Mostras

Zanine de Zanine – Exposição na Casa Eletrolux

18 fevereiro, 2013

Tudo bem, pessoal? Em São Paulo tem muita atração cultural interessante para prestigiar. E uma das minhas atividades favoritas é visitar exposição, sendo uma mistura de inspiração e aprendizagem. Neste domingo, me programei para visitar a exposição “Zanini de Zanine 10 anos de carreira”, curadoria de Sérgio Zobaran e Walton Hoffmann, que está acontecendo na Casa Eletrolux em São Paulo.

(fonte: arquivo pessoal)

Mas quem é Zanini de Zanine? Zanini é designer brasileiro, filho de José Zanine Caldas (mestre de obras com madeira e arquiteto autodidata), foi aprendiz de Sérgio Rodrigues . Zanini de Zanine é fomado em desenho industrial e atualmente produz peças de madeira maciça, madeira de demolição e material industrializado como metais, plásticos e outros. O designer já recebeu prêmios no Brasil e no exterior e hoje assina peças para marcas nacional e internacional como a francesa Tolix. Já falei dele aqui no blog e acompanho o trabalho dele no Gnt e em algumas publicações de revista. Sempre tive curiosidade de ver seu trabalho  e por isso fiz questão de visitar a exposição. Vamos conferir o que eu vi por lá?

(fonte: arquivo pessoal)

Mesa Grade, 2006. Uma peça simples que chamou atenção pela espessura da peça e também pela cor azul. Com um vidro em cima, pode facilmente ser utilizada em nossas residências.

(fonte: arquivo pessoal)

Cavalinho Gioco, 2009. Peça executada em Metacrilato; bem conceitual e decorativa.

(fonte: arquivo pessoal; 1- Banco T; Banco Prisma; Banco Cuca; 2 e 3 Banco T.)

Acima, bancos de madeira e bem interessante  a forma T. Esses bancos podem também funcionar como uma mesinha de canto.

(fonte: arquivo pessoal)

Banco Inflated Wood, 2012.

(fonte: arquivo pessoal)

Poltrona Inflated Wood, 2012. Acima, o banco e a poltrona são feitos em madeira de demolição de ipê e jacarandá, série limitada para Cappellini Itália.

(fonte: arquivo pessoal)

Aparador Pequi, 2011. Gostei da união das duas peças!

(fonte: arquivo pessoal)

Poltrona Skate, 2005. Uma idéia simples, baseada nos esportes urbanos; sempre tive vontade de vê-la ao vivo. Já mostrei esta poltrona aqui , mas com outro acabamento. Dá até vontade de sair pegando skates antigos e fazer uma cadeira,né? Achei genial.

(fonte: arquivo pessoal)

Poltrona Trez, 2011. Me chamou atenção a espessura da chapa de aço e a base com três pés. Bem conceitual e ótima obra de arte.

(fonte: arquivo pessoal)

Gente, olha que fofa essa maquete conceitual da Poltrona Trez.

(fonte: arquivo pessoal)

Banco Inflated Wood, 2012. Gosto muito dos bancos em madeira e me surpreendeu o acabamento dos encontros das peças. Olha que legal, um espaço para porta revistas com tiras de couro. Bastante criativo.

(fonte: arquivo pessoal)

Poltrona Moeda,2012. Poltrona Moeda que me lembrou bancos de estação de Metrô e também um pouco do trabalho de Xavier Lust. Bom, a exposição não está muito grande e recomendo visitar não somente o andar da exposição, mas também o prédio da Eletrolux. Não resisti e tirei foto da copa que estava do lado do espaço. Quer conferir e sonhar comigo?

(fonte: arquivo pessoal)

(fonte: arquivo pessoal)

(fonte: arquivo pessoal)

Achei um sonho esta cozinha, com base toda clara e constrate da madeira Teca. Quer saber mais sobre esta madeira? Fiz este post aqui.

Mais informações sobre esta exposição:

Onde: Casa Eletrolux  Fica em São Paulo até dia 28 de fevereiro de 2013.

Para saber mais: Studio Zanini .

E para o próximo post, fiz uma enquete na nossa Página no Facebook. Clique aqui para votar!

Até mais pessoal!!!