conceito, que se trata de adequar projetos originais de outros escritórios às novas situações, seguindo algumas diretrizes para criar espaços funcionais e estéticos dentro do conceito pré-estabelecido pela marca.

NN.Recentemente foram inauguradas as novas salas VIPS do aeroporto de Guarulhos, de sua autoria. Inclusive, o projeto recebeu premiação de arquitetura corporativa. Como foi fazer um projeto nesta escala, também de grande responsabilidade e de certa complexidade por se tratar de um aeroporto?

Letícia Nobell. O formato orgânico do local cedido, pelo Aeroporto Internacional de Guarulhos, foi a principal influência para a criação do Executive Lounge, do novo Terminal 3. A opção por seguir as curvas impostas, e não de ir contra elas, permitiu que o espaço tivesse fluidez, possibilitando uma permanência agradável para o usuário, no espaço de 783 m². A escolha da transparência também é ponto forte no projeto, concedendo uma conexão visual com o restante do aeroporto, já que o escritório decidiu não fazer paredes completamente enclausuradas. O uso de ripas e vidros para separar ambientes é parte importante na identidade visual do projeto, dando ao ambiente amplitude em todos os planos.

NN.Flexibilidade em projetos de lojas é sempre uma demanda do cliente. Como você trabalha estes conceitos em seus projetos? Já possui alguma linguagem própria que adquiriu ao longo da carreira?

Letícia Nobell. Procuramos aplicar a flexibilidade em vários pontos do projeto, começando com um layout que pode se reorganizar de acordo com demandas e novas coleções. O mobiliário também pode ser um grande aliado na hora de flexibilizar um conceito, o mesmo pode ser remanejado e ter diversos acessórios, deixando-o sempre com uma cara nova. Procuramos também utilizar materiais neutros que permitam que a criatividade do cliente seja parte do conceito, aplicando adesivos, displays e diferentes tipos de comunicação visual.

Prefiro não possuir uma linguagem própria, prefiro recriar e reinventar a cada projeto, permitindo ao máximo a flexibilização e renovação dos espaços.

NN.Sobre o futuro? Poderia compartilhar o que podemos esperar sobre Letícia Nobell Arquitetos?

Letícia Nobell. Neste ano tivemos a grande oportunidade de fazer a sala Executiva e a Primeira Classe do novo terminal do Aeroporto de Guarulhos. Essa participação nos abriu portas para outras áreas em que estamos agora atuando. Teremos ainda, este ano, alguns projetos na área de alimentação e incorporação.

Vamos conferir alguns projetos?

LOJA BENTO STORE – SÃO PAULO 

LOJA AVEC FEMME RIO DE JANEIRO

Obrigada Letícia Nobell pela sua atenção. Desejo mais sucesso para sua carreira.

Fotos: Letícia Nobell Divulgação.

Até o próximo post!!